CORREDOR VERDE: METRA CONTA COM A AJUDA DE PROFISSIONAIS E BUSÓLOGOS

Corredor Verde

Corredor Metropolitano ABD tem mais de 3 mil árvores. Neste domingo deve recer mais mil mudas, o que deve ampliar os ganhos ambientais de um corredor de ônibus, que já tem vantagens em prol do meio ambiente, como priorizar o transporte público e reduzir o excesso de veículos particulares responsáveis pela maior parte da poluição das cidades. Foto: Adamo Bazani

Dia de Fazer a Diferença: Meio ambiente, diversão e paixão pelos transportes
Serão plantadas cerca de mil árvores ao longo de parte do Corredor Metropolitano ABD servido pela Metra

ADAMO BAZANI – CBN

Os ganhos ambientais de um corredor de ônibus, que tem a capacidade de atrair pessoas do transporte individual para o transporte público e proporciona maior velocidade operacional aos ônibus, que, com isso, poluem menos, aumentam quando este corredor é integrado a uma paisagem urbana que dá espaço para áreas verdes ajardinadas.
Esse é o intuito do Projeto do Corredor Verde, que a Metra, operadora do sistema de trolebus (veículo com emissão zero de poluentes em sua operação) e de ônibus entre São Mateus, na zona Leste de São Paulo, e Jabaquara, na zona Sul da Capital Paulista, passando pelos municípios de Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema.
Em vigor desde 2008, o projeto já foi responsável pelo plantio de 3 mil mudas de árvores no ao longo de onde os ônibus operam, captando o gás carbônico dos veículos de transporte coletivo e também dos caminhões e carros que passam ao redor, liberando oxigênio. Ou seja, o corredor ABD que além de priorizar o transporte público, segregando os ônibus do trânsito complicado, oferecer ônibus não poluentes, como o trólebus, tem mais um componente de responsabilidade ambiental que é a inserção de área verde no espaço urbano, algo tão escasso ultimamente.
E neste domingo será dado mais um passo.
No Dia de Fazer a Diferença, neste domingo 28 de agosto, serão plantadas mais mil mudas de árvores aproximadamente.
A Metra e a região do ABC Paulista conta para isso com o apoio dos moradores, dos funcionários e também dos admiradores de ônibus, os busólogos, estes que ganharão ao final do evento, um passeio especial pelo Corredor.
O evento tem o apoio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Senai e SOS Mata Atlântica.
Haverá também uma programação especial para ciranças de 04 a 12 anos na garagem.
A concentração será entre às 07h30 e 08h30 na garagem da Metra, na Rua Joaquim Casemiro, 290, em São Bernardo do Campo, Parada Cecon dos trólebus.
É uma oportunidade de passar um domingo diferente, trocar idéias e fazer algo em prol do meio ambiente.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:

4390 3880
Email: atendimento@metra.com.br

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes da Rádio CBN

3 comentários em CORREDOR VERDE: METRA CONTA COM A AJUDA DE PROFISSIONAIS E BUSÓLOGOS

  1. Bom dia.

    Olhando e analisando o trólebus e seu sistema, mais de perto, por ocasião de encontrar-me na frente do Fórum João Mendes, centro de São Paulo, por estes dias, pergunto:

    Não é mais fácil, ao invés de criar e operar um sistema para alimentação elétricos, para um trólebus, quando da criação dos corredores e outras rotas, operá-las com ônibus híbridos ?

    É apenas uma pergunta.

  2. Então Ádamo, ia me cadastrar hoje mas acabou as inscrições. Mas mesmo assim irei lá amanhã plantar as árvores, e depois irei falar c/ o pessoal da Metra p/ ver se me liberam para o passeio. Se não, paciência, hehe

    Abraços, Té +

  3. Sou amigo de um senhor que trabalhou na Metra em São Bernardo do Campo e ele é louco por ônibus, o carro dele era o Padron Caio Vitória Articulado número de frota 8001;

    Se for possível você me arrumar foto desse bitelo, eu iria imprimir e dar a foto pra ele.

    No mais é só, um abraço e muito obrigado!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: