UM DIA DO MOTORISTA SEM STRESS

massagem

Ginástica Laboral com exercícios específicos para a função de motorista. Objetivo é promover o relaxamento e o posterior fortalecimento muscular tão necessários numa profissão que dá margens para vícios posturais e por mais que uma empresa se empenhe, a função é exposta a fatores geradores de stress, por externalidades quase inevitáveis, como trânsito e impaciência dos passageiros. O dia do Motorista na Metra foi para combater o stress e melhorar corpo e sensação de bem estar destes tão importantes profissionais para os usuários dos transportes e a comunidade em geral. Mas as ações da empresa nesse sentido não se limitam apenas ao Dia do Motorista. Academia de Ginástica, massagens e fisioterapia, orientações com nutricionistas, médicos do trabalho e outros profissionais da saúde e combate ao sedentarismo são algumas das ações desenvolvidas.

Um Dia do Motorista sem stress
Metra homenageia seus profissionais com ginásticas e ações para o relaxamento físico e da mente

ADAMO BAZANI – CBN

Motorista de ônibus é considerada pela Organização Mundial da Saúde uma das profissões mais estressantes do mercado de trabalho.
Por melhores as condições que uma empresa de ônibus oferece, com treinamentos, veículos confortáveis e constante atenção à ergonomia, o serviço é alvo de externalidades que são difíceis de serem evitadas completamente: trânsito, cruzamentos, passageiros nervosos e até o relacionamento com os colegas de profissão que nem sempre e a toda a hora é amistoso.
A Metra, empresa que opera o Corredor ABD, entre São Mateus (zona Leste) e Jabaquara (zona Sul), pelos municípios de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema, com a extensão entre Diadema e a região da Berrini (zona Sul), sabendo da necessidade de atender melhor os motoristas constantemente, o que reflete no bom atendimento aos passageiros e à comunidade em geral, proporcionou um Dia do Motorista (ontem, 25 de julho) cujo o presente foi saúde.
O combate ao stress e aos vícios posturais foi proporcionado por várias ações.
Desde o início da jornada e saída da frota, por volta das 03 da manhã, profissionais da área de fisioterapia fizeram com os motoristas sessões de Ginástica Laboral e alongamento, desenvolvido por estudos na área de saúde, específicos para os motoristas.
Durante o todo o dia também foram realizadas sessões de massagens para os motoristas.
Educação postural e conscientização também foram alguns dos presentes.
Cada motorista ganhou um Massageador de Cabeça, anti-stress, e um folheto com dicas de alongamentos específicos para a profissão que podem ser realizados antes e depois da jornada.
Boa parte da população, por conta da correria do mercado de trabalho, sofre com dores e fraqueza musculares. São posições repetitivas às quais vários profissionais são expostos diariamente.
Em muitos casos, no entanto, não dá para evitar a longa exposição à posições nem sempre recomendadas ao corpo.
Mas orientações posturais, eliminação de alguns vícios do corpo, alongamentos e o máximo possível para diminuir o sedentarismo podem ajudar e muito para a melhoria de qualidade de vida.
Não só no Dia do Motorista a Metra desenvolve ações em prol da saúde.
Para motoristas e todos os demais funcionários, a companhia de ônibus e trólebus possui academia na garagem, atuação semanal de fisioterapeuta, orientação com nutricionista, médicos do trabalho, ginástica laboral e pista para a tão simples, porém eficiente e relaxante, caminhada.
A Metra possui 464 motoristas que operam 260 ônibus que transportam 7,5 milhões de passageiros por mês.
Reconhecida pela qualidade de serviços, inclusive conquistando pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar no IQT – Índice de Qualidade de Transporte, da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes, gerenciadora dos ônibus intermunicipais, a Metra garante que deve muito desse sucesso aos motoristas e neste dia especial quis retribuir de maneira especial também.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em UM DIA DO MOTORISTA SEM STRESS

  1. Boa noite.

    Metra. Belo exemplo a ser seguido.

  2. Amigos, boa noite

    E quando será o dia do passageiro SEM STRESS ?

    Pelo visto, nunca.

    Muito obrigado
    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: