MANAUS COMEÇA A ERA DOS ÔNIBUS BRT

BRT Manaus

Ônibus novo articulado para sistema de BRT que será entregue em Manaus, no Amazonas. Modelo é o Neobus Mega BRT, que foi incluído nos projetos de corredores de ônibus de trânsito rápido de cidades como Goiânia, Rio de Janeiro e Curitiba. Ele possui diferenciais em relação aos articulados mais antigos. O comprimento é maior, 21 metros contra 18 metros. A altura interna também leva vantagem em relação aos modelos mais antigos: 2,20 metros e a largura total é maior também: 2,60 metros, o que resulta mais espaço para os passageiros. Equipamentos modernos de acessibilidade, computador de bordo que permite gerenciamento em tempo real das principais funções e indica qualquer eventual problema, lâmpadas de LED e um design inovador para beneficiar o ambiente urbano são outras características do veículo. Os primeiros ônibus são da empresa Global. Os veículos literalmente vão cruzar o Brasil de Ponta a Ponta, já que saem de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e vão por estradas e até por rios até o norte do Brasil. Foto: Divulgação

Manaus terá 166 novos ônibus articulados
Os primeiros 11 veículos, modelo de BRT, devem chegar em 20 dias à Capital do Amazonas e pertencem a empresa Global

ADAMO BAZANI – CBN

As empresas de ônibus Global, Rondônia, Nova Integração e Transtol, vencedoras de licitação para transportes de alta capacidade, vão trazer nos próximos meses para a cidade de Manaus, no Amazonas, um total de 166 ônibus articulados modernos, de capacidade maior que os articulados mais antigos.
A vinda destes ônibus já faz parte da modernização dos transportes da cidade dentro dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.
Os primeiros onze modelos deste tipo, indicados para sistemas de corredores de ônibus rápidos e modernos, os BRTs – Bus Rapiud Transit, devem chegar à cidade em aproximadamente 20 dias.
A informação foi confirmada pelo superintendente da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos – SMTU -. Marcos Cavalcante.
Já nesta próxima semana os veículos devem sair da encarroçadora Neobus, que fica no outro extremo do Brasil, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Literalmente, o modelo considerado um dos mais modernos do País, Mega BRT, vai fazer uma verdadeira odisséia, cruzando o Brasil de Sul a Norte.
Os veículos serão transportados num trecho em carretas, no outro seguem rodando normalmente por estradas e vão ser levados posteriormente até por embarcações.
Em linha reta, entre Caxias do Sul e Manaus, a distância, de acordo com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é de 4 mil 570 quilômetros.
Estes primeiros veículos articulados são da empresa Global.
A viação deve trazer 70 articulados Neobus Mega BRT. Cidades como Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro também adotaram o modelo para seus corredores de ônibus;
O Neobus Mega BRT, na versão articulada (há também a biarticulada) é maior que este tipo de veículo mais antigo. Em vez de 18 metros de comprimento, possui 21 metros com capacidade de transportes entre 170 e 200 passageiros.
Além das dimensões externas, internamente o ônibus também é maior,m o que possibilita mais conforto para os passageiros. A altura por dentro é de 2,20 metros. Pelo fato de a largura total do ônibus também ser maior, 2,60 metros, o corredor entre os bancos permite melhor circulação dos passageiros. A distância entre as poltronas também é maior.
O ônibus vem equipado com lâmpadas de LED, internas e externas, computador de bordo que auxilia no gerenciamento em tempo real das principais funções do ônibus, indicando, inclusive, eventuais problemas mecânicos ou falha na dirigibilidade.
O design é futurista. Os ônibus não são quadradões como os antigos, o que também pode atrair os passageiros.
Os ônibus fazem parte da paisagem urbana e se forem modernizados, a cidade como um todo também terá um ambiente com sensação de maior bem estar e mais moderno.
Um design moderno também acaba atraindo passageiros até mesmo dos carros, pois um ônibus com visual mais avançado demonstra um sinal de melhoria nos transportes.
.Os veículos são dotados de equipamentos de acessibilidade para pessoas com limitações físicas e visuais. Há espaços para cadeiras de rodas com fixadores, para cão guia, balaústres em relevo para quem não possui toda a visão, alertas sonoros e os sinais de parada para estas pessoas acionarem emitem um som diferente para o motorista para indicarem que uma pessoas que precisa de auxílio ou mais tempo deve descer na próxima parada.
As empresas Rondônia, Nova Integração e Transtol devem trazer para a cidade de Manaus modelos semelhantes para BRT, mas da encarroçadora Marcopolo, também de Caxias do Sul.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

5 comentários em MANAUS COMEÇA A ERA DOS ÔNIBUS BRT

  1. manaus está de parabéns, crescendo e ficando bonita !

  2. —> Falta muito ainda para que Manaus torne-se agradável quando falamos de transporte coletivo. Os ônibus são muito bonitos e eficazes, mas as estradas e a situação das paradas aqui nesta cidade são preocupantes.

  3. Agora sim a passagem vai para R$ 5,00 se realmente for pensando no bem da população a passagem continuará a mesma.

  4. ADOREI OS NOVOS ÔNIBUS MAS FALTA MAIS UM POUCO PARA QUE MANAUS TORNE-SE MAIS AGRADÁVEL

  5. apesar dos ônibus novos, Manaus está precisando de um bom gestor para o trânsito, um projeto e foco. Simplesmente estão largando os BRTs na rua iguais a ônibus normais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: