PÁSSARO MARRON É TRANSFERIDA NESTA QUINTA-FEIRA PARA CONSTANTINO
Publicado em: 1 de setembro de 2011
Grupo Constantino oficializa a compra da Pássaro Marron
Negócio foi estimado em cerca de R$ 400 milhões e transferência ocorre nesta quinta-feira
ADAMO BAZANI – CBN
O que era já assunto no meio dos transportes por ônibus, agora foi oficializado. A família Constantino declarou que comprou a Empresa Pássaro Marron, maior companhia de transporte de passageiros do Vale do Paraíba, no Interior de São Paulo.
A Empresa serve a mais de 50 cidades com diversos tipos de categorias e atende a mais de 20 milhões de passageiros por ano.
O negócio foi estimado em R$ 400 milhões de reais e a transferência, acertada na semana passada, deve ser concretizada nesta quinta-feira, dia 1º de setembro de 2011.
A Família Constantino tem como o empresário mais antigo Constantino de Oliveira, Nenê Constantino. Além de controlar a empresa aérea Gol, que anunciou este ano a compra da concorrente Webjet, mantém diversas empresas de ônibus pelo Brasil, muitas, a exemplo da Pássaro Marron, que foram mantidas por outras famílias tradicionais, como a Breda.
O Grupo Serveng, com integrantes da família Soares Penido, tradicional na empresa, continua a operar a Airport Service, que faz os serviços de ônibus a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.
A Empresa de Ônibus Pássaro Marron foi fundada em 1935 pelos portugueses Affonso José Teixeira e Affonso de Carvalho Teixeira, quando se chamava Pássaro azul. O nome Marron veio depois de os ônibus serem apelidados desta cor pelo fato de ficarem sujos de terra por conta das estradas sem pavimento que enfrentavam. A empresa foi comprada por Pelerson Soares Penido em 1977, que desde 1954 era dono da Viação São Jorge.
O acordo entre a TAM e a Pássaro Marron de venda de passagens e integração de rotas deve acabar, justamente pela empresa de ônibus ter sido adquirida pelo transportador aéreo concorrente da TAM.
O acordo deve continuar com os ônibus da Airport Service.
A empresa Litorânea, do mesmo grupo da Pássaro Marron, também foi comprada pela família Constantino.
Pássaro Marron e Litorânea somam 472 ônibus.
A aprovação da compra ainda vai depender da análise de órgãos federais econômicos e de transportes, que vão analisar, entre outros fatores, possível concentração de mercado em algumas regiões, principalmente no Vale do Paraíba.
A negociação ocorreu pelo Grupo Comporte, da Família Constantino.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em Transportes
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Continua a corrida do ouro ,visando à licitação das linhas Rodoviarias de 2012, depois de não ter conseguido comprar a Expresso , agora foi a Marron a bola da vez dos Constatinos ,por valor semelhante ao da Garcia , me pergunto qual sera a próxima dos Constantinos ?.
E eu que pensei que veria ainda Marron hostentando carros novos ,e dando folego para Busscar,é uma pena mas foi apenas um sonho ,mas pelo jeito a Busscar vai mesmo abrir o bico , e a Marron voltara a ter Marcopolo muito em breve.
Parabens pela materia Adamo forte abraço.
Mais uma que será totalmente descaracterizada, a exemplo do que já ocorreu com a Cometa, a Breda e tantas outras. Que pena que as tradições sejam apagadas e destruidas neste país!
Um grande abraço.
Roberto Zulkiewicz
Mais uma empresa tradicional sendo absorvida por um grande grupo ou holding, estamos de fato dando adeus á história do empreendedorismo rodoviaria nacional? O que vemos hoje é de fato é que com o desaparecimento dos fundadores e empresas tradicionais seus herdeiros não dão prosseguimento nos negócios e acabam se rendendo aos interesses dos grandes, nada contra, o problema é saber se os passageiros serão beneficiados com isso, pois é sabido que empresas tradicionais mantinham linhas em localidades pequenas e que de certo modo nãp geravam lucros altos, mas mantinham as linhas para atender as comunidades dessas pequenas cidades, os grandes grupos quando assumem empresas e rotas fazem questão de eliminar o que não dá lucro ficando apenas com o “filé”. Ai alguém pode dizer Roberto a nova licitação da ANTT prevê esse tipo de atendimento que você citou, sim prevê mas como será isso na pratica? Como a ARTESP está cuidando disto? Vamos aguardar e acompanhar pra ver no que vai dar isto. Forte abraço
Que pena uma grande empresa ,que pode ser apagado uma grande historia do Vale do Paraiba e do nosso Brasil
Amigos,
Para os saudosistas, a esperança e que talvez o novo proprietário faça retornar as cores originais da Passaro MARROM, que foi trocada pelo Vermelho quando da compra pela Viação São Jorge.
Amigos,
não tinha menor idéia que as coisas para o Pássaro Marron poderiam se dirigir para uma solução como essa. Confirmado o negócio estará confirmado que o Poder Político e o Poder Econômico pouco se importam com o cidadão quando este é um passageiro! Saudações a todos os comentaristas que me precederam pela qualidade dos mesmos, em espcial a Roberto Zulkiewicz a quem muit respeito. Abraços.
Amigos, boa noite
Previsível; e como li num parachoque de caminhão:
“NA ESTRADA DA VIDA NÃO HÁ RETORNO”
E isto é uma tendência ou porque não dizer uma rotina daqui pra frete.
Quando eu digo que só terão vez grandes grupos, há pessoas que interpretam
de outra maneira.
Nem pinturas são presevadas, como exemplo cito a Manioel Rodrigues; onde os novos controladores nem respeitaram as cores origianis e ainda por cima encheram de flores,
Mas é isso ai, é bom todos nós irmos nos acostumando..
Muito obrigado
Paulo Gil,
Muito obrigado
às vezes é preciso sacrificar uma parte da história,
para melhorar o presente.
Espero que isso aconteça com a venda da Pássaro Marrom
Acontece que o Nene Constantino ,vai monopolizar o mercado de transporte e fazer como o Antonio Ermirio no mercado de cimento ou como a Santista no mercado do trigo ou como a Globo nas comunicações e assim controrlar os preços e o que mais, interessa a êles o mercado do sálario baixo.DER,Artesp nos caso dos transportes são do govêrno e o Nene “compra” a todos ou vocês acham que ai não tem passagens de graça pra ninguem. Essa gente não vale nada, êles estão acabando com a Reunidas de Araçatuba o Nene pois a filha dele pra tomar conta da Reunidas e ela mal sabe lavar as “calcinhas” quanto mais gerenciar uma empresa.
vc não tem conhecimento quanto a situação da reunidas, pois pelo que circula o sr. Nene não participa da Administração desta empresa.
Lamentações a parte … vocês andam de ônibus ???
Essa empresa opera as linhas que entram e saem do vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira em regime de monopólio, ditando horários e tarifas.
Santo absurdo pra fazer uma viagem de S. José pra Sto Antonio do Pinhal (+/- 60Km) vc é obrigado a comprar passagem de S. José até Paraisópolis/MG (+/- 100km).
Esse é o tal atendimento a pequenas localidades, que não dá lucro ?
Lamentável mesmo é que essa situação deve piorar e não melhorar com esse negócio.
infelismente esse grupo costantino comprou a passaro marrom e´ uma pena uma empresa tão conhecida cair nas mãos desses oportunistas a qualidade e prestação de serviço não serão mais o mesmo infelismente e´ o brasil manda quem pode obedece quem tem juizo….
É uma pena ver a Pássaro Marron e a Litorânea ser vendida espero que o grupo Comporte mantenha as cores da Pássaro Marron já que é uma tradição meu medo é transformar tudo em Breda assim como aconteceu com a Expresso Brasileiro que virou tudo Cometa como uma empresa com mais de 70 anos no mercado pode terminar assim estarei aqui na torcida para que suas cores continue assim como o nome Pássaro Marron
Amigo Adilson
A Expresso Brasileiro continua ativa mas ela só faz a linha São Paulo-Rio, as linhas da baixada foram transferidas para a EVC.
Abraços
Marcos galesi
BOA TARDE AMIGO
AQUI EM SÃO BERNARDO AS LINHAS SÃO BERNARDO X PRAIA GRANDE E SÃO BERNARDO APARECIDA VIA MOGI FORAM PASSADAS PARA A V.COMETA MAS É BOM SABER QUE ELA CONTINUA SÃO PAULO-RIO POIS ACHO LINDA AS CORES DO CARRO E A BANDEIRA DO BRASIL NA TRASEIRA OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO POIS REALMENTE NÃO ESTAVA SABENDO ACHEI QUE ERA O FIM DA EXPRESSO BRASILEIRO
espero que seja melho oos onibus da 1000 e um. e continue com o mesmo nome desde aprender a falar eu ja dizia passarom marrom
o grupo do sr nene constantino ( comporte s.a) tem varias empresas no rol de transportes como breda / reunidas paulista / empresa cruz / viaçao piracicabana / sao paulo sao pedro / rapido sao paulo / princesa do norte / manoel rodrigues / itamarati /expresso uniao , sociedades com os parentes ,(iac part. s/a) e (max part. s/a) e (grupo p.v.) empresas espalhadas por varias cidades brasileiras.
A passaro ja atrasava as saidas do tiete, imagino como devera ficar agora então sobe o novo dominio.
Infelismente cada dia será pior para o transporte no brasil.
Um absurdo pagar R$ 35,00 de São Paulo à Aparecida.
Quem perdi, com isso nao e so a historia, mas sim quem faz parte da historia, os funcionarios da empresa, pois o grupo do constantino e explorador do trabalhador, sem falar nos calotes, por exemplo os funcionarios da viaçao cidade tiradentes, antiga Fioravante em Sao Paulo e outras mais que ele fechou pra montar a Gol e nao pagou ninguem !!!
Absurdo é pagar R$35,00 do Tietê ao aeroporto de Guarulhos……!
Sou usuária da Passaro Marrom e espero melhoras no serviço, horarios, etc. Sr Pelerson Penido faleceu deixando uma grande hist´ria. Agora, vamos adiante com a vida, com negocios, com tudo. Olhar pra frente sem se chatear com o passado, que naõ volta. Abraços e sucessos a familia Constantino!
Sou motorista de onibus ! e sei que a Passaro Marrom é so mais uma para contribuir com o monopolio do sr nene constantino assim como ele ha outros grupos que não da valor aos seus motorista , eles se esquecem que sem o Proficional do volante (ou seja ! sem o Motorista ) as grandes empresas deles nao tem tanto valor assim, onibus parado nao da lucro .e enquanto se ouvir falar destes grandes Monopolizador do transporte de onibus rodoviario e coletivo urbano ,o Motorista tera cada vez menos valor e uma profissão tao bonita estara escorrendo por ralo abaixo .espero que no futuro empresas de uma tradiçao tão bonita não venha ter o mesmo fim que a Passaro Marrom ,Manoel Rodrigue,Cometa e outras que perderam a tradiçao dos seu fudadores.e para finalizar espero que os senhores esmpresario ou seja, TUBABÔES do transportes doutrine essas cambada de ignorantes que voces poe para mandar nas vossas empresas enssine a ele que o SALARIO gordo que eles ganham depende somente do proficional que arrisca suas vidas nas grandes rodovias e nos grandes centros dirigindo ,transportando vidas .Sres Empresarios valorize mais os vossos MOTORISTAS para que ele trabalhe mais satisfeito . Obrigado e passar bem!
Olá motorista. eu faço parte da empresa Cruz de Transporte de Araraquara, e por meio deste email quero confirmar, o quanto nós somos menosprezados por esse grupo, o qual não valoriza seus funcionários e paga uma miséria de salário.A empresa Cruz faz parte do grupo de Constatino.
ISSO É DESASTROSO AQUELE SANGUINARIO DO CONSTANTINO COMPRAR UMA EMPRESA MARAVILHOSA COMO A PASSARO MARRON………ESPERO KI QUEM SABE UM DIA COMPREM PELO MENOS ALGUNS BUSSCAR ….PQ PARA O URBANO NINGUEM MERECE MARCOPOLO!!!!!
Eu sou usuário dos serviços da Litorânea, mais especificamente na linha de São Paulo (Tietê) para Ubatuba/SP. O valor da passagem é absurdo! Sâo R$ 53,30 de São Paulo pra Ubatuba e R$ 51,75 de Ubatuba pra São Paulo. Os ônibus são apertados. (Eu tenho 1,83 de altura e quando a pessoa da poltrona da frente deita, não cabem minhas pernas). Sempre pego o ônibus das 17h10 de Ubatuba pra São Paulo e nunca sai no horário, sempre atrasa 10 min. A esperança é que mude para melhor o serviço!
celio sjc oi td bem . oque aconteceu com passaro marron . mesma acontaceu com sadia s a .
Eu que pensava que concessão publica não era vendida, teria que voltar para o Estado e ser feita uma licitação das linhas, pois os donos somos nós que pagamos os impostos. Será que ninguém pode verificar esta transação. Vamos continuar sendo lesados.
Que pena a Pássaro Marron foi vendida. Maldito seja quem comprou a Empresa. A Empresa devia ser controlada pela Família Penido. O povo está sendo muito explorado pelos preços absurdos da passagem. Os palácios caem, os impérios desintegram, so Deus permanece na Soberania, Ela há de cair
TEMOS QUE PARABENIZAR ESTE SR QUE DA EMPREGO A TANTAS FAMILIA
Mas que poderiam pagar um pouco melhor seus motoristas para que sustentem dignamente suas famílias por quê seus filhos tem que comer, se estão doente tem que comprar remédio e para desestressar um lazer com toda a família. Todos pedem somente um salário justo nada mais.
hoje fui até a unidade de são josé dos campos sp para deixar um curriculo como sempre fasso, pois tinha uma imensa adimiração pela empresa., e falei com um senhor que me atendeu cujo o nome eu não sei e lhe falei que a tempos que venho deixando curriculos na mesma e que nunca tinha tido retorno e ainda lhe disse: será porque, será que tem algo que me desabone, será que tem alguma coisa que eu possa faser para melhorar o meu perfil para que eu possa faser parte do quadro de funcionarios? e ele não soube me responder e só disse que isso seria somente com a picicologa e que a mesma não se encontrava na unidade de sjc. agrdeci e sai ao atravessar a rua ( cerca de uns 200 mts) uma outra pessoa deu um grito me chamndo para que voutase a empresa. eu no mesmo instante, pretativo retornei as pressas quem sabe o que ele queria comigo? ele então se dirigiu a mim e disse: já que trouxe varios curriculos então leva este com você! por alguns instantes fiquei observando ele para lhe dar uma resposta a altura, mas só lhe perguntei seu nome, e ele disse que era ADOUFO.eu lhe agradeci e sai dali sem nada diser subi toda a rua e só pensava em voltar lá e faselo engolir a sua arrogancia mais não sei se por educação ou pena em ver o desequilibrio de um encarregadode uma empresa de nome no mercado de transporte de pessoas com certificados e mais certificados, com lindos carros e um nome a selar eu só liguei e o desacatei! meu tel é (012) 8860-0103 e moro em são josé dos campos aguarto o retorno de alguén que possa falar comigo, e que tenha respeito por colaboradores! meu sonho de pertencer ao quadro de funcionarios já não existe mais. mais fica a indiguinação de ter sido demitido pelo encarregado ADOLFO mesmo antes de ter sido contratado. pesso urgencia no retorno pois não quero faser justiça com minhas mãos e colocar no livro da hestória da empresa um capitulo onde não viverão felises para sempre!
oi amigo ja trabalhei na passaro marron ,fiquei triste quando mim dispensaram eu gostava muito de trabalhar no grupo,fiz boas amizades .MAIS SE VC QUE FAZE PARTE DO GRUPO NAO DESISTA POIS DEUS E CONTINGO OS HUMILHADOS SERAO EXALTADOS FICA EM PAZ,BOA SORTE. UM ABRAÇO,ADRIANA DE CAMPINAS…………
A Passaro Marron sempre foi uma otima empresa ,nos da Niltel fizermos parte prestando serviços te telecominucaçao dando manutençao no PABX Cameras e na Parte de Infra estrutura parabens aos novos donos muito força e boa sorte abraço da equipe Niltel.
bom gente, depois da compra da Expresso itamarati, melhorou muito a qualidade da viajem, os carros tbm super confortaveis, tenho visto alguns da passaro, realmente a pintura ta muito mais bonita…
A PASSARO MARRON E A LITORANEA ,JA NAO SAO MAIS AS MESMAS EVOLUI COMO A FAMILIA CONSTANTINO ,COMPRANDO CARROS NOVOS,MUDANDO TUDO…..PARABENS SR NENE CONSTANTINO,QUE EM 2013 O SR COMPRE A 1001 QUE ESTA UMA MERDA..
A empresa Pássaro Marron faz parte de minhas lembranças de infância.Tantas viagens que eu fiz em seus carros.Morei ao lado da garagem da Pássaro Marron.,em S.José dos Campos.Hoje, a Marron, com seus ônibus e cores está muito bonita.Os seus novos proprietários ,Grupo Constantino, já provou que entende de transportes.;Vida longa à Pássaro Marron.Tenho certeza que um dia algum publicitário ou criador de imagens fará uso do antigo logotipo da empresa, que era oval, com o pássaro no meio,tudo modernizado.
Pergunto ao Adamo Basani: O grupo Constantino esta participando da licitação do transporte coletivo da Cidade de São Paulo em 2015?
Ainda não é possível saber jpa que o edital não foi publicado