COMUNICADO AOS LEITORES DO BLOG PONTO DE ÔNIBUS

Momentaneamente, por tendo ainda indeterminado, o BLOG PONTO DE ÔNIBUS deixará de publicar matérias sobre a história dos transportes, bairros e cidades.

Os transportes estão presentes no dia a dia dos fatos econômicos, sociais e culturais, além de refletir um pouco das histórias pessoais. Muita gente ao ler os textos e ver as fotos lembra-se de momentos do passado que construíram as suas vidas.

Por conta disso, saber da memória dos transportes é entender sob outro ângulo a história do País, dos Estados e Cidades e as pesquisas, apesar de trabalhosas, são muito gratificantes.

Ocorre que o velho problema de autoria de fotos e reclamações de donos de acervo diminui o estímulo para tais pesquisas. Lembrando que estas são feitas por nós de maneira voluntária e não recebemos nada financeiramente por este blog. Então, pra que se esforçar?

Respeitamos a posição de quem possui tais imagens que poderiam ajudar o desenvolvimento de uma pesquisa histórica e para preservar seus acervos guardados, por enquanto, o BLOG PONTO DE ÔNIBUS, por conta desse respeito, não vai mais publicar matérias de história. Vamos nos concentrar mais nas informações atuais sobre o setor.

Esperamos em breve retomar os trabalhos de pesquisas. Por enquanto, estamos dedicando nosso tempo em retirar as imagens reclamadas. Como não queremos problemas com ninguém, e tínhamos a intenção de tão somente partilhar a história e não guardamos para poucos, tomamos tal atitude.

Grato pela compreensão dos leitores. Continue acompanhando este blog para saber dos fatos atuais.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN especializado em transportes

14 comentários em COMUNICADO AOS LEITORES DO BLOG PONTO DE ÔNIBUS

  1. É triste saber que um acervo cultural pode ser prejudicado por conta disto.

  2. Que todos aqueles que tenham em seu poder imagens de valor histórico, tornem este material público através de licença Creative Commons para que seu uso e conhecimento sejam compartilhados.

  3. É uma pena isso acontecer Adamo, mais vejo as pessoas dessas imagens como pessoas egoístas, tratam a foto antiga como um bem valioso, que não se pode ser compartilhado sem um preço.
    O nosso hobbie tem muitas pessoas que vendem fotos antigas de ônibus, e o que me assusta pessoas comprando… E outros que insistem em guardar as fotos para si próprios, os dois estão errados, não consigo nem opinar a cerca de qual dos dois é o pior.
    A história ela é gratuita, e fotos demonstram histórias, já ouviram falar “Cada foto tem sua história”, história é gratuito, se fosse ter que pagar talvez não saberiamos como nasceu alguns povos, como que foi a conquista dos grandes impérios entre outras coisas mais. Vamos parar e refletir sobre isso, e as pessoas que tem essa foto gostaria de lembrar que vocês não vão levar essas fotos aos túmulos de vocês, muito menos vão ficar ricos com elas!!

  4. Sacanagem isso… Dar os créditos não basta pra algumas pessoas, que querem morrer com suas fotos no caixão (como se nas fotos digitais ou digitalizadas houvesse perda, bem diferente de emprestar uma foto de papel pra alguém)… Mas bola pra frente, vc podia divulgar algum link grande no site pra quem quiser compartilhar fotos antigas para as matérias… Talvez apareça gente interessada.

  5. Como leitor assiduo do blog só tenho a lamentar pela mesquinharia e egoismo dessas pessoas, infelizmente vejo que para elas a palavra bem comum ou coletivo não tem significado algum, se escondem por traz de uma propriedade para justificar pseudos poderes que de certo modo não possem, queria deixar claro para essas pessoas a minha indignação, deveriam se orgulhar de existir espaços como este para divulgar seus acervos e não usarem o “poder da propriedade” e dinheiro para jsutificar uma posição que de certo modo não possuem. Adamo felizmente nem todos tem esse tipo de pensamento reacionário, exixtem pessoas loucas para verem suas fotos e acervos serem publicadas para que outras pessoas tenham acesso, no entanto sugiro que não desista de publicar seus textos históricos pois eles são de extrema importancia até mesmo para entender os textos recentes, um exemplo como falar das mudanças de sistemas de transportes em algumas cidades se não falar do que era antes, como surgiu as empresas, qual a relação das pessoas e lugares. Enfim é lamentável essa MESQUINHARIA OPORTUNISTA que surgiu em torno das fotos e concordo com os companheiros Daniel e Marcos. Forte abraço Adamo e cuide de sua saúde.

  6. Adamo , boa noite.

    Parabéns pela sua atitude e inteligência.

    Mas trago aqui uma frase de Chico Xavier extraída de uma de suas
    obras:

    ” O CONHECIMENTO ISOLADO É LÂMPADA SEM PROVEITO;
    CONTUDO, TRANSITANDO, DE CÉREBRO A CÉREBRO, É CIÊNCIA
    E CULTURA”

    Muitas fotos chegaram para permitir que a história e as imagens dos
    buzões tarnsitem neste blog, dissiminado conhecimento aos demais.

    Aos apaixonados pelo buzão: Vamos fuçar no báu e contribuir para
    que esta viagem continue firme e forte como um bravo FNM.

    Muito obrigado.

    Paulo Gil

    • Amigos, boa noite.

      Belas palavras Paulo. Respeito aqueles que, por seus motivos, não querem ver suas fotos divulgadas, MAS, como é gostoso este compartilhamento, de vivências, experiências, pensamentos, do passado e do presente.

      Por ora, ficaremos órfãos de fotos das inúmeras empresas e ônibus que ajudaram na construção de histórias das cidades, histórias de vida.

      Olhar, tocar um belo carro antigo, contemplar uma bela foto de um Carbrasa, é para muitos de nós, viajar no túnel do tempo, de nossa memória, dos nossos corações.

      Não fiquemos tristes. Uma porta se fecha, uma janela se abre !

      Abraços.

  7. salomao jacob golandski // 27 de junho de 2011 às 22:33 // Responder

    ola
    Adamo
    de mãos limpas nós viemos ao mundo
    e, de mãos limpas nós iremos
    estas pessoas que reclamaram a autoria das fotos são egoistas ,
    não sabem ser humildes ,
    é dando que recebemos
    pois levem estas fotos reclamadas no esquife
    desculpem o meu desabafo
    salomão

  8. como leitor e comentarista do blog, só tenho a lamentar por tais atitudes egoístas

  9. Boa noite Pessoal.

    Esta mesquinhês de meia dúzia é que estraga toda uma história sobre transporte. Eu praticamente tenho no orkut muitas fotos minhas da Plus, Sambaíba e outras empresas de minha autoria, e sempre deixo a disposição do amigo Adamo Bazani. O que algumas pessoas precisam é se aperceber de que em primeiro lugar, mesmo que as fotos tenham autoria, a primeira autoria é da empresa de ônibus que é a detentora da IMAGEM, portanto se fossemos cobrar a autoria maior, seria da empresa de ônibus que foi fotografada, pois muitas fotos foram tiradas nas RUAS E AVENIDAS, que por sinal SÃO PÚBLICAS, portanto são fotos PÚBLICAS porque se for para reivindicar autoria então ESTES QUE ESTÃO SE NEGANDO ÀS FOTOS DEVEM SOLICITAR O RECONHECIMENTO DAS EMPRESAS SOBRE TAL AUTORIA SOBRE AS FOTOS que é o mais HONESTO A FAZER, visto que, se eu tivesse o meu PRÓPRIO ÔNIBUS E EU VISSE ALGUÉM FOTOGRAFANDO E EU VISSE A FOTO NA INTERNET SEM MINHA AUTORIZAÇÃO, AÍ SIM EU COBRARIA OS DIREITOS DE IMAGEM, mas como não vejo nenhuma empresa de ônibus reivindicando DIREITOS DE IMAGEM, portanto quem reclama AUTORIA DE FOTOS, deveria então PAGAR OS DIREITOS DE IMAGEM DA EMPRESA A OU B.
    A memória do nosso país já é pobre, agora mais pobre ainda são aqueles EGOISTAS que ficam reivindicando uma coisa que não tem DIREITO POR DIREITO. A HISTÓRIA DO TRANSPORTE MERECE RESPEITO E DIGNIDADE, quem quer glórias e reivindicar um direito que não lhe pertence não merece o mínimo de CONSIDERAÇÃO.

    AMIGO ADAMO BAZANI, SEMPRE PODE CONTAR COMIGO, E EU ME PROPONHO A AJUDAR AINDA MAIS NAS PESQUIZAS.

    ABRAÇOS AOS AMIGOS QUE APOIAM O TRABALHO DO ADAMO.
    UM ABRAÇO, amigo PAULO GIL,MARCOS ELIAS GABRIEL, o amigo VILELA, e a todos os amigos que contribui de uma forma ou outra por este BLOG.

  10. Sabias as palavras do Marcos e do Salomao…

    Infelizmente neste meio, está cheio desse tipo de gente, e como disseram acima, quando morrer as fotos não vão ser enterradas juntas…

    Informação que não é passada adiante, perde a qualidade…

    Já tive este problema no Via Trolebus…Este tipo de atitude, é coisa típica de quem parou no tempo

    abraços

    Renato Lobo

  11. expedito.a.o.filho // 12 de julho de 2011 às 21:15 // Responder

    Boa tarde pessal

    queria dizer que isso é ridiculo a gente que adimira onibus por exemplo eu que só tenho 15 anos não sei nada sobre fatos passados no transporte e tem gente que faz isso por que não gosta de ver aquela história sobre tal fato então a gente se ferra por causa de meia dúzia de babacas se a empresa não reclama se tal pessoa tira a foto então ninguém pode reclamar.
    eu não tenho muita convivencia com o blog mas eu estou dolado do amigo ADAMO BAZANI pra quaquer coisa quem venha a prejudicar a história do trnsporte público.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: