SÃO LUIS QUER RENOVAR ÔNIBUS TODO ANO.

ônibus São Luis

A substituição dos veículos mais antigos de São Luís será gradual e de acordo com a idade de cada veículo. A estuimativa da prefeitura de São Luís é de que até julho sejam colocados 300 ônibus novos em circulação. A renovação de frota faz parte de um acordo entre a Prefeitura de São Luís e as empresas de ônibus que prestam serviços no Sistema Integrado de Transporte.

São Luís ganha 24 ônibus novos
Veículos pertencem às empresas Rio Anil/Gonçalves, São Benedito, Pericumã e Viação Pelé. Prefeitura quer renovar a frota periodicamente
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de São Luís , no Maranhão, deve ter renovações de frota de ônibus todos os anos.
Pelo menos foi o que prometeu o prefeito João Castello nesta quinta-feira, dia 23 de junho de 2011, em ato de entrega de 24 ônibus novos para o Sistema Integrado de São Luís.
O governo municipal diz que continuará a manter acordos com os empresários de ônibus para que as metas de colocação de veículos novos sejam cumpridas.
Até o final do mês de julho, a estimativa é de que mais 300 ônibus novos entrem no sistema da capital maranhense e região metropolitana.
Neste ano, até o momento foram colocados 280 veículos 0 km, de acordo com o prefeito.
As renovações, segundo o poder público municipal, fazem parte de um acordo firmado entre a Prefeitura de São Luís e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Maranhão em fevereiro de 2010, quando os empresários se comprometeram a renovar pelo menos 300 ônibus dos 1108 que servem a região.
Boa parte dos ônibus terá 15 metros de comprimento e maior capacidade de passageiros. Por serem veículos novos, eles já seguem a Resolução 316 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, e a norma NBR 15570, ambas sobre segurança, conforto e acessibilidade.
Assim, os veículos possuem elevadores e espaço para cadeira de rodas, área para cão guia acompanhante de deficientes visuais, maior espaço entre os bancos, corredor mais largo, faixas refletivas ao longo da carroceria para melhor visualização na parte da noite, equipamentos e saídas de emergência, entre outros itens.
Os 24 ônibus apresentados nesta quinta-feira devem beneficiar linhas que atendem a 54 mil passageiros do centro de São Luís e das regiões de Coroadinho (zona rural), São Francisco, São Cristóvão e Divinéia.
Os veículos pertencem às empresas Rio Anil-Gonçalves, São Benedito, Pericumã e Viação Pelé.
Os ônibus possuem característcas para atenderem terminais de integração e linhas de grande demanda.
O objetivo das empresas e da prefeitura é reduzir a indade média da frota que presta serviços na região metropolitana de São Luís.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em SÃO LUIS QUER RENOVAR ÔNIBUS TODO ANO.

  1. Nos tivemos o desdobramento do problema da TCS que agora esta na sua fase final e vamos terminar o ano com 183 onibus novos. Conseguimos entregar as nossas casas la do CDHU que e uma parceria da Prefeitura que fez mais de R 10 milhoes em investimentos naquele local as 474 familias mais carentes da cidade hoje tem uma casa digna bonita com azulejo ate o teto com aquecimento solar num bairro bonito com ciclovia linhas de onibus com a maior creche da cidade ao lado quer dizer nos fizemos algumas acoes muito importantes do ponto de vista social da cidade.

  2. Oi, novamente.

    Apenas ônibus novo, não resolve.

    É a minha humilde opinião.

  3. Falácia, pura falácia da Prefeitura. Certamente que não foram renovados 280 veículos nesse ano. Além disso, parte da renovação foram veículos midi, como os 50 adquiridos pela Solemar/1001 Expresso. Além disso, a maioria é de veículos médios e com as configuração mais básicas existentes.

    Concordo com o colega que deixou o comentário anterior, de que apenas veículo novo não resolve. Realmente, porque o sistema de transporte público está calamitoso. Sâo Luís precisa de ações urgentes no sistema, e não apenas de veículos novos.

  4. salomao jacob golandski // 28 de junho de 2011 às 18:37 // Responder

    ola 300 onibus novos representa 33% da frota , é um indice muito alto
    se somarmos a idade dos onibus e dividirmos pelo numero da frota , vai dar um
    induce alto , a frota deve estar envelhecida . hora boa de troca é 5 anos
    cadê as vistorias da pref . onde anda a fiscalização .
    salomão

  5. sou de Sao Paulo, capital, será q voces poderia me ajudar, eu estou precisando do endereço da Viação Pele, ai de São Luis, meu email vida_rosimeire2@hotmail.com. Agradeço antecipadamnete a gentileza Bruno

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: