PONTO DE ÔNIBUS SUSTENTÁVEL APRESENTA FALHAS NO PRIMEIRO DIA

ponto de ônibus sutentável

Ponto de ônibus moderno e sustentável começou a operar nesta quinta-feira, 03 de novembro de 2011, com defeitos. A conexão de internet falhou e o computador entrou em pane, telas sensíveis ao toque para informações também tiveram problemas. Empresa responsável pela tecnologia disse que o perídio é de adaptação e toda eventual falha será estudada. Ponto possui sistema próprio de geração de energia, que capta luz solar e a energia gerada pelo atrito dos pneus dos veículos com o asfalto, conexão de internet sem fio, por enquanto só para as informações sobre os transportes, climatizadores que combatem poluição e baixa umidade do ar, iluminação inteligente e lixeiras que aplaudem quem joga lixo no lixo. Foto: Mariana Poli / R7

Ponto moderno é inaugurado na Avenida Paulista mas apresenta defeitos
Computador que informa passageiros sobre linhas e horários e sistema de consulta em tela sensível ao toque falharam em vários momentos

ADAMO BAZANI – CBN

O ponto de ônibus sustentável, que gera sua própria energia, e possui equipamentos como de acesso a internet, lixeiras que aplaudem o passageiro que joga corretamente o lixo e telas de consulta de linhas sensíveis ao toque começou a operar nesta quinta-feira, no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, área nobre de São Paulo.
O novo conceito de parada está em teste e alguns serviços ainda não foram aprovados.
Durante a amanhã, a conexão de internet falhou por vários momentos, assim como não era possível ter acesso a todas as informações que deveriam estar disponíveis aos passageiros pela página da SPTrans, gerenciadora dos transportes da cidade de São Paulo.
Além disso, o sistema de consulta de linhas e horários por telas sensíveis ao toque, apresentou defeitos, com o teclado virtual falhando.
A empresa Tetis Engenharia, responsável pelo projeto e que não cobrou da prefeitura para a instalação dos equipamentos no ponto afirmou que o período é para testes mesmo, que pode ter havido incompatibilidade entre os sistemas operacionais do ponto e da SPTrans e que todos os erros que ocorrerem nesta experiência de um mês, perídio que o ponto ficará instalado na Paulista com a Consolação, serão estudados.
A SPTRans reconhece que há pontos em São Paulo em mal estado de conservação e que não possuem nem o básico, como assentos, coberturas ou mesmo planejamento adequado para escolher o local de instalação, mas disse que nem por isso, que novas tecnologias não devem ser testadas, ainda mais quando a maior parte dos custos é assumida pela empresa detentora dos equipamentos e projeto.
Entes os destaques o ponto possui:

– GERAÇÃO AUTÔNIOMA DE ENERGIA ELÉTRICA: Captadores instalados ao redor do ponto de ônibus conseguem aproveitar a energia (cinética) gerada pelo atrito dos pneus com o asfalto e encaminhá-la para baterias armazenadoras, que vão ser responsáveis pelo funcionamento dos equipamentos eletrônicos dentro do ponto. O sistema é chamado de Certo (Centro de Energia Renovável de Transporte Otimizado). Além disso, há captadores de luz solar para energia.

– ILUMINAÇÃO INTELIGENTE: Há um maior aproveitamento da iluminação natural e a artificial é regulada de acordo com a luz do ambiente e o número de pessoas no ponto, evitando desperdícios.

– CLIMATIZADORES: Sistema de climatização regula temperatura e calcula a umidade do ar. Se ela estiver muito baixa, há equipamentos que aumentam a sensação de bem estar dos passageiros. Os aparelhos filtram o ar poluído e o umidificam

– ACESSO A INTERNETR GRÁTIS E SEM FIO: O passageiro pode ter acesso à internet sem fio, inclusive por celulares, inicial,ente para se informarem sobre as linhas e para partes do site da SPTrans. A idéia é ampliar o acesso para outros sites.

– TELAS TOUCH : Painéis sensíveis ao toque, com espécies de teclados virtuais para os passageiros, sem acesso a internet, se informarem sobre as linhas que servem o local e os horários dos ônibus.

– LIXEIRAS AMIGAS: Quando o passageiro deposita o lixo de forma correta na lixeira, o equipamento simula sons de aplausos.

O ponto deve ser testado em outros locais de São Paulo, especialmente em corredores.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

9 comentários em PONTO DE ÔNIBUS SUSTENTÁVEL APRESENTA FALHAS NO PRIMEIRO DIA

  1. Seria uma iniciativa muito boa se o resto do sistema funcionasse bem… que adianta ter um ponto ultra mega moderno se em alguns lugares não tem ônibus, ponto, fiscalização….

  2. Isto não passa de perfumaria, primeiro o basico que não temos, para depois investir no luxo, para nos povo da zona leste que andamos em caminhões encarrocerados, este tipo de coisa cheira a deboche.

  3. Bom dia.

    Primeiro, é preciso realmente, o básico, para depois implementarmos melhores e necessárias tecnologias.

    Abraços.

  4. Na semana passada o telejornal SPTV da Rede Globo exibiu matérias nas quais retratavam a situação das paradas de ônibus em algumas regiões da cidade, o que se viu foi muito abandono e descaso da SPtrans em relação aos pontos de ônibus, muitos sem bancos, sem telhado, enferrujados e caindo e havia casos de regiõs que nem calçada tinha para as pessoas esperarem os ônibus, tinham que ficar na rua arriscando-se, mais interessante que houve um ponto de ônibus na Av. Paulista que desabou, por sorte ninguém se feriu, mas foi cosertado da noite para o dia e em outro extremo da cidade havia um abrigo praticamente caindo sobre as pessoas. A indignação fica por conta de todos na cidade pagarem a mesma tarifa e utilizarem o mesmo serviço e o poder público entender que a prioridade é somente a Av. Paulista (calma não estou sendo bairrista) entendo enquanto cidadão que é dever do Estado e direito de todos ter não só transporte mas tudo que a cidade tem a oferecer. Nesse sentido desejo que caso esse ponto de ônibus dê certo seja extendido para todas as regiões da cidade,fica a impressão ou a certeza de que a SPTrans não conhece e não vai até os bairros e regiões da cidade. Essa parada hightech caso dê certo tem que se extender para toda a cidade, mas sabemos que infelizmente não é essa a visão do atual gestor e seu secretariado

    • Muito bem colocado, Roberto SP.
      Realmente são vergonhosas as diferenças de qualidade e disponibilidade da prestação de serviços de transporte público coletivo em São Paulo.

      O pior é haver regiões extremamente carentes e/ou com alta demanda reprmida sem – sequer – estudos e projetos de melhorias.

      Só não há diferença na distribuição das rotas de ônibus: ela é ruim, ineficiente e quase imutável em qualquer lugar.

  5. Vinicius Mendes Epifanio // 4 de novembro de 2011 às 16:05 // Responder

    Sim , primeiramente nós devemos acrescentar o básico , mas , pessoal nós também temos que pensar que isso tudo será e é excelente para todos nós .É mais infraestrutura e o resto das necessidades irá vir por consequência.

  6. REVOLTADA ECOM RAZAO // 25 de junho de 2012 às 17:49 // Responder

    Pois é,… Senhoras, gravidas ,crianças, deficientes, todos tomando chuva, sol… Custa muito, um banco pras velhas e ou gravidas sentarem-se? E placa de informaçao, que só existe em bairro de “RICOS”… POR QUE Governantes desgovernados, que voces tem sempre que comer e enfiar no CÚ eca o dinheiro do povo?
    rogo uma enorme praga em todos voces… Que todos tenham que andar que transporte publico, ter seus filhos em escolas, sejam atendidos em hospitais publicos, e por funcionarios publicos….
    Que veja seus pais idosos, e familiares doentes, padecerem, morrendo nas maos de gente como voces, canalhas!!!!! CASSAB E TODA A RENCA

  7. Olha bem na foto, repara só onde o camarada esta sentado! É um daqueles portacuzinhos que tem nos pontos ali da Av. Rebouças, perto do Hospital das Clinicas e INCOR para que serve estes canos soldados? sim quem ja pegou onibus lá sabe que existe em varios pontos canos soldados em vez de bancos .QUEM FOI O CORNO que teve esta ideia? sera que era para ter um banco ali? Que vergonha… Bem onde os veios doentes, ficam disputando para ver quem ta pior para poder sentar no unico banco. Gente imunda esta do poder…
    A culpa é nossa que nunca reclamamos de nada, e temos vergonha e medo protestar , é isso que dá ser corno…

  8. Pois é,… Senhoras, gravidas ,crianças, deficientes, todos tomando chuva, sol… Custa muito, um banco pras velhas e ou gravidas sentarem-se? E placa de informaçao, que só existe em bairro de “RICOS”… POR QUE Governantes desgovernados, que voces tem sempre que comer e enfiar no CÚ eca o dinheiro do povo?
    rogo uma enorme praga em todos voces… Que todos tenham que andar que transporte publico, ter seus filhos em escolas, sejam atendidos em hospitais publicos, e por funcionarios publicos….
    Que veja seus pais idosos, e familiares doentes, padecerem, morrendo nas maos de gente como voces, canalhas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: