UMA EXTENSÃO DO ESCRITÓRIO. PUBLIX TORNA LINHA DE AEROPORTO VERDADEIRAMENTE SELETIVA SEM AUMENTO DE PASSAGEM

Publix Transportes

Ônibus Marcopolo Geração Sete, com design moderno e equipamentos de conforto e segurança deve atrair mais passageiros para a ligação entre o ABC Paulista e o Aeroporto de Congonhas, na zona Sul de São Paulo, tornando a linha com características verdadeiramente seletivas. Foto: Adamo Bazani

Exemplo de como o transporte público pode atrair as classes mais altas que dificilmente deixariam o carro em casa
Publix, do Grupo da Auto Viação ABC, coloca ônibus diferenciados em linha seletiva que serve o Aeroporto de Congonhas e o ABC Paulista. Veículos têm até acesso à internet

ADAMO BAZANI – CBN

Um dos grandes desafios hoje das cidades para amenizar os problemas de congestionamento e da poluição, que causam prejuízos econômicos e redução da qualidade de vida da população, é convencer as pessoas que usam os carros de passeio a deixá-los em casa para utilizarem o transporte público.
E esse convencimento vem pela oferta de um transporte que alia qualidade e rapidez.
Corredores de ônibus e sistemas mais modernos de massa são indicados por especialistas para que a maior parte da população veja atrativos em não usar o transporte individual.
Mas existe uma parcela da população, de renda maior, que mesmo com um transporte de massa melhor, dificilmente deixaria o carro em casa, seja pela questão de segurança, comodidade e até cultural.
Para este público, os serviços devem ser diferenciados, o que pode ser também oferecido pelos transportes coletivos pelas chamadas linhas seletivas.
Essas linhas possuem ônibus com tarifas mais altas mas com serviço compatível ao cobrado, oferecendo veículos mais confortáveis, com acessibilidade, equipamentos que atendam à necessidades deste tipo de demanda, que costuma trabalhar enquanto se desloca, entre outros atributos.

Publix Transportes

Poltronas mais largas e com melhor ergonomia oferecem conforto maior ao passageiro e segurança, com cintos. Cada assento possui mesas de trabalho para notebook e outros equipamentos. Salão de passageiros têm iluminação especial, saída de ar condicionado individual e três telas de LCD. Foto: Adamo Bazani

Ocorre que muitas linhas consideradas seletivas não correspondem à sua classificação. Algumas são operadas por ônibus velhos, apertados e com o mesmo conforto de um serviço convencional.
No ABC Paulista, a Publix Transportes, empresa recentemente criada após o Grupo ABC ter adquirido as companhias Interbus Transporte Urbano e Interurbano e Empresa Auto Ônibus Circular Humaitá, vai tornar o serviço entre a região e o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, com reais características de linha seletiva, o que deve estimular uma parcela maior de pessoas a não utilizar o carro para se deslocar ao Aeroporto ou escritórios e faculdades na região.
Foram comprados ônibus de última geração que prometem, segundo a empresa, ser a extensão do escritório para executivos, advogados, homens de negócio, profissionais de comunicação, estudantes entre outros.

Publix Transportes

Equipamento que permite acesso à internet sem fio para trabalho e entretenimento dos passageiros, que podem desempenhar suas funções no deslocamento para o Aeroporto ou retorno em vez de ficarem presos em congestionamentos dirigindo seus carros. Foto: Adamo Bazani

É que os veículos possibilitam acesso grátis à internet sem fio. Além disso, os ônibus possuem em cada poltrona mesas para notebooks ou outros equipamentos eletrônicos.
Além disso, estes ônibus oferecem entretenimento a bordo. São três telas de LCD e aparelho de DVD.
O ar condicionado tem saídas individuais que podem ser controladas pelos passageiros.
As poltronas, 47 no total, são mais largas e ergonômicas, feitas de estofamento especial, e possuem cintos de segurança.
Em cada assento também, os ônibus possuem tomadas para o uso dos computadores individuais e para carregamento de celulares.
A vantagem é que em vez de enfrentar trânsito ou gastar um grande valor em táxi, o usuário pode trabalhar ou se distrair enquanto vai ou volta do Aeroporto.

Publix Transportes

Cada poltrona possui tomada 110 V para uso de computadores individuais, recarregamento de baterias de celular e outros aparelhos. Foto: Adamo Bazani

Inicialmente são cinco ônibus deste tipo. Eles são do modelo Viaggio 900, da Geração Sete, da encarroçadora Marcopolo, que projetou estes veículos para serem mais econômicos, por apresentarem materiais mais leves e sistema de resfriamento dos freios pelo desenho da carroceria, e com design mais moderno. O chassi é o Mercedes Benz OF 1722 M, com motorização eletrônica.
Para quem costuma viajar com grandes quantidades de malas, o ônibus possui bagageiros amplos. A iluminação interna é como de aviões com luzes de leitura mais modernas, em led.
A linha onde estes ônibus vão atuar é a 470 – Aeroporto de Congonhas / Santo André (Cidade São Jorge). Esta linha atende também o Terminal Santo André Leste, integrado aos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o TERSA (Terminal Rodoviário de Santo André), de onde saem ônibus para mais de 700 destinos em todo o país.

Publix Transportes

Carroceria foi projetada para oferecer economia, por ter materiais mais leves, conforto pelo maior aproveitamento de espaço e segurança, com conjunto de lanternas modernos, com luzes de LED. Carroceria permite também resfriamento dos freios, um fator a mais de segurança e economia. Foto: Adamo Bazani

O valor da passagem é de R$ 6,50. Até então, a linha era operada por micro-ônibus, que só tinham ar condicionado.
A empresa espera um aumento da demanda de passageiros com este investimento na compra do modelo mais moderno.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

53 comentários em UMA EXTENSÃO DO ESCRITÓRIO. PUBLIX TORNA LINHA DE AEROPORTO VERDADEIRAMENTE SELETIVA SEM AUMENTO DE PASSAGEM

  1. Embora a idéia não seja nova, vemos que os Setti Braga não estão brincando quando se trata de investimentos no setor e transporte coletivo, para alguns um ônibus desses poderia ser mais um OF1722 encaroçado, porém vemos que é possível fazer a diferença, andar num ôibus desses com a possibilidad de acessar a intrnet e ter disponível video e som individual e´tudo de bom, sobretudo quano se trata e uma linha importante ligando o aeroporto e Cononhas ao ABC, com certeza muitas pesoas não só vão deixar i carro em casamas também vão deixar e pegar taxis nesse tajeto. Outra coisa sensacional é a simpatia da senhora Maria Beatriz Braga, além dela também ouvir o nosso grande amigo Adamo. Alliás o nome escolhido pela empresa é muito interessante e criativo. Parabéns e fort abraço

  2. Parabens pelo grupo ABC e da Sra.Presidenta Beatriz Setti Braga pela renovação na frota dos ônibus da Publix Transportes, esses dias passando por Santo André, eu vi um ônibus novinho caio apache na linha do jd.ester. é o grupo ABC inovando a frota. Quem sabe eles não compram as lixeiras da EAOSA e São Camilo. Abs

  3. Na Verdade os Setti Braga poderiam assumir também as linhas 217, 218 São Bernardo a Rod Tietê e 218EX1 São Bernardo ao Pq Dom Pedro que pertence a Viação Riacho Grande mas é feita por ônibus de mau qualidades encarroçados, com Chassis de Urbano Adaptados ou seja, cheios de gambiarras com o nome da Imigrantes, realmente é uma Vergonha, ou o Sr Baltazar muda a frota desses ônibus ou passa pra frente e realmente em prova disso os Setti Braga são competentes a assumir essas linhas aí sim eu deixo o meu carro na garagem e uso só pra passeio de final de semana.

    • Lembrando que estas linhas são feitas pela Viação Imigrantes e que a mesma foi vendida para a Viação Metropolitana (Recife e São Paulo). Espero que tambem melhore estas linhas, pois são linhas importantes que tem uma demanda reprimida por estes problemas que voce citou.

    • .CÉLIA
      HUGO ESSES CARROS QUE ESTÃO COM O NOME DA IMIGRANTES , PERTENCE A IMIGRANTES MESMO ESSES VEICULOS E DA LINHA 425 VILA PAULINEA / TIETE MAS
      INFELIZMENTE ESSES LIXOS FORAM REPASSADOS PARA A RIACHO PQ A DIRETORIA DA IMIGRANTES E TIO BASLTAZAR

    • Eu também acho uma vergonha os ônibus da viação imigrantes, como deixar o carro para usar um lixo desses? As liha 218ex1 é uma porcaria….

  4. As linhas seletivas trazem confortabilidade aos usuarios que moram em regiões afastadas dos centros empresariais de sp. as linhas seletivas é a melhor forma de extinguir os fretados de empresas com aqueles ônibus caindo aos pedaços que prestam serviços na berrini e centro empresarial sto amaro. na cidade de sp ao inves de manter os fretados deveriam criar linhas municipais seletivas com esse tipo de ônibus da publix no lugar dos fretados, pq a circulação destes atualmente são restritas na região central.

  5. Ótima iniciativa, me deixou surpreso, principalmente por ser no ABC paulista, que a décadas tem um serviço de onibus metropolitanos inferior a necessidade da população. Espero que sejam pontuais as partidas, ao menos nos terminais, para realmente conquistar a confiança da população, e incentivar seu uso.

  6. quem operava as seletivas antes da Publix?

  7. A Interbus Transporte Urbano e Interurbano

  8. Boa tarde.

    Em outras oportunidades, neste blog, dialogamos sobre as necessidades urgentes, de melhorias no transporte de passageiros. Muito foi afirmado, sugerido.

    Esta matéria ilustra BEM, O FAZER MUITO, COM POUCO.

    Pensemos em larga escala, sem nos esquecermos de outras soluções, é claro.

    Abraços.

  9. Ao invés de fretados a EMTU deveria de criar linhas seletivas que liga muitas cidades da gde são paulo, algumas cidades do interior e litoral que vão até os centros empresariais como paulista, berrini e santo amaro, o mesmo na cidade de são paulo que deveriam criar linhas municipais seletivaz ligando bairros às essas regiões. bom, os ônibus da EAOSA, Rib.Pires e São Camilo tem ônibus mal-feitos e velhos caindo aos pedaços e alem do mais motoristas mal-educados.

  10. Aí sim, fizeram a coisa certa. Ótima iniciativa, bons recursos, conforto e preço justo.
    Espero que possa haver linhas assim na Raposo Tavares!

    Me volta à mente a (cara e complexa sim, mas possível com o CBTC) idéia de ter “vagões seletivos nos trilhos da RMSP, com a mesma finalidade e com logística difrenciada nas estações.

    • Prezado Eng. Luiz, boa tarde !

      Sugestão bacana, para dizer o mínimo. Antes porém, creio que todo o aparato ferroviário, precisa ser melhorado, para todos os usuários.

      Quando me dirijo a São Paulo, o faço normalmente por ônibus, confortável e seguro, mas já me utilizei do trem. Este, carece ainda, de mais conforto, um pouqinho mais de rapidez e segurança, pois em alguns momentos, causa MEDO.

      Sei que não estamos imunes a violência urbana, mas, prover o usuário de mais segurança ajuda, a atrai-lo tb.

      Hora destas, precisamos nos falar melhor, senhor engenheiro !!!

      Não é troca de idéias, é busca de aprendizado.

      Forte abraço

  11. Amigos, boa tarde.

    Não se animem muito, isto é puro marketing.

    O nome Publix é previsível.

    É para induzir a massa a relacionar a marca Publix ao setor público (EMTU).

    Técnica de martketing básico.

    Estes carros requerem muita manutenção e depois que a “poeira abaixar”, nada vai funcionar; este não é o primeiro nem o último executivo que criaram, criam e vão criar.

    Há mais de 40 anos tem executivo (meia boca) Carapicuiba x Rodoviaria Julio Prestes (agora Barra Funda).

    Nem brinquem em substituir fretados, nada supera o charme e a qualidade de um fretado.

    1) São limpos por dentro;

    2) Não tem essa pintura horrorosa da EMTU;

    3) Motorista de fretado dirige com uma qualidade incomparável;

    4) Os carros são supimpas, (mesmo que ex Rio de Janeiro);

    5) Tapete nos degráus, rodas cromadas, mesa de jogos;

    6) Motor traseiro rodoviário, suspensão a ar, etc.

    OBS.: Nada contra a Metra muito menos contra carro executivo, só que aqui em Sampa,carro executivo; foi, é, e sempre será só fogo de palha.

    FRETADOS SEMPRE!

    Muito obrigado
    Paulo Gil

    • Gustavo
      Por favor…Troca de idéias, certamente!
      Informo o curso de engenharia só para sustentarque as idéias têm conceitos (quando é o caso) mecânicos de máquinas automotrizes e de logística (no que trabalho).
      Sugiro que vocâ ande na CPTM da Marg. Pinheiros, para constatar que ela PODE sim, se quiser, ter conforto, seguança, rapidez, silêncio. De resto, é EXIGIR o mesmo padrão nas outras linhas. Neste ponto acredito um pouquinho no governo, mas há que se COBRAR muito, sistematicamente.
      Repito a menção: não conheço, mas amigos que moraram na Alemanha dizem que metro de lá (S-Bahn e U-Bahn pra diferenciar enterrado de na-superfície, nada de “Metro e CPTM”) varia as composições de acordo com a demanda, conseguindo ser mais eficiente em frequência de atendimento e custo operacional. Já o de Londres – também não conheço – usa ônibus durante a madrugada repetindo rotas de trilhos, desativando trens.
      Com estas ferramentas de comunicação bi-direcional M2M (máquina-máquina) muita coisa passa a ser possível via sofwares de gerenciamento de operação, do tipo já usado na Metro 4 Amarela.

    • Paulo Gil
      Motivos para desconfiar sobram, mas o serviço ofertado é esperto (no bom sentido), útil e oportuno.
      Usuários podem usar os canais hoje disponíveis para fiscalizar a boa prestação do serviço.
      Oferecer formas de aproveitar o tempo nos inevitáveis congestionamentos com conforto e preço justo faz diferença até no conceito de atendimento ao usuário.
      Fretado tem que ser opção, não salvação.

  12. Acho que a discussão tomou um rumo que não sei se é interessante mantê-lo.
    Ao ler os comentários, dá impressão que os Seletivos travam uuma guressa acirrada contra os fretados. O que não corre, de fato. Há muita carência de transporte diferenciado para pessoas de maior renda e não haverá linha seletiva para todos. Assim, o fretado tem o seu papel e o seletivo também.
    Veja vbem, o fretado atende uma demanda cativa para o trabalho. O selretivo atende uma demanda cativa da linha, mas uma demanda eventual, que o fretado não atende. Por exemplo, no caso do Aeroporto. Nem todos vão todo o dia para o aeroporto.

    Quanto à longevidade do serviço seletivo, temos de ser realistas mas não pessimistas. ´e verdade, como diz a prórpia matéria em seu início, que muitas linhas seletivas não oferecem características de linha diferenciada. Mas por que não esperar para ver o que um Grupo sperio pode fazer ao assumir um serviço assim.

    O MetraClass, do mesmo grupo, como serviço seletivo era satisfatório, mas como a demanda cresceu muito, já não dava mais para servir esta característica. (Não contem o trânsito que o Metra Class enfrentava, pois isso não é de responsabilidade do grupo operador, que agora atende a um faixa exclusiva).

    Quanto ao Marketing, digo que temos de diferenciar o seguinte: marketing positivo, que é aquele que apresenta a empresa ou serviço à população e ajuda a manutenção de seus laços, e a pura venda de uma imagem que não existe.

    Desde que enfoque os pontos positivos reais, sou FAVORÁVEL ao marketing no setor de transportes. Afinal, a população precisa saber o que está sendo feito por ela.

    Adamo Bazani

    • Caro Ádamo
      É isto mesmo. Marketing faz parte da vida moderna, para o bem e para o mal, como tantas outras coisas. Não há volta, nem outra opção.
      E o conceito por trás deste “seletivo” é muito importante.
      Todos sabemos que ônibus e taxis para aeroportos são mais caros, aliás MUITO CAROS e neste nosso insensato país ainda NÂO EXISTEM TRILHOS PARA OS AEROPORTOS.
      Com menor ou maior renda, o número de pessoas que viajam de e para a RMSP é IMENSO e em pleno século XXI ainda não existe logística focada nesta realidade.
      Ah sim: por favor estender o conceito para as RODOVIÁRIAS. Nunca consegui conceber não existirem trilhos DIRETOS, por exemplo, da Barra Funda para Tietê!

  13. Olá, para todos.

    Respeitosamente, creio, ser interessante, não abrirmos de qualquer modal, ônibus, urbano, seletivo, fretado, trem, metrô, VLT, BRT, táxi e qualquer outro, não mencionado.

    Todos eles, bem trabalhados, tem o seu público e podem, conjuntamente, ajudar a diminuir o problema do trânsito nas cidades.

    Eu gosto do azul, outro do vermelho e outro do branco e, mesmo que não gostemos das mesmas cores, não é por isso que, elas devam deixar de existir.

    FORTE ABRAÇO.

    P.S.: LUIZ, até nisso, penso com humildade. Possuo alguns conceitos a respeito de ônibus, transporte, mas você, com certeza possuí bem mais do que eu. Por isso, é aprendizado mesmo !!!

    ADAMO, continue assim !!!

  14. A questão do fretado é que em 2009 o atual prefeito Kassab aprovou a zona máxima de restrição dos fretados que fazem com que essa espécie de transporte não circule pelo centro expandido da capital entre das 5h até às 21h, entre uma área de 70km² da região da praça da sé. Muitos desses fretados vinham das regiões da zona leste e norte, guarulhos, grande abc, litoral e interior.

    Com saída de circulação dos fretados na região central, de acordo com uma pesquisa feita, os serviços diminuíram 60% após a restrição, e fez aumentar a circulação de carros e os congestionamentos. A única solução mesmo é o aperfeiçoamento das linhas seletivas intermunicipais e a criação das linhas seletivas municipais. Pq de acordo com a pesquisa, o ônibus é o transporte público mais utilizado pela população e pode ser melhorado.

    Os fretados são bons para quem trabalha em indústrias e não em regiões de centros empresariais. Ta aí a solução, é criar e aperfeiçoar as linhas seletivas.

    Me sigam no twitter @falvesfelipe

    • Felipe
      Trabalho em região de centros empresariais e vejo MUITA GENTE usando e precisando de fretados. Nem tem mais vagas nos estacionamentos. CPTM passa perto, mas não há integração, como sempre!
      Prefeitura limita área dos fretados e não oferece alternativas, não conversa com resto da RMSP. Não faz corredores de ônibus e mantém os existentes travados, com um monte de linhas dentro. As avenidas estão travadas para ônibus e carros.
      Só os seletivos não adianta, INTEGRAÇÂO COMPETENTE É IMPRESCINDÍVEL.

  15. Amigos, boa noite

    Parece que o meu comentário confundiu um pouco, mas eu achei legal os próximos post´s que ocorreram.

    Para não haver mal entendidos, eu gostaria de esclarecer:

    Em resumo o que eu quero dizer é que o “executivo” para ser operado precisa de “estilo”, como
    o dos fretados.

    E todos os que já foram colocados em operação, “não há estilo”, bem como nunca vingaram,
    só o “fogo de palha inicial”.

    Eu não confundi executivo com fretado, só quis levantar o tema fretado, para contrapor com
    o executivo [cinza, branco, prata e laranja] e que logo logo vai acabar, seja pelo motivo A, B ou “n”, ou seja não há estilo..

    E se tiver estilo, dará demanda, ai interrupção será “batata”, a exemplo do que o Adamo colocou acima.

    “O MetraClass, do mesmo grupo, como serviço seletivo era satisfatório, mas como a demanda cresceu muito, já não dava mais para servir esta característica”

    Isso é “batata”, os amantes da CMTC lembram dos executivos azuis e dos amarelos? Cadê?

    Mantiveram o CNPJ da CMTC, mas os executivos ,,,

    Uma prova de estilo, são os fretados os quais começaram a invadir o espaço da SPTrans
    e pronto foram boicotados.

    Passageiro gosta de estilo, precisa saber trabalhar; depois de 1 ano todas as tomadas devem estar funcionando, trocar filtro de ar condicionado, etc e ai já sabe…

    Há alguns carros em Sampa que teoricamente têm ar condicinado, agora eu pergunto funcionam? Ligam?

    É isso, não há estilo. Tem arrancada, mas não tem chegada e continuidade.

    E ainda por cima é motor dianteiro.,,

    Cadê o estilo???

    Ahhh, é o estilo é “panela de pressão”, quem sabe um dia eles aprendem…

    Estou a diposição caso ainda haja, nesta questão, algum mal entendido.

    Muito obrigado
    Paulo Gil

  16. Realmente Luiz Vilela, a gestão do Kassab não deu a minima pelo transporte publico da capital, pois o prefeito aumentou a tarifa para R$ 3, e diz que é a tarifa mais barata do pais. com a retirada dos fretados isso aumentou a demanda na CPTM, metro e congestionamentos no transito. eu afirmo e reafirmo que os seletivos ajudariam se investissem pesado. no extremo da zona leste não ha corredores de ônibus, que deveria ligar são mateus ao centro e a gestão kassab nem sequer tirou do papel os corredores.

  17. Sr.Paulo Gil como disse a Sp Trans tem que criar as linhas seletivas, apos licitar a empresa que vai prestar serviços nessas linhas seletivas. ou criar uma nova CMTC para isso! para que a demanda não aumente deve ter mais veiculos na rua.

  18. A Urubupungá comprou vários Marcoplo G7 e recentemente alguns com motor traseiro e com ar condicionado que injustamente não tiveram tanta atenção.

    Porém os executivos da Urubupungá não tem acesso a internet, porta notebook, tomadas, nem tvs… além de ser 10 centavos mais caros.

    • Paulo Roberto, bom dia

      É o marketing…

      Como esta linha vai para Congonhas, mais o “samba”, copa 2014, VLT ou linha “xdo metro que parece um dia passará por lá etc, só por isso.

      E o “Urubú” de motor traseiro é só pra Alfaville/Av Paulista.

      É o que eu digo, falta estilo.

      Grato
      Paulo Gil

      • Paulo Roberto // 22 de agosto de 2011 às 14:41 //

        Pode ser marketing mas quem ganha é o usuário.

        Quanto ao ”Pungá” G7 com motor traseiro, ele faz sim a linha 280 – SBC/ Osasco.

    • Paulo, eu fiquei sabendo há pouco tempo dos G 7 da Urubupungá. Por isso a questão do marketing é interessante. Se eu tivesse acesso à empresa ou se ela tivesse um marketing bom, poderíamos ter divulgado sim a notícia deles. Mas algumas empresas de ônibus erroneamente na atual conjuntura ainda relutam em investir em comunicação.

  19. PENA QUE AO ASSUMIR AS LINHAS 157 E 107 PELA EMPRESA PUBLIX, AH MELHORA FOI SO NA LINHA 107, PORQUE A 157 TA CADA VEZ PIOR. OS ONIBUS QUE ERAM MAIS OU MENOS, AGORA ESTOU MUIITO RUINS MESMO. FORA QUE OS ATRASOS SÃO CONSTANTES, OQUE ERA15 A 20 MINUTOS, AGORA CHEGA 50 MINUTOS.

  20. Olá!

    Gostaria de parabenizar a Sra. Beatriz, pela aquisição dos novos ônibus que iniciaram a operação na linha 470-C da Publix. Realmente os ônibus são um luxo e agora sim eles representam a seletividade a que a linha se destina. Sou um usuário da linha, e percorro o trajeto Cid. S. Jorge até a Av. Goiás em SCS. Até mesmo antes dos novos ônibus eu já utilizava a linha, pois não tem como usar o ônibus do “eixo da sucata”. Então prefiro pagar um pouco mais e ter um transporte mais digno. Também endosso a sugestão do amigo Felipe Alves, sobre a sugestão da Publix comprar a EAOSA, e algumas outras que estão por ai.

    Agora não podemos de deixar de esquecer de lembrar a Sra. Beatriz, de não esquecer dos motoristas, pq não adianta ter ônibus novo em folha e motoristas com salário baixo e descontente, pois na minha opinião o motorista é um dos maiores patrimônios da empresa. Pois ele representa a empresa, e precisa estar sempre “feliz” em estar ali atrás do volante, recebendo bem os passageiros e ser gentil no trânsito. Sei que os mesmos são novos na empresa, e estou muito satisfeito com a educação e desempenho deles.

    Abç!

    • Antonio carlos de Assis // 22 de setembro de 2011 às 12:03 // Responder

      Os novos ônibus são excelentes. Mas ainda continua o problema quanto ao atraso; principalmente no período da manhã.
      Ontem 21/08; normalmente o horário que pego as 06:40 na Av.Goias, o ônibus foi passar com quase 1 hora de atraso; hoje 22/08 teve mais de 20 minustos de atraso.

      abraço!

  21. Luis Carlos Camargo Nunez // 22 de setembro de 2011 às 14:24 // Responder

    Imprevistos acontecem, mas a empresa deve trabalhar para minimiza-los. Como que o cliente terá confiança no serviço se todo dia atrasa? É o que eu falei logo no inicio dos comentários.

  22. A questão de atrasos pode ter certeza que serão resolvidos com o tempo, já que a empresa foi comprada a pouco tempo e está em processo de mudanças, acertos e contratações de novo pessoal. Inclusive tem gente da Metra acertando as escalas e horários. Parabéns a todos pelos comentários construtivos. 🙂

  23. Olá, alguém sabe informar quanto tempo leva do ponto inicial dessa linha (Cidade São Jorge-SA) até o aeroporto de Congonhas? tenho um vôo às 06:40hs… Qual o melhor horário pra pegar o ônibus no ponto inicial?

  24. PARABÉNS A PUBLIX TRANSPORTES; UTILIZEI A LINHA SANTO ANDRÉ / AEROPORTO CONGONHAS A QUAL ME ATENDEU COM MUITA SATISFAÇÃO SEM ESQUECER QUE FOI AO CUSTO INFERIOR A R$.10,00 (DEZ REAIS); SUGIRO E ESPERO CONTAR EM BREVE COM UMA LINHA DE SANTO ANDRÉ / AEROPORTO DE CUMBICA EM GUARULHOS E TENHO CERTEZA QUE NÃO FALTARÁ PASSAGEIROS; MAIS UMA VEZ, PARABÉNS PUBLIX.

  25. Eu também estou muito satisfeito com os novos ônibus, pena que no horário que eu pego nem sempre é o novo. Os problemas com horários é até aceitável, pois está um caos no ABC imagino SP), ontem pegou o Paulista na divisa com Mauá entre 7:20 e 7:25, cheguei em SCS 08:10, sem trânsito! Foi incrível!

    Agora só uma reclamação, o pessoal continua comendo ponto, passam por trás e nem olham para ver se tem alguém no ponto, principalmente sentido ABC. Se começar a pular ponto, vai acontecer como aconteceu com a Interbus, o pessoal vai parar de usar…

    Claudio Corrêa: Quando da inauguração dessa linha até CGH, os motoristas sempre diziam em conversas com passageiros, que a Interbus iria criar uma linha para fazer esse trajeto, só que nunca foi feita.
    Acredito que nunca será, pois se não me engano, existe um projeto de metrô pra lá o que inviabilizaria essa linha (penso eu). Se alguém souber algo mais concreto p.f. me corrijam.

    Abraço a todos!

  26. Boa noite, uso a linha 157 Jd Silvia Maria x Prefeito Saladino, nunca vi tamanho descaso com os passageiros, a começar pelo horário que nunca é cumprido, no final da linha 157 no Jd. Silvia Maria, motoristas dormem no ponto , perdem a hora e quando algum passageiro reclama eles falam que estão cumprindo o horário, (SÓ LOROTA), no final de semana então nem se fala, acho que vocês pensam que as pessoas não tem horário a cumprir pelo fato de ser final de semana, hoje 27/11/2011 não teve ônibus desde a 5:00 até ás 5:45 (QUE VERGONHA), o trajeto de volta é um pouco pior, são 4, 5 Jardim Ester para 1 Silvia Maria (NÃO DÁ NEM PRA SE EXPLICA NÉ?), pra acabar, ainda tem os motoristas de plantão no final de semana que se quer sabe o trajeto , sem comentários….. Essa empresa é um LIXO……………….

  27. é mto bom eles colocaram apaches vip ii para a linha 107 mais pra essa do que 157.agora acho que era bom colocarem uma linha maior que chegasse até o shopping abc pq a linha 107 só vai ate o term. leste!a e é estranho que sempre é lotada a fila maior do terminal é essa linha(107)é meio “osso”,mas em compensaçao é mais confortavel e eles ligam os ventiladores do teto quando esta calor etc.pesava que eles iriam chegar com alguns busao articulados,vamos ver mais pra frente,melhor logico mque esta.quando era a interbus eras os torinos bem conservados mas nao é confortavel.apache vip i tbm é bom.Mas o que acho mesmo era mais uma nova linha que passe do terminal leste.Uma vez vi onibus a diesel da metra rodando aqui no pq sao rafael eu achava que ele iam colocar uma linha la,mas nao sei,no final da av paulo nunes ja é o corredor abd com ter.s.maria,espero que tenha uma linha nova e parabens pelos onibus novos!que sao os:SENIOR MIDI,APACHE VIP II,MARCOPOLO PARADISO G7,e se tem outros nao sei!melhorou bastante VLW!

  28. Eu uso com bastante frequência e tem sido uma excelente opção,todo transporte deveria ter esta qualidade,aliviaria bem o trânsito caótico da city.

  29. Boa tarede,gostaria numero da empresa,para eu saber onde sai onibus de santo andre para aeroporto de congonhas,horarios Grato

  30. Marcos, utilize esse link que é da EMTU, já está nos horários e itinerários da LInha 470c – Santo André – Aeroporto de Congonhas.

    http://www.emtu.sp.gov.br//Sistemas/linha/resultado_imp.htm?numlinha=18513

  31. Djair Malta Dos Santos // 17 de fevereiro de 2012 às 21:27 // Responder

    Boa noite á todos , eu trabalho na Publix desde de julho de 2011 e posso confeçar pra vocês que nunca havia trabalhado em uma empresa tão boa , o conforto que ela oferece aos usuário é indiscutível e todos nóis estamos plenamente felizes em poder fazer parte dessa família . . . Boa viagem á todos e uma ótima semana . . .

    • é nao sei vc trabalha na linha 107.os motoristas e cobradores se perguntao:pq sempre é lotado.para mim e pq o bairro do pq sao rafael é populoso,e é mais facil chegar ao centro e trens de sto andre do que os de sp.os torinos,sao conservados que é uma beleza(torino g6)se fosse sptrans,taria um lixo,como vem desde a interbus bus,é otimo.vip’s ii entraram para as frotas.senior midi tbm.na minha opniao,mais para frente, a publix,tinha que compra novos ou semi novos onibus articulados para a linha 107.é tao lotada,mais a empresa é uma das melhores!só a lotaçao é o problema.

  32. Tadashi Fotógrafo // 15 de março de 2012 às 18:38 // Responder

    Não pego esta linha diariamente mas fiquei 2 horas no ponto a espera do ônibus e todas as pessoas que entraram no veículo nos pontos seguintes também reclamaram. Segundo eles este problema está muito constante.

  33. Uso esta linha a 8 meses e nunca esteve tão ruim com esta agora,,, Pior que os motoristas é quem tem que ficar ouvindo as reclamações dos passageiros. Eles são apenas empregados. Paga-se caro , espera-se muito nos pontos , vive lotado , chove dentro , e nada funciona…..
    Fica aqui a minha revolta para alguem que se propos a fazer algo diferente, que vendeu bem a imagem e não cumpriu a entrega. Não podemos assumir compromissos com hora marcada, pois nunca sabemos qual hora ele vai passar. Duas horas e meia no ponto , com chuva , frio NINGUEM MERCERE…

  34. Process Analyst // 7 de junho de 2012 às 22:34 // Responder

    Uso esta linha a pouco mais de seis meses e a cada dia que passa ela fica PIOR.
    O comentário acima é verdade! Também já cheguei a esperar este ônibus por mais de DUAS HORAS.
    O boato cada vez mais forte é de que essa linha sera extinta mais oque já é um fato é a redução na frota, o que ocasiona diversos transtornos.
    Costumo pegar essa linha no período da manhã e tenho observado que o rodizio desta linha é de cerca de UMA HORA E VINTE MINUTOS.
    E os ônibus grandes e confortáveis pararam de circular faz um mês.

  35. Esta Publix é um LIXO.

    Reduziram as viagens diárias de 42 para apenas 9, sem nem ao menos notificar a população. Sem contar, que aos fins de semana a linha, simplesmente, não opera. Além disso, estes ônibus bonitos,confortáveis, há dias não circulam mais. No lugar deles, estão de volta os micro-ônibus velhos, sujos, sem itens básicos de segurança e sem o mínimo de conforto ao passageiro que paga R$ 6,85 pelo trajeto. Um absurdo.
    O serviço prestado por esta empresa IRREGULAR, IMORAL E ABUSIVO. Nunca vi descaso maior com o usuário. Venceram uma licitação e possuem exclusividade na operação da linha que simplesmente deixaram de operar com regularidade. E ainda embolsam o dinheiro da população sem entregar um serviço de qualidade. Isso, sem falar que ainda coloca a integridade dos passageiros em risco nestas latas velhas.

    A EMTU diz que as alterações são irregulares. Diz ainda que a Publix foi notificada e está operando a linha mornalmente, em acordo com o que consta no site. Na mesma hora, ao ligar para a Publix, recebemos uma grade de horários que não bate com a da EMTU.

    E no meio de tudo isso, a população, feita de palhaça. Nossa única arma é a palavra. Por isso,, vamos denunciar.

    Facebook.com/passageirosemapuros

  36. Como podem parabenizar um grupo de empresários que não tem o mínimo de respeito com os clientes? É só passar 1 dia tentando pegar este ônibus no aeroporto de Congonhas ou no trajeto que saberão o que estou falando.
    Péssimo serviço e falta de competência.

  37. Caro Adamo, gosto muito de seu blog e acho que você deveria atualizar este post. A empresa Publix precarizou a linha Santo André-Congonhas. São menos ônibus circulando em intervalos gigantescos, o que torna impraticável utilizá-la. É triste buscar no google informações sobre a empresa e encontrar esse seu texto falando bem dela. A operadora anterior era muito melhor, mesmo sem wifii, havia onibus na linha.

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