CONHEÇA AS MELHORES EMPRESAS DE TRANSPORTE DO PAÍS, de acordo com a ANTP

Haroldo Isaak

Durante o 18º Congresso de Transporte e Trânsito da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, foram premiadas as cinco melhores empresas do País, de acordo com análises técnicas da entidade. Viação Fortaleza, Expresso Medianeira, Viação Nobel, Itamaracá Transporte e Trensurb foram as contempladas pela qualidade nos serviços e respeito ao meio ambiente e à comunidade. Na imagem, Haroldo Isaak, da Viação Nobel, recebe a placa da premiação.

Empresas de ônibus recebem Prêmio de Qualidade da ANTP
Certificação é uma das mais respeitadas do País e permite que companhias sirvam de exemplo para a melhoria dos serviços de outras empresas

ADAMO BAZANI – CBN

Transporte Coletivo não precisa de quantidade apenas, mas de qualidade.
Assim, não bastam as empresas de ônibus colocarem mais veículos nas ruas, ou as operadoras de trem e metrô mais composições nos trilhos, se os serviços não focarem o bom atendimento e a relação digna com a comunidade que é responsável pela sobrevivência desta empresa de ônibus.
E o setor de transportes coletivos mostra a diferença entre operadoras de ônibus. Enquanto há viações que são retiradas do sistema por ilegalidades e má prestação de serviços e outras que usam de artifícios como atraso no pagamento de salários e direitos trabalhistas, outras buscam acompanhar a modernização da sociedade, que está mais crítica e conta com órgãos mais atuantes em defesa da população como o Ministério Público e parte de uma imprensa mais participante no dia a dia das pessoas.
Todas as empresas de ônibus, metrô ou trem objetivam o lucro. O que não é erro nenhum, afinal, não deixa de ser um negócio (de responsabilidade pública, mas outorgado à iniciativa privada) e quanto melhor for a condição da empresa, mais possibilidade ela tem de investir em avanços.
Para reconhecer os esforços destas empresas, a ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, realiza o Prêmio de ANTP de Qualidade.
As cinco melhores empresas do País, de acordo com a análise das bancas julgadoras compostas por técnicos são:
Viação Fortaleza (Ceará), Expresso Medianeira (Rio Grande do Sul), Viação Nobel (Paraná), Itamaracá Transportes (Pernambuco) e Trensurb (Rio Grande do Sul).
A premiação é realizada a cada dois anos.
Todos os critérios de avaliação são extremamente rigorosos e boa parte se baseia no MEG Modelo de Excelência de Gestão da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.
Para serem certificadas, as empresas não são avaliadas apenas na prestação de serviços nas ruas. Diversos aspectos são avaliados como: Eficiência e formas de gerenciamento, viabilidade econômica da empresa, segurança e ambiente de trabalho, instalações da garagem, adequação quanto a evolução tecnológica operacional e no atendimento ao cliente, relacionamento com a comunidade e respeito aos aspectos ambientais.
Assim, não é analisado apenas se os ônibus são novos, velhos ou se atrasam, apesar de estes fatores serem levados em consideração.
Ações espontâneas de apoio a pessoas carentes e programas de preservação da natureza, como reaproveitamento de água e reciclagem, também contam para o prêmio, que é considerado um dos mais respeitados e sérios por especialistas em transportes.
A participação das empresas conta com várias fases.
Primeiro as empresas de ônibus respondem um extenso questionário que ocupa uma apostila inteira.
As respostas são comparadas com os indicadores de gestão e qualidade.
As empresas que passam para a outra fase recebem uma visita de técnicos em suas garagens, linhas, terminais e pontos de ônibus.
É verificado se tudo o que as empresas responderam no questionário condiz com a realidade.
Neste processo são feitas entrevistas surpresas que podem ser desde com o funcionário mais simples até o dono da empresa, de acordo com o critério dos técnicos.

Viale BRT Marcopolo

No Congresso, além de discussões sobre melhores formas de oferecer mobilidade diante dos novos desafios, como crescimento da população, do trânsito e a aproximação de eventos mundiais, como Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, são apresentados novos serviços, materiais e veículos. Destaques para os modelos de ônibus feitos para atendimento de serviços de BRT – Bus Rapid Transit, corredores de ônibus rápidos e modernos.

Depois estes técnicos fazem relatórios sobre suas visitas.
Os documentos são avaliados por outra banca julgadora formada por profissionais em transportes, de formação, o que leva aos resultados da premiação.
O objetivo é incentivas as empresas que buscam qualidade e criar exemplos que podem ser seguidos por outras viações.
A entrega dos prêmios foi realizada nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, durante o 18º Congresso de Transporte e Trânsito promovido pela ANTP, desta vez no Rio de Janeiro.
No evento são realizadas discussões de como oferecer uma melhor mobilidade para as pessoas, diante de desafios como crescimento populacional e urbano, aumento das necessidades de deslocamentos por transportes públicos diante do trânsito cada vez mais caótico e também como preparar as cidades brasileiras para eventos mundiais, a exemplo da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 ,respeitando, no entanto, as condições financeiras e o dinheiro público de cada localidade.
Um dos desafios é como mudar a página, inovar, no entanto, sem gastar mais do que a população pode arcar, com responsabilidade em relação ao dinheiro público.
Inovações da indústria como produtos, serviços e veículos preparados para atender aos novos sistemas de BRT (Bus Rapid Transit), corredores modernos e que oferecem rapidez aos ônibus, marcam o Congresso. Destaque para o Viale BRT, da Marcopolo, e Mega BRT, da Neobus, ônibus com design diferenciado, com mais visibilidade para o passageiro e motoristas, maior espaço interno, mais acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, e configuração que minimiza os impactos no meio ambiente.
O Congresso vai até esta sexta-feira, dia 21 de outubro de 2011.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

4 comentários em CONHEÇA AS MELHORES EMPRESAS DE TRANSPORTE DO PAÍS, de acordo com a ANTP

  1. Bruno quintiliano // 21 de outubro de 2011 às 14:54 // Responder

    Não sei se voces concordam, mas das de São Paulo, acho que a TUPI está entre as melhores. A Paratodos também era muito boa, mas depois que o grupo Metropolitana comprou a qualidade caiu muito.

  2. Amigos, boa noite

    PARABÉNS AOS GANHADORES!

    E ninguém de Sampa…

    Muito obrigado
    Paulo Gil

  3. OI TUDO BRM COM VOCES ISTO E AMERLHOR VEM AM ANAPOLIS GOIAS PARA VOCES VER OS ONIBUS DA TCA TRASPORTE COLRTIVO DE ANAPOLIS NOVOS 2012 AH MELHOR EMPRESA QUE JA CONHECI 100 POR CENTO ENTREGADO

  4. OI TUDO BEM COM VOCES ISTO E AMERLHOR VEM EM ANAPOLIS GOIAS PARA VOCES VER OS ONIBUS DA TCA TRASPORTE COLETIVO DE ANAPOLIS NOVOS 2012 AH MELHOR EMPRESA QUE EU JA CONHECI 100 POR CENTO ENTREGADO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: