OSASCO VAI REFORMULAR TRANSPORTES EM 2012, com integração entre ônibus e CPTM.

ônibus de osasco

Ônibus municipal em Osasco, na Grande São Paulo. A CMTO - Companhia Municipal de Transportes de Osasco e a CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos já estão em negociação para oferecer integração física e tarifária entre os ônibus locais e a ferrovia metropolitana. O maior entrave ainda são as fontes de custeio para manter os subsídios. Em 2012, Osasco pretende reformular o sistema de transportes com readequação de linhas e horários de acordo com mudanças regionais econômicas e de demanda e também renovar parte da frota.

Osasco deve ter integração com trem até 2012
Maior entrave é encontrar subsídios de acordo com a gerenciadora dos transportes municipais de Osasco
ADAMO BAZANI – CBN
A CMTO – Companhia Municipal de Transportes de Osasco anunciou que a Secretaria de Transportes da cidade da Grande São Paulo e a CPTM (Companhia Metropolitana de Trens Urbanos) estão em negociação para oferecerem integração tarifária entre os ônibus municipais e os trens que servem a região.
Já há integração entre ônibus e trens nas cidades vizinhas de Barueri, Jandira e Carapicuíba.
Segundo a CMTO o maior entrave ainda é em relação aos subsídios para financiar as integrações, que devem ser pagos tanto para a CPTM como para empresas de ônibus.
Mesmo assim o sistema unificado de tarifas deve vigorar até o final de 2012.
A ideia é criar uma espécie de Bilhete Único que permite o uso de mais de uma linha por um determinado período além da possibilidade de utilização dos trens da CPTM.
Mas este Bilhete Único de Osasco vai exigir subsídios, fazendo com que a prefeitura começa a preparar as formas de custeio.
Atualmente para usar trem e ônibus na cidade de Osasco, o passageiro paga por duas R$ 11,60. Com o subsídio e a integração, o gasto do passageiro ida e volta diário cairia, se fosse hoje, para R$ 8,80.
A CMTO deve realizar um projeto de modernização nos transportes, que deve reformular linhas (adequando para as mudanças econômicas regionais e de demanda) e modernizar parte da frota.
Os investimentos na reestruturação do sistema, o que deve incluir as integrações, vão custar em torno de R$ 2 milhões. esse valor não inclui a troca da frota.
A estimativa é que de haja renovação de 43 veículos.
A reestruturação dos transportes de Osasco deve ser concluída até o final de 2012.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

15 comentários em OSASCO VAI REFORMULAR TRANSPORTES EM 2012, com integração entre ônibus e CPTM.

  1. Rodrigo Rodrigues // 5 de novembro de 2011 às 01:14 // Responder

    Oi Adamo Bom Se Eu Fui Um Dia Em Osasco Foi De Passagem Nunca Andei Na Cidade.Mas Agora Me Responde Uma Coisa Por Favor.A Adamo Uma Noticia Meio Que Interresante Minha Mãe Quando Tava Voltando Da Casa Da Minha Irmã No 140tro Sentido Terminal Leste Viu 4 Onibus Quebrados Da São Camilo E 2 Da Eusa E Teve Até Que Vi Um Onibus Da 070tro Pra Operar Na 140tro.O Motorista Disse A Ela E Outros Passageiros Que A Empresa Vai Ficar Boa Quando A Nova Dona Assumir Ou Um Parente Dela E Aponto Pro Um Onibus Da Utinga Ou Seja (Dona Beatriz)Publix.Será Que A São Camilo E Eusa-Urbana Santo André(Intermunicipal E Municipal)Não é Mais Do Sr.Baltazar.Eu Acho Que Não é Mais Por Que 1ºOs Onibus Estão Passando No Horário Certo,2ºNão Chegou Mais Nenhum Onibus Ex-Januária E 3ºO Motorista Falou Que Era Mulher?O Que Você Acha Adamo Bazani?Me Responde Por Favor.

  2. Tava na hora. A CPTM tem uma certa “troncalidade” em Osasco pois liga diretamente os dois extremos leste-oeste da cidade (Presidente Altino – General Miguel Costa) nas divisas com São Paulo e com carapicuíba. São 5 estações só no município, ou seja, a importância do modal ferroviário por lá é imensa tanto nos deslocamentos externos (especialmente para a Capital) quanto internos. Seria interessante a construção de terminais com linhas alimentadoras junto às estações. Terreno para isso até tem, como dá para perceber, inclusive, podendo-se utilizar o espaço da atual Rodoviária, que vai mudar de lugar, me parece.

    Abraços.

  3. Sou a favor da implantação do bilhete único metropolitano, onde unificaria uma única tarifa de ônibus municipal+METRO/CPTM+EMTU na Grande São Paulo, e aumentar o período de 3 para 4 horas a integração, isso incentivaria as pessoas a utilizarem o transporte público ao invés das linhas particulares.

  4. Notícia boa e oportuna!

    Em operação tem tudo para ser um ganha-ganha generalizado: para o usuário, para a CPTM e para Osasco. Será necessário coragem e deteminação política para conseguir isto já em 2012 porque exige profundas mudanças nas linhas de ônibus. Por mais que haja espaço e recursos (Osasco tem boa tradição) para as grandes obras das estações e viário adjacente.

    A vizinha Alphaville/Tamboré – que recebeu promessas agressivas da CPTM – precisaria de ações tão urgentes quanto, por mais que se saiba da dificuldade de implantar uma linha CPTM totalmente nova até lá a curto prazo.

  5. Osasco é um dos municipios que tem a frota mais jovem da região metropolitana, e falam em renovar em 2012??? Sinceramente, Osasco está de parabéns pelo cuidado e pelo carinho que este municipio tem pelo seu povo. Todas as vezes que vou para OSASCO, só vejo ônibus novos da viação OSASCO e URUBUPUNGÁ. A única que não tinham ônibus decentes era a CMTO, mas agora que ela é apenas GESTORA agora sim posso dizer que a frota é praticamente 100% mais jovem.Agora eu sinceramente não me lembro a média de anos, mas acredito se levando em consideração às novidades que sempre vejo acredito que a média não deve passar dos 5 anos.

    • NÃO ADIANTA VOCÊ DIZER QUE A FROTA DE OSASCO É NOVA, SE O ONIBUS ALÉM DE APERTADO TÊM POUCOS ASSENTOS DEVIDO O ESPAÇO PARA CADEIRANTE, LOGO, O ONIBUS LOTA E VC ACABA VIAJANDO EM PÉ, SEM BARRA DE APOIO NO ESPAÇO DO CADEIRANTE. OUTRO PROBLEMA É O ALTO CUSTO DA PASSAGEM QUE É DE R$ 3,00, NÃO TEMOS INTEGRAÇÃO. IMAGINE VC TER QUE PAGAR R$ 6,00 POR DIA PRA IR E VOLTAR PARA CASA SEM PODER FAZER INTEGRAÇÃO!!

    • Pagando 3 reais sem NENHUMA integração tarifaria, só faltava ter ainda que andar em sucata.
      E vale lembrar, os ônibus são novos mas os intervalos na maioria das linhas são enormes e sem nenhuma regularidade. A Viação Osasco principalmente, não consegue cumprir tabela de horário nem mesmo aos domingos onde a grande maioria das linhas tem intervalo de ate mais de 1 hora.

  6. Sinceramente…..sou morador de Osasco a 25 anos… e essa é mais uma promessa eleitoreira do sr. Prefeito da Cidade.
    Ele prometeu o bilhete único na cidade nas duas campanhas que ganhou….e não cumpriu… e agora vem com esse papo de integração tarifaria??.. bem em 2012…ano eleitoral!!
    Só idiota pra acreditar nessa nova promessa.
    Além disso, a prefeitura diz que irá fazer uma pesquisa para poder reformular todas as linhas de ônibus da cidade, e que vai gastar 2 milhões com isso.
    Ué,… cadê a pesquisa que estavam fazendo no ano passado, que tinha esta mesma finalidade e que segundo a própria prefeitura estava custando 1,5 milhão????
    É só acessarem meu blog.. que verão a postagem que fiz sobre esse assunto: http://fotolog.terra.com.br/onibusdeosasco:375
    Isso é mais uma armação pra roubar o dinheiro público!!!
    Quer saber…..está mais do que na hora do Ministerio Publico e a Policia Federal fazer uma investigação em Osasco, para acabar com essa roubalheira e vagabundagem que governa a cidade!!
    Só quem mora aqui, e vê como a cidade é tratada que sabe o que estou dizendo!!
    Osasco está abandonada e mergulhada na roubalheira…. mas em 2012… ano de eleição.. as promessas mirabolantes para enganar os idiotas de plantão estarão a todo vapor!!!
    Adamo…peça para seu amigo promotor fazer uma visitinha em Osasco….que tenho certeza que ele não perderá a viagem!!!!

    • Também concordo que o prefeito já deveria ter cumprido o que prometeu, mas devemos lembrar que, em 2012, a propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia 6 de julho, qualquer propaganda oficial antes disso é ilegal, e não vejo isso como “propaganda política”, já que quem fez o anúncio foi a própria prefeitura e não a equipe de campanha do PT, o partido do prefeito, embora possa ser propaganda antecipada maquiada, já que a propaganda oficialmente ainda não é permitida. Eu também acho esse prefeito, o sr. Emídio de Souza, um incompetente e, felizmente, ele não poderá se reeleger (talvez seja por isso que quer instalar o bilhete único agora, para não terminar seu mandato com fama de mentiroso e incompetente), mas ele quer lançar como candidato João Paulo Cunha, deputado envolvido no escândalo do mensalão, mais uma razão para não votar no PT.

  7. SÃO PÉSSIMAS AS CONDIÇÕES DE TRANSPORTE PUBLICO EM OSASCO.
    TODOS OS DIAS PEGO A LINHA 010 IGUAÇU NA ESTAÇÃO COMANDANTE SAMPAIO, INDO PARA O JD. CIRINO. QUASE NÃO CONSIGO ENTRAR NO ÔNIBUS DE TANTA GENTE. A PASSAGEM DE OSASCO É UMA DAS MAIS CARAS DO BRASIL, VOCÊ PAGA R$ 3,00 REAIS SEM DIREITO A INTEGRAÇÃO NEM MESMO COM OS ONIBUS INTERNOS DA CIDADE.
    DESDE 2008 OUÇO A PROMESSA QUE VÃO COLOCAR INTEGRAÇÃO E ATÉ AGORA SÓ PROMESSAS PRO ANO POSTERIOR. FALAM QUE O MUNICIPIO NÃO TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PRA POR O BILHETE UNICO, MAS CIDADES MAIS POBRES COMO CARAPICUIBA, ITAPEVI JÁ SE TEM INTEGRAÇÃO, ATÉ MESMO MOGI DAS CRUZES. CHEGA DE PROMESSAS, QUEREMOS UMA DATA DEFINITIVA PARA IMPLANTAÇÃO DO BILHETE UNICO DE INTEGRAÇÃO!!!!

  8. Os Onibus Não São Ruins o Que Mata é Tarifa Dos Intermunicipais (Que Varia Entre R$3,40 e 4,80) e Quantidade de Gente Que Usa a Linha 052-Jd. Elvira/Lapa Essa Linha Oscila em Média de 10 a 15 Min. Nos Horarios de Saída, Mas Mesmo Assim Anda Sempre Lotado

  9. Estamos em 2012 e nada mudou no transporte de Osasco. Ainda não temos nenhum tipo de transporte integrado, nem entre si próprio (Bilhete Único prometido em 2004 e 2008 não implantado até o momento) e nem com a CPTM. Segundo consta, o Prefeito Emídio de Souza (PT) se nega terminantemente a subsidiar o transporte municipal, o que inviabiliza e continuara inviabilizando qualquer tipo de integração tarifaria.

  10. como já estamos em 2013 vamos agilizar isso ai politicos de osasco….

  11. DEPOIS DAS MANIFESTAÇÕES INFLUENCIADAS PELA AÇÃO DO MOVIMENTO PASSE LIVRE, COM CERTEZA ESSA INTEGRAÇÃO COM O TRANSPORTE DE TRENS METROPOLITANO ESTA LONGE DE SAIR DO PAPEL. MAIS UMA PROMESSA NÃO CUMPRIDA.

  12. CELSO VICTOR DE MORAES // 19 de Janeiro de 2017 às 18:41 // Responder

    gostaria de trabalhar de motorista.

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