ÔNIBUS DA GRANDE RECIFE TERÃO NOVIDADES TECNOLÓGICAS

ÔNIBUS gRANDE rECIFE

Sistema de ônibus na Região Metropolitana de Recife vai ser totalmente reformulado, promete o governo do Estado de Pernambuco. Além de readequações de linhas, serviços e modernização dos terminais, a tecnologia será uma grande aliada dos passageiros. A partir da instalação do GPS nos ônibus, telões vão informar nos terminais as linhas e previsão de chegada dos ônibus, o passageiro pode conferir a localização dos veículos pela internet e receberem por mensagem de texto de celular o horário do próximo ônibus da linha que pretendem usar. As 18 empresas do sistema, devem instalar o GPS nos ônibus até o dia 31 de janeiro.

Grande Recife terá reformulações no sistema de ônibus
Veículos terão GPS, passageiros poderão consultar horários por celular e haverá terminais de integração

ADAMO BAZANI – CBN

O secretário de Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral, e o governador, Eduardo Campos, anunciaram nesta terça-feira, dia 25 de outubro de 2011 uma série de mudanças para a melhoria dos transportes por ônibus em Recife e Região Metropolitana.
De acordo com o poder público o sistema de ônibus será reformulado, com a readequação de linhas e serviços e com o uso de tecnologias de informação para os operadores e também para os passageiros.
Até o dia 31 de janeiro, as 18 empresas de ônibus que sevem a região devem instalar em todos os seus veículos aparelhos de GPS. Isso vai permitir uma melhor organização das linhas, com dados reais sobre demanda e congestionamentos, e fiscalização por parte do poder público, dos funcionários das viações e da população.
O passageiro vai contar com um serviço on line.
Além de poder acompanhar pela internet a posição dos ônibus, ele vai poder mandar uma mensagem de SMS para uma central ainda a ser feita que momentos depois é informado o horário que vai passar o ônibus da linha que ele colocou no conteúdo da mensagem de texto.
As inovações serão implantadas pro um Consórcio de empresas, Cittati, Midiavox e Cercap. Os investimentos devem ser de cerca de R$ 20 milhões.

CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL:

Para monitorar o sistema e reunir as informações que serão disponíveis pelas tecnologias que serão implantadas, o Governo de Pernambuco deve criar um CCO – Centro de Controle Operacional.
Os 13 terminais que fazem parte do sistema metropolitano de Recife devem ser integrados. Eles também terão, até a metade de 2012, telões que vão informar os passageiros sobre as linhas que servem cada terminal, os horários e a previsão de chegada dos ônibus.
Uma equipe de técnicos e gestores deve ser contrata para operar o CCO.
Estes profissionais devem ser recrutados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte e pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e da Universidade de Pernambuco – UPE.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em ÔNIBUS DA GRANDE RECIFE TERÃO NOVIDADES TECNOLÓGICAS

  1. Amigos, boa noite

    Haja Comil, é em Manaus, Sorocaba agora Recife.

    Ádamo, creio que vale uma matéria sobre está empresa, fica ai a idéia.

    Será legal saber como é esta evolução tão grande e rápida.

    Muito obrigado.
    Paulo Gil

  2. Realmente, muito boa a sugestâo, tentei um contato con a Comil e aguardo um retorno.

    A saúida da Busscar foi a oportunidade que muitas empresas queriam, Saída porque apesar de ela existir, produz muito pouco e segue com situação indefinida.

    Soma-se a este espaço gerado pela Busscar, o bom momento da indústria de ônibus: renovações e frotas programas, antecidas por quem quer fugir dos preços maiores do Euro V, investimentos em mobilidade, aumento da renda e do emprego formal, licitações entre outros fatores, que consolidam 2011 como ano do ônibus no Brasil.

    A informação é de que a Comil quer uma unidade no Sudeste para dar conta da demana maior e melhor distribuir os produtos.

    Abraços amigo Paulo Gil.

  3. Rastrear frotas de ônibus é operação complexa e onerosa, mas super-acredito que compensa, se for bem planejada. Há uma série de serviços agregados possíveis, inclusive alguns que podem ser vendidos separadamente a interessados. Pode perfeitamente se tornar um “ganha-ganha” entre cias. de ônibus e usuários.

    Sem dúvida que o primeiro passo – que não é fácil – é rastreadorer em todos os ônibus. Recife está de parabéns.

  4. Goiania ja a um bom tempo possui todos esses serviços, todos os onibus contam com gps onde sao monitorados pela central de controle na RMTC, o serviço d sms ja funcionam tambem, paineis de informações de chegada e saida dos onibus ja existem, mas sao poucos na cidade. existe tambem o serviço do google maps onde mostra onde situam os pontos de onibus e divulga os proximos horarios em que o onibus passará pelo ponto. se recife for ter todos esses serviços ajudarabastante os usuarios. Alem de serviço 100% integrado seja por terminais ou pelo uso do cartao de integração que vc pode trocar de onibus sem pagar duas passagens.

1 Trackback / Pingback

  1. Tarifas de ônibus devem sofrer próximo reajuste em janeiro - Creado por Nickson - Na categoria: Sem categoria - Marcado com: - Nadelson Leite - O seu Jornal Digital

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: