FESTA DAS CRIANÇAS JÁ VIROU TRADIÇÃO EM RIO GRANDE DA SERRA

festa das crianças

Pátio da garagem da Viação Talismã, em Rio Grande da Serra. Ônibus deram lugar à centenas de crianças e pais e no lugar do diesel, muita comida, no lugar de mecânico, palhaços e artistas, em vez do barulho dos motores, muita música. Festa já é evento em Rio Grande da Serra. Foto: Adamo Bazani.

Festa da criança já é tradição em Rio Grande da Serra
Viação Talismã distribuiu sete mil brinquedos, centenas de quilos de lanches, promoveu shows e muita alegria a pais e crianças da cidade do ABC Paulista

ADAMO BAZANI – CBN

Toda empresa de ônibus cria um vínculo com a comunidade onde presta serviços. Isso é natural pelo tipo de atividade que desenvolve. Afinal, o ônibus está presente no dia a dia das pessoas, que vão com ele para o trabalho, para a escola, namorar, passear, ao médico entre outros destinos.
Mas em datas especiais, estes vínculos podem se estreitar ainda mais e virar amizade, parceria e cumplicidade que se reflete positivamente nos demais dias.
É o que faz a família responsável pela Viação Talismã, que presta serviços municipais em Rio Grande da Serra, no ABC.
Além de a família realizar sempre atividades de auxílio a pessoas carentes, todo o dia 12 de outubro é oferecida uma festa especial para a criançada, pais e amigos.
“Fazemos esta festa há cerca de 20 anos. Já virou tradição na cidade e vale muito a pena ver as crianças se divertindo. Muitas delas carentes, que já sofrem bastante no dia a dia, e nessa nossa festa, voltam a sorrir e esquecem as dificuldades delas e dos pais” – disse Edmilson Pereira, um dos responsáveis pela Talismã.
“A festa já virou evento em Rio Grande da Serra. Nem precisamos chamar a população. Todos já sabem que no dia 12 de outubro abrimos a garagem” – complementa.
Quando a reportagem do BLOG PONTO DE ÔNIBUS chegou nas proximidades da garagem já pode perceber a movimentação. Nem a garoa (chuva em alguns momentos), a baixa temperatura e a densa neblina, típicas de Rio Grande da Serra, que fica ao pé da Serra do Mar, tiravam o ânimo de crianças e adultos.
A visão da garagem era algo simples e ao mesmo tempo muito bonita. À frente da garagem, um braço de água para a Represa Billings, os ônibus que não estavam prestando serviços, parados ao redor, na rua calma da cidade. E no pátio, centenas de bexigas e crianças que faziam todo o tipo de brincadeira, embaladas por apresentações circenses, recheadas de música e uma simplicidade típica da inocência das crianças.
Além das barracas de cachorro quente, pastel e outras guloseimas, crianças (de qualquer idade, inclusive as que são crianças há 60 anos ou mais) um outro presente: um bolo de 16 metros de comprimento por 1,80 m de largura.

bolo gigante

Bolo de 16 metros foi um dos presentes da Viação Talismã para as crianças e familiares. Doce gigante foi feito com muita farinha, açúcar, confeites, mas acima de tudo com carinho e dedicação, como de Dona Vanda, que é grata pela família controladora da empresa ajudar no tratamento do filho que se livrou de um câncer. Foto: Adamo Bazani

Para a confecção do bolo gigante, muito creme, farinha, confeitos, mas acima de tudo bastante de carinho e pessoas dedicadas que passaram a madrugada do dia 11 para o 12 preparando o super doce e durante a festa não esboçavam o menor cansaço.
Uma das pessoas é Vanda Zangorini.
Em pé a festa toda e mostrando vitalidade, dona Vanda nem parecia que passou toda a madrugada fazendo o bolo gigante.
Além do amor pelas crianças, ela contou que tem um motivo mais que especial para ajudar a família que controla a Viação Talismã a realizar a festa.
“Em 1994, quase perdi meu filho para um câncer. Foi um dos momentos mais difíceis que enfrentei. Ele tinha um tumor ósseo e precisava de remédios caros por longo tempo. Sabendo do caso, a dona Sueli e o ‘seu’ Zezinho (fundadores do grupo de transportes) não tiveram dúvidas e me auxiliaram até o final do tratamento. Hoje meu filho é um adulto cheio de saúde. Para mim, ajudar nesta festa não é sacrifício, é gratidão” – disse Vanda.
Além de festa e diversão, a preocupação também foi passar valores justamente como os de dona Vanda, carinho, gratidão e respeito.
“É muito importante uma ação dessa e uma ótima oportunidade de colocar em prática a verdadeira caridade que é doar sem querer receber nada em troca. Aproveitamos para integrar as famílias e a família ainda é o caminho para uma sociedade melhor” – disse o padre Joaquim de Souza, responsável pela igreja em Rio Grande da Serra.
O religioso, que também é um apaixonado por música sertaneja, esbanjava disposição no evento, onde realizou uma ministração para as crianças, depois de ter celebrado missa e procissão de mais de 3 horas na cidade.
Ao todo, foram distribuídos cerca de 7 mil brinquedos para crianças carentes, que não teriam a oportunidade de ganhar nenhuma lembrança dos pais.
Boa parte da população de Rio Grande da Serra é carente. Dos sete municípios do ABC Paulista, Rio Grande da Serra é o menor e mais novo. A renda per capita, de acordo com dados da SEADE, Fundação Sistema Estadual de Análise de dados, é de 3,36 salários-mínimos, a mais baixa do ABC. A população é de 44 mil 669 pessoas. O orçamento do município para 2011 foi de R$ 49 milhões.
A cidade tem ares interioranos, mas sem deixar de ser Grande São Paulo.

Festa das crianças

Festa foi de família. E além de trabalhar no evento, repórter aproveitou e levou seus pais para passarem uma tarde diferente. Todos viraram crianças. Foto: Wilson Bazani

Parte do desenvolvimento de Rio Grande da Serra passa pela história da Pérola da Serra e depois Talismã, empresas da família. José Pereira e os filhos ajudaram a pavimentar ruas e até abrir novos bairros por onde os ônibus passam.
Até hoje, servindo em ruas de terra ou mal pavimentadas, a família sai com caminhão próprio tapar buracos ou consertar caminhos de terra.
“O vínculo com a empresa é tão grande que nem sofremos tanto problemas de assaltos e os passageiros nos ajudam sempre, com sugestões de horários e fiscalizando os serviços”- completa Edmilson que disse estar preparado para o 12 de outubro do ano que vem.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

7 comentários em FESTA DAS CRIANÇAS JÁ VIROU TRADIÇÃO EM RIO GRANDE DA SERRA

  1. Bom dia.

    Adamo, parabéns pela matéria !

    A ação da Talismã, da Leblon, mostra que é possível uma empresa de ônibus, fazer algo mais, não só pelo usuário, mas sim, pelo ser humano.

    Pequena para média, em termos de porte, a Talismã, também demonstra que as empresas deste TAMANHO, merecem respeito e admiração. Não é fácil ser funcionário, tampouco ser empresário.

    Adamo, você está parecendo um molequinho !!!

    Abraço.

  2. Fagner Wellington // 13 de outubro de 2011 às 13:50 // Responder

    muito legal a iniciativa! um exemplo para as outras empresas!

  3. Ué, virei criança onte também rsrsrssrsrs

  4. Amigos, boa noite

    Ainda bem que nem tudo esta perdido, ainda há no mundo
    pessoas e empresas de bom coração.

    PARABÉNS TALISMÃ

    E que este Talismã sempre lhes tragam BOAS NOVAS!

    Muito obrigado
    Paulo Gil

  5. José Hildebrando // 3 de maio de 2016 às 17:55 // Responder

    Essa Empresa é muito Abençoada tenho experiencia de 30 anos em transporte coletivo em outras empresas mas a Talismã me deixou saudades é um exemplo de empresa gostei muito de fazer parte do Quadro de Funcionários José Hildebrando.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: