CIDADE DE MAUÁ RENOVA FROTA COM USADOS DO RIO DE JANEIRO
Publicado em: 23 de novembro de 2011
Viação Cidade de Mauá reduz idade da frota de micrões
Veículos vieram do Rio de Janeiro onde prestaram serviços por cerca de 3 anos
ADAMO BAZANI – CBN
Já estão em operação pela Viação Cidade de Mauá, responsável pelo lote 01 do município do ABC Paulista, ônibus do tipo micrão (entre os convencionais e micros) mais novos dos que prestaram serviços pela empresa.
Os ônibus contribuem para a redução da média da idade da frota, que não pode ser superior a 5 anos, mas não são zero quilômetro.
A maior parte dos cerca de 20 micrões veio usada do Rio de Janeiro e foram fabricados entre 2008 e 2009.
Os veículos eram operados por empresas como a Braso Lisboa e são dos modelos Caio Foz Super e Neobus Spectrum City, chassis Mercedes Benz OF 1418.
Os micrões substituirão os ônibus de categoria equivalente mais antigos.
No dia 16 de setembro, a empresa apresentou 30 ônibus convencionais Mascarello Gran Via, Mercedes Benz OF 1722 M, estes zero quilômetro.
Desde 2010, a idade da frota de Mauá vem reduzindo. Naquele ano, a empresa Leblon Transporte de Passageiros, que assumiu o lote 02 trouxe 86 ônibus zero quilômetro: 41 convencionais, 19 micros, 15 micrões e 11 articulados de última geração, Volvo B 12 M.
Hoje a empresa conta com estes veículos e mais dois articulados Volvo B 10 M, Urbanus, da Busscar, ano 2002.
Os ônibus são para reserva e reforço em horário de pico.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Que lei é essa que obriga as empresas a trocar a frota a cada 5 anos? Em Rio Grande da Serra por exemplo, eu vi um GLS Bus em operação, Jandira e uns Alphas, Barueri e uns Milleniuns I
Essa porcaria tá quase igual o CL4…
falando nele, não estamos de brincadeira! O CL4 vai cair por bem ou por mal!!!
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Na zona leste de SP, andamos em muitos onibus anos 1999, 2000 e 2001, acho 5 anos pouco e 10 anos muito, 7 anos seria o ideal, pelo menos em São Paulo, onde um onibus chega a rodar 18 horas por dia, claro que tudo isso com boa manutenção, limpeza etc, o que evidentemente não ocorre, eu particularmente trocaria os onibus novos por intervalos menores, agora tirar onibus com mais de 10 anos e não substituir e insano.
10 anos é razoável, desde que a manutenção seja boa. Vi vários da Tupi, da antiga Paratodos e outros desativados por causa dos 10 anos com plenas condições de circular. Já alguns da Vip, Cidade Dutra e da cooperpam estão caindo aos pedaços muito antes do prazo. Não basta estabelecer uma idade, deve-se fiscalizar rigorosamente a manutenção. E 5 anos, pelo que eu entendi, não é a idade máxima dos veículos e sim a idade média da frota, para que sempre sejam adquiridos veículos novos
Acredito que trocar em um prazo de 7 a 10 anos seja o suficiente, pois em um intevalo menor, como o de 5 ano, não vejo ser bom financeiramente nem ambientalmente. A primeira por que o custo é alto e você tem pouco tempo para capacitar o pessoal da manutenção e operação. Eles nem bem terminaram de aprender sobre um modelo e já tem de esquecer e absorver outro. A segunda porque mesmo sendo veiculos sempre novos e, por isso, com consumo mais racional de combustivel e menor emissão de poluentes, a troca constante demanda a fabricação constante de novo produto o que consome em maior velocidade recursos naturais usados na produção destes. Acredito que o correto seja um prazo de 7 a 10, ou 7 a 9 anos sendo nesse periodo realizadas melhorias e incorporadas tecnologias que permitam redução de emissão de poluentes, maior eficiência e redução de custos de manutenção.
PORQUE A EMPRESA NAO COLOCA LINHA NO TER. SONIA MARIA AO TER. ZAIRA
mas foram renovados por capacidade , ates desses microes ,eran caio foz ano 2005 e q eu saiba ja sao 7 anos ,mas com 3 anos d uso eles ja estavan tdos uma lata veia as vezes tinha us ate com cadeiras faltando ,um barulho isuportavel e muitos desconvortaveveis ,com varias peças veia d outros carros ,els tavan uma verdadeira gambiarra .teve sim q renovar ,mas espero q num aconteça a mesma coisa com os mais novos;