CIDADE DE MAUÁ RECEBE ÔNIBUS NOVOS

VIAÇÃO CIDADE DE MAUÁ ÔNIBUS NOVO

Novo modelo de ônibus da Viação Cidade de Mauá. Nesta sexta-feira, dia 16 de setembro de 2011, a empresa entregou ao município 30 veículos novos. Foto: Adamo Bazani

ÔNIBUS NOVO VIAÇÃO CIDADE DE MAUÁ

Diretoria da Viação Cidade de Mauá reunida com autoridades. Da esquerda para a direita, Baltazar (filho), Oswaldo Dias (prefeito de Mauá), Renato Moreira dos Santos (secretario de Mobilidade Urbano), Dierly Sousa e Dayse Balatzar. Foto: Adamo Bazani.

Viação Cidade de Mauá entrega 30 ônibus novos
Veículos são acessíveis e possuem motores eletrônicos. Gerente da empresa afirma que serão realizados treinamentos para os motoristas lidarem melhor com portadores de necessidades especiais. Cidade vai ganhar mais um sistema de linhas tronco alimentadas
ADAMO BAZANI – CBN
“O município de Mauá possui agora uma das frotas de ônibus mais novas do ABC Paulista e isso representa uma evolução diante do que eram os transportes na cidade”.
A declaração é do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, feita durante a apresentação de mais 30 ônibus novos para o sistema municipal.

ÔNIBUS NOVO DA VIAÇÃO CIDADE DE MAUÁ

Ônibus novos da cidade de Mauá possuem equipamentos de acessibilidade e segurança. Elevadores e espaços para cadeira de rodas, espaço para cão guia acompanhante de portador de limitação visual, balaústres em relevo, maior distância entre os bancos, saídas de emergência mais facilitadas e motores eletrônicos fazem parte das normas modernas seguidas pelos veículos. Foto: Adamo Bazani

Todos estes ônibus, apresentados no Paço da Prefeitura foram entregues pela Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Sousa, e devem entrar em operação já na próxima semana.
“Com a entrega destes ônibus, Mauá agora conta com 85% de sua frota com veículos novos. No ano passado, a empresa do lote 02 (Grupo Leblon Transporte Ltda) começou a operar com todos os ônibus zero quilômetro. A empresa do lote 01 (Viação Cidade de Mauá) estava renovando aos poucos e agora houve um avanço” – disse o Secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos.
Com a renovação da frota, os ônibus também têm se tornado mais acessíveis na cidade.
“Toda a frota do lote 02 e agora a maior parte dos ônibus do lote 01 possui elevadores e espaço para cadeira de rodas, além de área especial para cão-guia acompanhante de portadores com limitações visuais, balaústres especiais com alto relevo, mais espaço entre os bancos. Hoje os ônibus de Mauá são acessíveis e também mais confortáveis” – completou Renato.
Acessibilidade é um dos pontos que mais recebem atenção da diretora da Viação Cidade de Mauá, Dayse Baltazar, filha do fundador do grupo, Baltazar José de Sousa.
Ela precisa de uma cadeira de rodas para se locomover e sente a realidade dos portadores de necessidades especiais.
“É uma sensação muito boa entregar estes ônibus com elevadores e todos os equipamentos de acessibilidade.Há um tempo, pessoas na minha condição não se viam no mercado de trabalho, nas escolas, circulando pelas cidades. Mas este direito é garantido por lei. O portador de deficiência é um cidadão que deve estar inserido no dia a dia das cidades, na economia, na educação, no lazer.” – afirma Dayse Baltazar.
A executiva disse ainda que os motoristas e cobradores da Viação Cidade de Mauá receberão treinamento para operarem os novos equipamentos de acessibilidade e também para atenderem aos portadores de necessidades especiais de maneira mais humana.
“O trabalho nos transportes deve ser com amor. Todos os passageiros merecem atenção, mas o portador de deficiência necessita de um carinho especial” – complementou Dayse.

MAIS SISTEMA TRONCO -A LIMENTADOR E LINHA EXPRESSA.
O prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, afirmou que os sistemas de transportes da cidade têm mudado, não apenas na questão de renovação de frota, mas da operação e reorganização das linhas.
No dia 23 de junho de 2011, a região do Jardim Zaíra, uma das localidades com maior número de população de Mauá, recebeu um sistema tronco-alientador.
Em vez de vários ônibus de linhas diferentes seguirem sem a lotação completa para o centro da cidade, causando congestionamento e poluição nas ruas mais movimentadas, um menor número de veículos grandes, como articulados, recebe a mesma quantidade de passageiros transportada por diversos ônibus.
Ao mesmo tempo, os ônibus menores que antes iam até a região central e voltavam, em demorados trajetos por causa do trânsito e excessivas paradas, conseguem fazer mais viagens dentro dos bairros, diminuindo o tempo de espera nos pontos.
Estes ônibus levam os passageiros até um terminal de integração, na área principal do bairro, de onde eles são transferidos gratuitamente para os ônibus de porte maior.
O sistema, que já funciona com o Grupo Leblon, no Zaíra, deve ser implantado na próxima semana na região do Itapeva.
No entanto, apenas uma linha do terminal será do estilo semi-expressa. Hoje, para a região do Zaíra, nos horários de pico funciona a linha expressa 356 que liga o Terminal de Integração do Zaíra até o Terminal Central de Mauá sem nenhuma parada. Isso reduziu o tempo de viagem entre os dois terminais em mais da metade.
A linha que servirá o Terminal Itapeva será semi-expressa. Ela fará o eixo da Avenida Barão de Mauá e terá uma parada no Jardim Maringá, bairro de alta demanda.
A linha será alimentada por ônibus que vão seguir do Terminal Itapeva para o Jardim Camargo.
Por enquanto, o Terminal Itapeva só receberá este sistema tronco-alimentador, que terá uma plataforma especial, com o objetivo de evitar evasão de receitas e confusão no passageiro.
Com o tempo e a adaptação dos usuários, mais linhas podem operar dessa forma na região do Jardim Itapeva.
A prefeitura de Mauá deve nos próximos meses anunciar o recapeamento das principais ruas e avenidas, o que inclui trajetos de ônibus.
A cidade deve receber também duas linhas interbairros, que ligam vilas sem a necessidade de passar pelo centro e outros 17 ônibus novos.
Atualmente, Mauá conta também com sistema de monitoramento por GPS que, além de auxiliar o poder público e as empresas na fiscalização do sistema, informa os passageiros pela internet sobre a localização dos ônibus e os horários que eles devem passar pelos pontos da cidade.
OS ÔNIBUS:

ÔNIBUS NOVO VIAÇÃO CIDADE DE MAUÁ

Ônibus modelo Mascarello GranVia, Mercedes Benz OF 1722 M, faz parte da renovação da Viação de Cidade de Mauá. Veículo já ostenta nova pintura que deve ser padrão no município. Foto: Adamo Bazani.

Os veículos apresentados nesta sexta-feira, 16 de setembro de 2011, possuem elevadores para cadeira de rodas, espaço para cão guia acompanhante de portadores de limitações visuais, balaústres em relevo também para quem possui limitação visual, maior espaço entre os bancos, que são estofados e anatômicos, com encostos mais altos.
Saídas de emergência e alertas sobre eventuais problemas de operação no painel do motorista, além de faixas refletivas ao longo da lataria seguem as mais novas normas de acessibilidade e segurança impostas pelos órgãos de normatização.
O motor é eletrônico e segue os parâmetros de emissão de poluentes Euro III. A localização do motor é na parte dianteira do ônibus.
O modelo do chassi é OF 1722 M, da Mercedes Benz, e a carroceria é produzida pela empresa Mascarello, de Cascavel, no Paraná, modelo Gran Via.
Os modelos já ostentam a pintura que deve ser padrão em toda a frota de Mauá.
A idade média de toda a frota de Mauá, contando com os ônibus da Leblon e da Viação Cidade de Mauá, foi reduzida para 3,3 anos, abaixo dos 05 anos exigidos pelo contrato de licitação.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

27 comentários em CIDADE DE MAUÁ RECEBE ÔNIBUS NOVOS

  1. Não da para negar que é um avanço, em se tratando de empresas do Grupo Baltazar…

    Em tempo, na região do Zaira, onde tem (ou tinha) uma garagem do grupo em um grande terreno, tem uma rua chamada Dayse, em homenagem à filha do Balta, que é diretora do grupo…

  2. Ter ônibus novos é bom. Mas a viação cidade de mauá poderia ter vergonha na cara e limpar os ônibus de vez enquando. A sujeira que se encontra nesses ônibus não é somente a produzida pelos usuários, mas pela manutenção também. O que tem de dedo sujo de graxa em ônibus por aí não tá fácil.

  3. Agora so vai faltar essas linhas interbairros que serão criadas não serem desmanchada, como o B1071, B1081, B7121 e o B4111. Aliás, a numeração do itinerário tinha de padronizar…
    Mas a VCM está de parabéns… Confesso!
    Ah, falta também sair a reforma do Terminal de Mauá… tá precisando muito!

  4. Amigos, boa noite

    Viva a concorrência.

    SALVE LEBLON !

    Grato
    Paulo Gil

    • Realmente Paulo. A concorrência é fundamental para a melhoria de qualquer serviço. Mesmo a Leblon não fazendo as linhas da Cidade e vice e versa, há pontos que inevitavelmente as duas se convergem. Além disso, quando existia um grupo só em operação, a Prefeitura não tinha parâmetros comparativos para cobrar.
      Todos ganham.
      O que me deixa insatisfeito com a administração de Oswaldo Dias é a padronização de pintura. UM JOGO POLÍTICVO, POIS ELES QUEREM PASSAR A IMPRESSÃO QUE OS INVESTIMENTOS FGORAM DA PREFEITURA, quando não é verdade total isso. Além do mais, comn duas pinturas diferentes, a POPULAÇÃO PODE SABER IDENTIFICAR MELHOR OS VEÍCULOS QUE SERVEM SUAS LINHAS E CONTINUAR A TÃO IMPORTANTE COMPARAÇÃO
      Adamo Bazani

      • Adamo, boa noite.

        Legal.

        Quanto a padronização da pintura, isto é prova de mentalidade tacanha.

        Não são as cores e os logoos “das prefeituras no Buzão” que irão dizer se o serviço prestado será bom ou não.

        Um dia eles aprendem!

        Grato
        Paulo Gil

      • Gustavo Cunha // 19 de setembro de 2011 às 01:03 //

        Boa noite Adamo !

        Concordo com você !!!

        Abçs.

  5. Está de parabéns a admistração do Oswaldo em relação às adequações do transporte coletivo. Uma cidade como a nossa precisava disso a muito tempo.
    Que venha agora o recapeamento das avenidas!

  6. PARABÉNS A VIAÇÃO CIDADE DE MAUÁ POR MAIS ESTA AQUISIÇÃO, os veículos são lindos, além de ter assentos confortaveis !!!!!!!!!!!!

    • DEVIAM VIM DESTE PARA SOROCABA AS EMPRESAS EMERGENCIAS TROXERAM MTOS COMIL SVELTO DA VOLKS E MERCEDES .AGORA A CS BRASIL Q VAI FICAR FIXA NA CIDADE ENVES DE TRAZER NOVAS CARROCERIAS VAI COLOCAR OS COMIL DE NOVO VOLKS SCANIA.SAO 188 DESSES E MTO COMIL NE AMIGOS

  7. Realmente temos que comemorar este grande avanço na nossa cidade,
    nunca tinha visto tal melhoria. VCM e prefeitura de parabéns.

    Adamo, no vídeo, no final dele você questionou o prefeito em relação
    a reforma do ternimal, mas o vídeo termina neste ponto.
    Qual foi a resposta dada por ele?

    Abraços e parabéns pela matéria

  8. Mascarello tá por todo o canto.

  9. ter onibus bom em maua sim mais naum sem o nome da cidade ?
    ficaria melhor se no nome fosse grande maua é a sua cidade cuide bem dela ?
    tipo igual ta escrito nos onibus de ribeirão pires

  10. Logo logo vem + 20 o KM p/ VCM !!!!!!

  11. Parabéns viação cidade de mauá

  12. barão x leblon qual e a melhor?

    • experimenta abrir uma reclamação na empresa vcm affi …
      agora a leblon uma simples reclamação a empresa ja da retorno de imediato esta é a diferença a leblon respeita o consumidor

  13. a viação cidade de mauá tem que comprar mais ou menos um 20 caios apaches vip2

  14. leblon entrou para melhorar a cidade e a cada dia tem mostrado que chegou para ficar .
    alguem já viu um motorista de algun onibus descer de um onibus para atravessar um cego na rua, pois vi isso e nunca vou esquecer disso no zaira tem um grupo de cego que estava no onibus deceram e o motoriata desceu para atravesa -los isso realmente foi muito lindo e todos os motoristas estao de parabens pelo seus trabalhos

  15. É! eu tambem fiz parte destes avanços, infelismente por motivos de força maior não pude continuar para ver o resultado de perto, Mauá está de parabéns juntamente com sua população merecedora de um bom serviço de transporte de qualidade; Parabéns Prefeito Oswaldo Dias e os Empresários que estão acompanhando e atendendo as demandas que vem sugindo em nossa querida Mauá.

  16. What is choose. 127 bus Right next driver.

  17. você estudou comigo no colégio acadêmico…lembra?? morou em são francisco – niterói….na época andávamos de kart e fapinha…lembro de você e sua irmã….um grande abraço….

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: