ÔNIBUS NOVO EM SOROCABA. CONSÓRCIO SOROCABA COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA

Consórcio Sorocaba
ônibus novos de Sorocaba devem começar a rodar nesta quarta-feira, depois de muitos embates em torno da licitação dos transportes locais. Veículos serão acessíveis e terão nova padronização de cores.

Ônibus de Sorocaba começa a operar nesta quarta-feira
Depois de embates na Justiça, que ainda continuam, e de uma licitação tumultuada, o Consórcio Sorocaba vai assumir as primeiras linhas neste dia 26 de outubro
ADAMO BAZANI – CBN
Depois de cerca de um ano de embates em torno da licitação dos transportes de Sorocaba, que teve vários capítulos, desde o descredenciamento de uma empresa vencedora por não apresentar condições reais de operar o sistema até disputas judiciais, o Consórcio Sorocaba vai assumir as linhas de ônibus deixadas pela TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, de René Gomes de Sousa, que foi descredenciada em 2008.
O Consórcio Sorocaba é formado pela CS Brasil (grupo da Júlio Simões, de Mogi) e pela Metropolitana (de Recife).
Os primeiros ônibus circularão nesta quarta-feira, dia 26 de outubro, já com o novo padrão de pintura: prata e verde.
Ao todo serão 176 ônibus colocados de forma gradual nas linhas. Entre os veículos há convencionais, padrão e de 15 metros, com três eixos.
O Jornal Cruzeiro do Sul trouxe a relação das linhas que serão atendidas pelos novos veículos que são acessíveis:
Quarenta e um novos ônibus devem ser entregues na próxima quarta-feira (26), marcando o início de atividade da empresa vencedora da licitação que deve operar o transporte coletivo, o Consórcio Sorocaba. A cerimônia está marcada para às 10h no estacionamento do Paço Municipal, será aberta ao público deve contar com a presença de autoridades e convidados.

De acordo com a Urbes – Trânsito e Transportes, os ônibus serão incorporados ao sistema a partir de segunda-feira (31). A transição dessa frota ocorrerá de forma gradual, atendendo inicialmente 15 linhas de ônibus, que envolvem as zonas norte e industrial.

Os ônibus possuem a cor prata com desenhos e inscrições em verdes. Há destaque para as palavras Sorocaba e o logotipo Consórcio Sorocaba, o último incluindo o desenho de uma folha na lateral esquerda e traseira. Na parte de trás, ainda há a frase (slogan) “Cidadão como você”.

Ao todo, a empresa responsável pelo sistema entregará 179 ônibus zero quilômetro, com tecnologia convencional, padron e especial (15 metros). A carroceria dos coletivos terá três portas de serviço, com rampa e elevador na porta central, itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em leds, sistema de ventilação forçada para renovação de ar e lixeiras no anteparo das portas. A frota também contará com câmeras de vigilância para controlar o serviço e aumentar a segurança aos usuários; além de GPS para permitir o monitoramento dos ônibus e, futuramente, facilitar a comunicação com os usuários.

Já para o Serviço de Transporte Especial serão apresentados 9 novos micro-ônibus, dois a mais do que a atual frota do lote 1 emergencial. Esses novos veículos foram dimensionados para uma maior acomodação, ampliando a quantidade do ‘box’ para cadeiras de rodas embarcadas de 17 para 29, proporcionando melhor atendimento no setor de transporte especial

Com a inclusão de todos esses novos ônibus, a idade média da frota do transporte coletivo em Sorocaba passa a ser inferior a 2,33 anos.

Os 41 ônibus já estavam em Sorocaba desde o início de setembro um estacionamento no trecho da avenida Conde Zeppelin, após a Jerome Case, quase à margem da rodovia SP-75 (Castelinho), região do Éden, como divulgado em matéria publicada no dia 23 de setembro.

As linhas que contarão com os novos ônibus são:
* 02 – Brasilândia
* 16 – Angélica/Botucatu
* 20 – Carol
* 23 – Industrial/Dois Corações
* 24 – Guadalupe
* 25 – Itavuvu
* 39 – Aldeia dos Laranjais
* 39/1 – Sta. Esmeralda/Portal do Itavuvu
* 45 – Retiro São João
* 46 – Paineiras
* 50 – Hungarês
* 54 – Paes de Linhares
* 58/1 – Vitória Régia/Sorocaba Park
* 61 – Iporanga
* 70 – Nova Sorocaba/Nova Horizonte