GREVE DE ÔNIBUS EM RECIFE CAUSA TUMULTO. MOTORISTAS E COBRADORES VOLTAM AMANHÃ

ônibus em Recife
A greve de motoristas e cobradores de ônibus em Recife e região metropolitana causou tumulto. Em alguns casos, os passageiros, atrasados e precisando cumprir seus compromissos tentaram entrar pelas janelas dos ônibus, como registrou o repórter fotográfico da Agência Estado, Guga Matos.

Greve de motoristas e cobradores de ônibus em Recife causa tumulto
Desesperados e sem condução, passageiros forçaram a entrada nos terminais e nos poucos ônibus que prestaram serviço

ADAMO BAZANI – CBN

A greve de ônibus em Recife e região metropolitana causa tumultos nas seis cidades que estão sem o atendimento pleno dos serviços de transportes.
O trânsito nas principais ruas e avenidas aumentou. O transporte informal, com vans clandestinas fazendo as linhas dos ônibus, também pode ser constatado.
Mas o pior foram os tumultos por conta da falta de oferta de transportes.
Nos poucos ônibus que circularam pelo dia, os passageiros, precisando chegar aos locais de destino e cumprirem suas obrigações, tentaram entrar nos ônibus à força.
Alguns até mesmo pelas janelas, o que ofereceu risco de acidentes.
Ônibus foram depredados e alguns tiveram a chave roubada, sem poderem circular, e ficaram parados no meio do itinerário.
Houve tumulto de passageiros que quiseram entrar à força também nos terminais de ônibus.
Os motoristas e cobradores de ônibus reivindicam aumentos salariais de 22% enquanto as viações oferecerem reajuste de 5%. A categoria quer redução na jornada de trabalho de 7 horas para 6 horas diárias.
A greve de motoristas e cobradores de ônibus no Recife é de advertência e deve ser finalizada na madrugada desta quinta-feira, ao completar 24 horas.
O número de ônibus em circulação variou entre 20% e 80% dependendo das linhas e empresas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.