ÔNIBUS NOVO, LINHA EXPRESSA E MAIS HORÁRIOS EM PALMAS

ÔNIBUS NOVOS EM PALMAS

Palmas, em Tocantins, vai receber 26 ônibus novos até o dia 15 de setembro. A renovação da frota faz parte de um acordo entre o Seturb, sindicato das viações, e a Prefeitura, para o aumento da tarifa de ônibus, e também contempla a criação de mais 122 horários e a criação de uma linha expressa para diminuir a lotação e o tempo de viagem do sistema. As empresas que terão os ônibus novos são: Miracema, Via Capi e Palmas. Foto: Prefeitura de Palmas.

Palmas recebe 26 ônibus novos e ganha Linha Expressa
Além disso, sistema terá o acréscimo de 122 horários durante os dias úteis

ADAMO BAZANI – CBN

Necessitando de inovações no sistema municipal por ônibus, Palmas, no Tocantins, vai receber até o dia 15 de setembro, 26 ônibus zero quilômetro.
A maior parte dos veículos será do modelo Caio Apache Vip sobre chassi Mercedes Benz.
Todos os ônibus seguem as atuais normas de acessibilidade, conforto e segurança.
Os motores são eletrônicos dentro dos padrões de emissão de poluição Euro III. Os veículos apresentam elevadores para portadores de necessidades especiais, espaço para cadeira de rodas, cão guia, espaço maior entre os bancos e no corredor, assentos especiais demarcados para obesos e para deficientes, gestantes e idosos, além de oferecerem sistemas de ventilação, saídas de emergências mais fáceis de serem acionadas e faixas refletivas na lataria para melhor visualização na parte da noite.
Já nesta terça-feira, dia 30 de agosto de 2011 serão apresentados 21 dos 26 ônibus novos às 8 horas da manhã no Paço Municipal de Palmas, de onde os veículos vão seguir em desfile até a região de Taquaratto.
Do total de ônibus comprados, 21 são da empresa Miracema, quatro veículos pertencem à Via Capi e um ônibus é da Empresa Palmas.
Os ônibus da Via Capi devem ser entregues até o dia 15 de setembro.
As empresas investiram R$ 7 milhões para a compra dos ônibus.
A renovação da frota faz parte de um acordo assinado no dia 11 de julho entre o Seturb (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Palmas) e o Conselho Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas para o reajuste da tarifa.
Uma solução que já é adotada há muito tempo em cidades como Curitiba, e recentemente em outras como Mauá, na Grande São Paulo, também fará parte das inovações dos transportes de Palmas, Tocantins. Será criada uma Linha Expressa, que vai parara apenas em estações. O serviço começa a funcionar nesta quara-feira, doa 31 de agosto.
O objetivo é distribuir melhor a lotação dos ônibus (as pessoas que não usam os terminas podem pegar os ônibus convencionais) e principalmente diminuir o tempo de viagem.
Nos horários de pico, a linha expressa terá intervalos de 10 em 10 minutos e nos demais horários de 20 minutos.
Além disso, faz parte do acordo entre o Seturb e o Conselho Municipal a criação de mais 122 horários ampliando a oferta de transporte público e diminuindo a superlotação em especial nos horários de pico.
O sistema municipal de Palmas transporta 70 mil pessoas por dia. Por mês, o número de passageiros, segundo a Prefeitura, alcança a marca de 1,4 milhão de pessoas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em ÔNIBUS NOVO, LINHA EXPRESSA E MAIS HORÁRIOS EM PALMAS

  1. Amigos, boa noite.

    Palmas pars PALMAS

    Muito obrigado
    Paulo Gil

  2. Os coletivos da via capi são quais, quais as linhas que e a via capi que atende? se pudes mande para meu e-mail. GRATO

  3. cristina lianne porto rodrigues // 8 de Abril de 2013 às 15:59 // Responder

    como faz para fazer parte do quadro de funcionarios..como motirista?

  4. cristina lianne porto rodrigues // 8 de Abril de 2013 às 16:00 // Responder

    corrigindo,,vaga de motorista (homem)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: