HIMALAIA FORA DO CONSÓRCIO LESTE 4. GRUPO RUAS ASSUME TRÓLEBUS

Himalaia sai do Consórcio Leste 4

Trólebus da Himalaia. Empresa, que ao lado da Novo Horizonte, Happy Play Tour e a direção do Consórcio Leste 4 são alvos de uma ação civil pública por irrgularidades administrativas, no uso do dinheiro público e prestação de serviços insatisfatória. Himalaia sai do Consórcio e assume empresa do Grupo Ruas. Foto: Adamo Bazani

Himalaia fora do Consórcio Leste 4
Empresa, que é alvo de ação civil, pública, foi assumida pelo Grupo Ruas, dono de boa parte da frota de São Paulo e da encarroçadora Caio

Agora sim a esperança para a renovação da frota de trolebus de São Paulo, prometida para até 2012, colocar 140 novos veículos elétricos nas ruas, pode se tornar realidade.
A Himalaia Transportes, alvo de ação civil pública pelo Ministério Público de São Paulo, por má prestação de serviço e suspeitas de irregularidades fiscais e administrativas, sai do Consórcio Leste 4, que também é investigado, juntamente com as empresas que o formam, como Novo Horiznte (que provém da Cooperativa Nova Aliança) e Happy Play Tour, que recebe mais de R$ 350 mil pelos cofres da Novo Horizonte, forma o Consórcio como operadora, mas sequer tem um ônibus.
Quem assume é Ambiental Trans.
Segundo o Portal Via Trólebus, parceiro do Blog Ponto de ônibus, a empresa é do grupo Ruas, de José Ruas Vaz, que detém empresas como Campo Belo, Vip e a encarroçadora Caio.
Confira a matéria no site que é nosso parceiro de informações sobre mobilidade:

http://viatrolebus.com.br/2011/10/himalaia-esta-fora-do-consorcio-leste-4-grupo-ruas-assumi/

Matéria da Folha de São Paulo sobre a saída da Himalaia

Adamo Bazani, com informações de Renato Lobo

Comentários

Comentários

  1. COMO SEMPRE MATÉRIA INCOMPLETA DO JORNAL!!!

    EM BOA PARTE QUEM CARREGAVA GENTE COMO BOIS, E AINDA CARREGA, É A NOVA ALIANÇA, NOVO HORIZONTE, TRANSCOOPER, MESMA COISA! E A MALDITA HAPPY PLAY QUE ROUBA LUCRO E NÃO OPERA NADA!!!

    NÃO SE ESQUEÇAM MEUS AMIGOS:
    http://www.youtube.com/watch?v=Dcp8shPUU00

    E A AÇÃO CIVIL PÚBLICA, TODO CIDADÃO DA CAPITAL DE SP, PELO MENOS DA ZONA LESTE, DEVERIA LÊ-LA NA ÍNTEGRA:

    http://goo.gl/d9yOL

    1. Felipe disse:

      Olha anonimo revoltado com o leste4

      Muito criativo o vídeo. Ele deveria ser rodado nas eleições para a prefeitura do ano que vem, principalmente no horário eleitoral, para ver em quem votamos, em quem elegemos, para que nos próximos quatro anos tenhamos um transporte público de qualidade. O Kassab ta mais preocupado com o PSD do que com o CL4. Não podemos só culpar o prefeito, mas tbm esses inuteis vereadores com projetos de merda, assita o vídeo do programa CQC que o Danilo Gentili visita a câmara de vereadores http://www.youtube.com/watch?v=gN7HQnRkYB0. Tbm a culpa é desse monopólio de empresários que dominam os 9 sistemas da capital, bem como da SPTrans que não fiscaliza.

      Espero que o próximo Prefeito faça alguma coisa pelo transporte público!!! é lamentável a situação na ZL. Alías a capital toda o transporte está uma merda, não temos corredores de ônibus, não temos uma frota nova, temos empresas que são dominadas por mafiosos, mas o descredenciamento da himalia é só o começo, a NH pode cair tbm em breve!

      Valeu!!

  2. gabriel disse:

    e as linhas de ônibus a Diesel ficam com que empresa?

    1. FANTASMA disse:

      NOVO HORIZONTE GABRIEL

  3. jair disse:

    Amigos
    Não sei se comemoro ou não.
    Por um lado era preciso mudar, por outro com quem?
    Quando lembro dos trolebus de Santo Amaro que foram incorporado pelo grupo Ruas e no que deu…
    Espero que São Paulo tenha mais sorte desta vez

  4. Marcelo disse:

    Finalmente conseguimos nos livrar de uma das empresas do CL4, a qualidade dos serviços prestados pela mesma era no mínimo lastimável. Esperamos agora que o prometido (renovação da frota de trolébus) de fato se concretize e deixemos de ficar na promessa. Agora falta dar um jeito nas empresas restantes do CL4, a Zona Leste merece uma empresa que ofereça um mínimo de qualidade para prestar os serviços de transportes coletivos para os seus moradores, chega de sermos tratados como animais e carga.

  5. Felipe disse:

    Se o grupo ruas assumir os trolebus, pode esquecer, pois teremos os torinos, urbannus e ibrava virando sucatas n guido caloi!
    o grupo ruas deveria assumir as linhas da novo horizonte, himalaia diesel e as vans da transcooper. as linhas de troleibus deveriam de ficar com o grupo viação ABC

  6. Adeus sistema de trólebus em São Paulo..

  7. Bruno quintiliano disse:

    Com o grupo ruas eu duvido que melhore muito. a vip jabaquara é a campeã (entre as da UNISUL) em atrasos, descumprimentos de partidas, carros quebrados, sujos, com baratas, etc

  8. Bruno quintiliano disse:

    E Adamo, parabens por estar sempre atualizado.

  9. Antonio Scabim disse:

    Com o grupo Ruas assumindo, muitos acreditarão que os trólebus desaparecerão de São Paulo.
    Se por ventura isso vir a acontecer (eu particularmente, torço para que não), pelo menos gradativamente os ônibus a diesel venham a serem substituídos por veículos movidos a etanol ou híbridos.
    Mas fica a torcida para que os trólebus permaneçam e que se espalhem pelas oito áreas da Capital paulista.

    = LINHAS 1301 E 9300 COM TRÓLEBUS =

    Abraço!!!

  10. Felipe disse:

    as ONGs de proteção ao meio ambiente vão cair matando em cima se os troleibus sairem. é que na época da Marta as ONGs não cairam matando em cima pq elas não eram fortes! o grupo da metra deveria assumir as linhas trolebus e o ruas as linhas diesel.

  11. Jefferson disse:

    O que mais me chateia, é que, quem deveria sair do consórcio é a Cooper Novo Horizonte, essa sim não está nem aí para a população, carrega como se fossem bois , lamentável a prefeitura não tirar essa cooper, afinal , de que adianta termos uma empresa de verdade na zona leste ,sendo que a maioria das linhas e carros foram para os cooperados malditos, baita sacanagem a Himalaia cair sozinha….

    1. Felipe disse:

      O descredenciamento da himalaia é apenas o começo da reforma na área 4. Se a ação civil pública for julgada procedente (se ganha) td o CL4 será descredenciado. Li a petição do promotor e a tenho no meu pen drive.

  12. Anônimo disse:

    Situação muito difícil para a Prefeitura, com o monopólio aumentando e os problemas – inclusive do CL4 – ainda longe de serem resolvidos.

    Mas quem deixou a situação chegar a este ponto foram Governo e Prefeitura. A concessão é deles. Não há como transferir a responsabilidade. Simplesmente não é suficiente o que estão fazendo, nem o que estão prometendo fazer.

    Ao menos Jurandir Fernandes, que é bastante bem preparado, informado e conhecedor da situação foi a público reconhecer quem SEM OS ÔNIBUS NÃO DÁ. O que sugere MEDIDAS DRÁSTICAS, pelo menos a médio prazo.

  13. Felipe disse:

    A todos

    Muito criativo o vídeo acima. Ele deveria ser rodado nas eleições para a prefeitura do ano que vem, principalmente no horário eleitoral, para ver em quem votamos, em quem elegemos, para que nos próximos quatro anos tenhamos um transporte público de qualidade. O Kassab ta mais preocupado com o PSD do que com o CL4. Não podemos só culpar o prefeito, mas tbm esses inuteis vereadores com projetos de merda, assita o vídeo do programa CQC que o Danilo Gentili visita a câmara de vereadores http://www.youtube.com/watch?v=gN7HQnRkYB0. Tbm a culpa é desse monopólio de empresários que dominam os 9 sistemas da capital, bem como da SPTrans que não fiscaliza.

    Espero que o próximo Prefeito faça alguma coisa pelo transporte público!!! é lamentável a situação na ZL. Alías a capital toda o transporte está uma merda, não temos corredores de ônibus, não temos uma frota nova, temos empresas que são dominadas por mafiosos, mas o descredenciamento da himalia é só o começo, a NH pode cair tbm em breve!

    Valeu!!

    1. vagner disse:

      pra essa moça usar esse palavrão ai boa coisa ela não é o pior que nao dizem nada do grupo ruas que estorqui , os novos funcionarios que entram na empresa para motorista é obrigatorio pagar 5,000 reais cobrador 3,000 reais aonde esta a dignidade do funcionario ? gente se juntar todos não se aproveita nelhum sei que a situação é pessima mais , ea realidade de sp todas essas empresas nao ta nem ai qual eo objetivo deles é só grana e que se dane a população , resumindo isso nunca vai ter fim abraço !!

      1. adriano disse:

        concordo com vc vagner é bem assim mesmo dentro de uma das empresa do grupo ruas a VIA SUL TRANSP.

  14. ANONIMO disse:

    É MESMO, A CORDA SÓ ESTOURA PARA O LADO MAIS FRACO!

    FÁCIL D+ A HIMALAIA CAIR!

    CADÊ A 3221 QUE PAROU DE RODAR PRATICAMENTE?

    E A 4301 QUE VEIO SUBSTITUIR OS FRETADOS E A LINHA PRATICAMENTE NÃO EXISTE???

    E CADÊ AS 3748, 3747, 3091, 342X E TANTAS OUTRAS LINHAS DA ÁREA 4!!!

    E CADÊ OS ARTICULADOS NA 3539/31 QUE FOI PADRONIZADA COM ELES QUANDO CHEGARAM?

    A HIMALAIA TINHA QUE CAIR SIM, MAS NÃO SOZINHA!!! O MAIOR PROBLEMA É A NOVO HORIZONTE, NOVA ALIANÇA E TRANSCOOPER!

    NÃO ESQUEÇAM QUE O ENDEREÇO DA HAPPY PLAY, MEMBRO DO CL4 QUE NÃO OPERA MAS ROUBA GRANA, É UM TERRENO VAZIO DA TRANSCOOPER DA ZONA NORTE!!! A PODRIDÃO VAI BEM ALÉM DE QUALQUER COISA E A MÍDIA SÓ FALA DO MAIS FRACO!

    DÁ ATÉ DÓ DO FELIPE SANTOS NESSAS HORAS. SE F*** LEGAL.

    1. Felipe disse:

      Anonimo isso é só o começo!!! a NH e a HP serão as bolas da vez!!!

    2. o Felipe ficou com 30% das ações da Ambiental Trans.

  15. Vitor disse:

    Os trólebus não vão sair de circulação. Ele desativou a GBR e GSA pois na época a maior interessada na extinção do sistema era a Marta e para conseguir isso, não dava nenhuma condição de operação. Ocorriam várias quebras de rede por dia e a manutenção era mais cara do que a de um veículo comum, o que causavam um prejuízo enorme. Nenhum empresário opera no vermelho.
    Hoje a história é outra; ainda temos problemas com a rede? Sim nós temos, mas é um pouco menos do que antes e vai melhorar pois está em fase de licitação a contratação da empresa que irá modernizar a rede elétrica. E a manutenção desses novos veículos é bem mais barata do que os antigos de corrente contínua. Eu tenho esperança e arrisco a dizer que caso dê tudo certo neste começo de operação da Ambiental Trans, que o sistema pode ser expandido, primeiro para a 2001,2003 e 9300 pois já contam com rede e no futuro para as linhas 702Ps e 6500 (Expandir e VIP 7 3), pois o trólebus quando operado em grande quantidade é muito mais barato e não é necessário a troca do ônibus de 10 em 10 anos. A vida útil de um Trólebus é de 30 anos. O que ele gasta a mais agora, à longo prazo vai economizar no mínimo o dobro.

    Essa é a minha opinião.

    1. Felipe disse:

      Caramba Vitor!!!

      Vc me deixa mais aliviado, pos se a empresa chama “Ambiental Trans” por esse nome ela é bem sustentável. Eu tinha certeza que hoje a história seria outra! A Ambiental Trans deveria estar nas mãos do grupo METRA. Como disse isso é só o começo, a leste 4 td vai cair e o ruas vai assumir. Eu tenho certeza que a novo horizonte e a happy play vão ser as bolas da vez viu anônimo!!!

    2. Felipe disse:

      Se der certo quem sabe teremos de volta dos trólebus na GBR e GTA

    3. Felipe disse:

      Retificando GSA

    4. Saudosista disse:

      Vitor valeu seu comentário,sou um saudosista e sempre adorei Trolebus moro perto de onde passa a linha 2100 mas para dizer a verdade conheço todas e sinto saudades das linhas da rua augusta e da zona norte,tais como 107P – Mandaqui Pinheiros,107T – Tucuruvi Cid Universitaria
      Parque Peruche e Santa Terezinha,como vc mensionou espero que realmente voltem as Linhas 9300,2001, 2003 pois tenho saudades deste tempo,fique feliz ao saber que em breve a linha 2101 – Prç Silvio Romero,Prç da Sé estará de volta com trolebus pois vejo que já estão fazendo a manutenção na rede eletrica,pois achava que esta linha não fosse voltar mas ouvido comentarios e vendo a manutenção na rede ja deu um novo animo,ainda bem que na ocasião não foi instinta a primeira linha de trolebus que é a 408A – Machado de Assis Cardoso de Almeida,esta linha opera deste 1949 e tem historias,tambem temos as linhas 4112 e 4113 que vieram no ano seguinte e que operam até hoje,outras empresas deste grupo ruas poderiam tambem adquirir trolebus e operar não só estas linhas que foram extintas mas criarem outras em todas as regiões de São Paulo

  16. Vitor disse:

    É, espero que a NH caia logo também, para assim acabar com esses absurdos que ela comete. Porém sempre vai existir outro abutre, irmã da NH que é a Transcooper. Essa é difícil de abacar.

  17. tomara que tambem caiam cooperativas como a cooper pam. Desde a época que a Marta não teve coragem de varre-los do sistema, o Kassab tem dado cada vez mais espaço para esses perueiros fazerem o que querem. O serviço é péssimo e muitas vezes lembra os clandestinos.

  18. jorge disse:

    hoje eu vi um cobrador da Sambaiba com uma camisa vermelha e o logotipo da empreza na mesma, achei estranho ja que as camisas são azuis,so agora lendo as mensagens, é a primeira ves que entro, liguei uma coisa com a outra, sera que a samba vai ter seu quinhão la

  19. A Justiça está sendo feita lentamente disse:

    Agora falta descredenciar a Novo Horizonte e a Happy Play Tour. Descredenciar apenas a menor do Consórcio alivia um pouco a situação calamitosa que vem sofrendo o usuário de ônibus da area 4 mas não é tudo… Quem tem que cair fora logo é a Novo Horizonte principalmente por ter feito máfia na area 4, se apossado irregularmente de linhas e desativado tantas outras como a 312A-10, 342X-10, 3138-10, 3747-10, 3748-10, 3091-10 e destruído a 3759-10, 3221-10, 2296-10, 4301-10, 4208-10 e 3124-31, quantas pessoas não poderiam estar agora usando estas linhas? Mas não podem graças a máfia imunda criada pela Novo Horizonte na area 4.

  20. Felipe disse:

    é vitor a transcooper é peixe grande, ela é muito mais mafia do que a himalaia e NH, pois nela tem politicos envolvidos, o PCC, etc. ja tentaram acabar com a transcooper! unica que pode tomar o lugar dela é criando uma nova CMTC!
    ha vendo assistindo o video esse onibus mascarelo volvo roda da NH e faz a linha 309T, tava andando nele e é bem fraquinho! nem compara-o com os onibus da CAIO, BUSSCAR e Marcopolo!

    1. sem contar que eles duram muito menos. Aqui na zona sul, uns mascarello que a cooper pam comprou pra assumir as linhas da cooper authon em 2008 tão parecendo mais velhos que os da CAIO com mais ou menos 10 anos

  21. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Hummmmmmmmmmm que cheirinho bom.

    Mais uma PIZZA!

    Muito obrigado
    Paulo Gil

  22. Felipe disse:

    é vdd Bruno! andei neles e achei fraquinho, imagina se tive uns mascarelos versão trolebus? hauhauhau

    Isso é soh o começo de td, as empresas NH e HP serão descredenciadas em breve! a ZL ja tem tempos que o transporte é um lixo! hj esta pior do que na epoca niquini!

  23. ROBSON disse:

    ALGUEM SABE ME DIZER ,COMO VÃO FICAR OS FUNCIONARIOS DA HIMALAIA , OU VAMOS TOMAR MAIS UM BICA ……….?

  24. Pedro disse:

    Pessoal, tem que trocar a Novo Horizonte e similares da zona leste, e não so os donos, mas os onibus, fiscais de linha, motoristas e cobradores, so limpar o hambiente não resolve, os funcionários destas empresas carregam os habitos e a cultura dos patrões antigos, e principalmente uma faxina geral e absoluta na SPtrans, que não fiscaliza ninguem, e so acompanharem a fiscalização no Pq. Dom Pedro II, e o 156 e uma piada.

    1. FANTASMA disse:

      vc não sabe o que ta dizendo Sr PEDRO, se os funcionarios andassem de carrão do ano tivessem casa na praia, vc poderia dizer isso, mas na verdade muitos deles ou a maioria deles, ou melhor todos eles, estão la pra ganhar o pão de cada dia de suas familias, sendo humilhados, mau tratados e etc, se não tivesse essas pessoas la pra te transportar vc não teria do que reclamar não é?, saiba separar as coisas, vc ja viu os lixos que a NV dão pra estes profissionais trabalhar? eles não dirigem aquilo eles FAZEM MILAGRES, então presta atenção a quem se refirir pra ofender da proxima vez tabom Sr PEDRO………….

  25. Agnaldo disse:

    Até quem fim caiu a Himalaia agora só falta o restante do consórcio

  26. Eu creio que dias melhores virão, os trolebus serão renovados. O Ruas é o único que tem CACIFE para derrubar o Consórcio Leste 4. Mas pessoal, o Felipe ainda tem 30% de ações da Ambiental Trans, e com certeza se forem derrubar a NH, oferecerão algumas ações.

    Abs.

    1. Anônimo disse:

      É impressão minha ou os ônibus de São Paulo estão parecendo os morros do Rio de Janeiro?!

      Com esta história de “…Ruas vai derrubar CL4… Felipe não vai deixar…”.

      Cadê o Estado?

  27. Cesar Vieira disse:

    Obrigado Senhor, Nsa. Sra. de Fátima, minhas preces foram ouvidas.

    Só quem viaja nessas “aberrações” da Himalaia sabe o quanto está notícia é importante. E fico mais feliz sabendo que são meus patricios que vão operar na região.

    Quanto ao trólebus, temo acontecer mais para frente o que aconteceu com os trólebus da garagem do Brás (Expandir). Mas vamos aguardar.

  28. Felipe disse:

    Se houver o descredenciamento ja era Felipe e td CL4

  29. Felipe disse:

    E outra com a Ambiental Trans poderemos ter os 140 trolebus novos, a volta dos elétricos na Casa Verde e na linha 2100. os torino scania estão velhinhos e precisam sair de circulação e serem substituidos pelos novos caio! os torinos volvo da para rodar ainda uns 25 anos, e quem sabe de volta os trolebus neobus mega! Alguem tem noticia dos megas se eles foram à leilão???

  30. Fabio Bianco disse:

    A ÁREA 4 SÓ VAI MELHORAR QUANDO ELA ACABAR!!!!!!!!!!!!!!

    VIA SUL TEM QUE PEGAR TODAS AS LINHAS!!!!!!!!

  31. estou na consorcio nova horizonte ali e uma lavagem de dinheiro se eu faltar em um dia de trabalho descontam do meu vr mesmo levando atestado não temos 50% hora extra trabalhamos com ficha fechada ali somos humilhados tenho que trabalhar cade nossa pl ate agora ninguem pagou boca zequinha estão com a mala cheia e ai kassab até quando esta palhaçada vai tem que acabar com esta nova horizonte merecemos respeito o carro que trabalho 3539-10 carrega por dia 1000 passageiros não esta bom seus pilantras sera possivel que o novo
    prefeito vai ter fazer algo isso se tambem não se vender esperamos providencia

  32. perueiros disse:

    Pessoal,

    O mais intrigante nesta discussão é que era o Sr. Alexandre de Moraes que assinou o contrato do CL4 (NH, HIM e HP-fantasma) e não fiquem animados com a Ação Civil Publica, pois o MP sabendo que o mesmo estava dentro desta lama toda, sequer fez constar a Prefeitura no polo da ação. Assim, devemos cobrar tb do MP que medidas mais enérgicas sejam realizadas, independentemente do seu apadrinhamento.

    O transporte é mais sujo do que nós pensamos e infelizmente este dinheiro está chegando em nossas instituições, mas o POVO está de olho e vamos fazer barulho!

  33. JOAO BERNARDINO DOS SANTOS disse:

    SEM COMENTARIO SOMENTE AGUARDAR O QUE PODER OCORRER NESTA GRANDE MUDANCA ???????????????????????????????????????????????? ATE BREVE

  34. adriano disse:

    bem duvido que venha mudar com o grupo ruas.
    primeiro a via sul transporte também é do mesmo grupo porem olha as condições da empresa, ônibus no mesmo estado ou pior, partidas atrasadas, carros sujos e com baratas, e fora o descontentamento dos funcionarios ou seja despreparo dos funcionarios.

    o grupo ruas sera que é tudo isso mesmo q vc’s acha, bem eu acho que nao.

  35. Marcelo Clodoaldo disse:

    É a novo horizonte precisa melhorar e muito por exemplo carros velhos como 44830,831,833 entre outros os operadores sofrem com essas verdadeiras carroças ambulantes…outro dia tomei o onibus da linha 3539/51 o motorista coitado não sabia o fazer pra proporcionar uma viagem segura e rápida porem o carro 44830 não tinha a menor condição :coitados desses operadores:
    o ônibus vinha se arrastando quando chegou na subida dos têsteis até tartaruga passava e o motorista a merce dessas carroças…

  36. maria ester disse:

    eu gostaria de saber porque o onibus que jose bonifacio .belem esta demorando uma hora e dez minutos para passar no pontos da nagib farah maluf e virginia ferni esilvio barbini nesse itinerario esta demorando 1hora e 10 minutos para passar

  37. marcos disse:

    A verdade esta aparecendo, vamos ter uma pouco mais de calma, pois as investigações estão terminando e o Secretário (Alexandre de Moeas) que assinou o contrato do CL4 agora é advogado da Transcooper.

  38. Deco disse:

    O novo Prefeito não pode ser da gangue do PT e nem da podridão da situação PSDB E PSD,se não vai ficar do jeito que está,precisa fazer nova licitação para o transporte publico

  39. e eles tiraran a himalaia mas n tiraran o consorcio leste 4 não ai tiraran a himalaia foi injusto era so da uma segunda chanse

Deixe uma resposta para maria do rosárioCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading