MESMO SEM CUMPRIR A OBRIGAÇÃO DE RENOVAR A FROTA DE TROLEBUS, SPTRANS LEILOA COMO SUCATA ÔNIBUS ELÉTRICOS DO MESMO MODELO QUE OPERA NO ABC PAULISTA

trolebus leiloados

Trólebus que serão leiloados pela SPTrans, num total de 35 veículos mais 4 ônibus híbridos. Enquanto vende trolebus, Prefeitura não renova a frota conforme prometeu. Ônibus leiloados em São Paulo, que são 100% ecológicos, operam sem nenhum problema no corredor ABD, entre São Mateus e Jabaquara passando por Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema.

Prefeitura Leiloa trólebus em São Paulo

Por Renato Lobo, do Portal Via Trolebus

A SPtrans deve realizar mais um leilão de materiais no dia 15 de
junho. Entre as “sucatas” estão 35 trólebus Marcopolo Torino GV,
iguais aos que rodam na capital paulista, e também 4 ônibus híbridos
que antes rodavam como trólebus, convertidos em 2004. De acordo com a
SPtrans, estes veículos não possuem mais condições de operação, já que
muito deles apresentam problemas mecânicos, como chassi quebrados,
entretanto o que chama a atenção é que cerca de 24 trólebus iguais a
estes que vão para o leilão, rodam sem maiores problemas no corredor
São Mateus – Jabaquara, inclusive estes veículos foram adquiridos por
meio de um leilão igual a este. 6 destes trólebus possuem adesivos
comemorativos dos 50 e 60 anos do serviço no Brasil.

Outra justificativa da venda dos trólebus, é que o chassi foi
fabricado na década de 80, variando entre 1979 e até 1982. Só que este
ônibus passaram por modernização entre 1996 e 1998 pela extinta
Eletrobus. A empresa iniciou a reforma dos veículos herdados da CMTC,
recebendo nova carroceria (modelo Torino Geração V, fabricada pela
Marcopolo), além de terem seus chassis e equipamentos
elétricos/eletrônicos totalmente reformados, com exceção para os
trólebus com controle de tração a contatores, que receberam novos
sistemas, do tipo chopper IGBT, fabricados pela Powertronics.

Se por um lado a prefeitura por meio da SPtrans leiloa os veículos,
pelo outro não faz valer o contrato de concessão da empresa Himalaia,
onde é previsto 140 novos trólebus até 2010, mas apenas 12 chegaram.

Enquanto a prefeitura se desfaz de ônibus 100 % ecológicos, reforça a
propagada nos ônibus com o selo ecofrota, veículos que reduzem em até
90% a emissão de material particulado na atmosfera em relação aos
coletivos movidos a diesel. Diminuem também em 80% a emissão de gases
responsáveis pelo aquecimento global, em 62% a emissão de óxidos de
nitrogênio e não liberam enxofre, o causador da chuva ácida.

Se comparado com administrações anteriores, a atual gestão vem se
mostrando favorável aos trólebus, com a contratação de uma empresa
para cuidar da rede aérea dos trólebus, inclusive com edital que vai
ser lançado em breve. Mas esse novo leilão pegou todos aqueles que
querem o trólebus de surpresa, ou não!

Por Renato Lobo – Tecnico em Transportes Sobre Pneus, do portal Via
Trolebus – mobilidade Urbana Sustentável

17 comentários em MESMO SEM CUMPRIR A OBRIGAÇÃO DE RENOVAR A FROTA DE TROLEBUS, SPTRANS LEILOA COMO SUCATA ÔNIBUS ELÉTRICOS DO MESMO MODELO QUE OPERA NO ABC PAULISTA

  1. Amigos, boa noite

    Alguém pode informar um link onde esteja disponível as condições do Edital
    de Leilão, ou dia, hora, mê, local, lotes, lances mínimos e todos os demais
    necessários.

    Se alguém puder contribuir, será legal.

    Muito obrigado.

    Paulo Gil

  2. A prefeitura e a SPtrans são muito contraditórias nas suas ações, numa época onde o que mais se discute é a questão do meio ambiente com propostas de veiculos menos poluidores no transporte coletivo os caras simplesmente leiloam o que há de mais ecologicamente correto em transporte coletivo, troleibus ainda em condições de uso, por outro lado a questão de veiculos com chassi trincado ou mesmo problemas mecanicos é pertinente visto que muitos estão ha muito tempo encostados apodrecendo ao relente, sem dizer a canibalização que pode ter ocorrido e até mesmo a subtração de peças e componentes para venda, sinceramente se tivesse recursos compraria para reforma-los e provar que ainda podem ser extensamente utilizados, temos exemplo disso na Metra, que sabe talvez a Metra não se interesse por alguns dels e os arremate no leilão, no entanto vamos aguardar para ver o que acontecerá. Forte abraço a todos

  3. olá senhor adamo, desculpa te falar, mas alguns equivoco, primeiro quanto a modernização já foi feita a consulta pública, de nº 005:
    http://sptrans.com.br/licitacoes/

  4. Bom dia à todos !

    Recordo-me de ter lido, a muitos anos atrás, sobre um mutirão realizado pela extinta CMTC para reformar vários ônibus. Na época, ainda segundo a notícia, o trabalho foi realizado e vários ônibus, considerados “velhinhos” foram devolvidos à atividade, economizando o dinheiro do contribuinte e melhorando a oferta de ônibus para o usuário.

    É tímido e pouco, mas naquele momento ajudou.

    Ainda que, muitos dos Trolébus da reportagem estejam sucateados, canibalizados e não tenham outro destino, senão a sucata, porque deixar chegar neste ponto ???!!!

    Abraços.

  5. O prefeito kassab e a SP Trans que nestes últimos tempos tem mostrado uma boa disposição em melhorar e mesmo em ampliar o sistema de troleibus em nossa querida São Paulo não podem permetir que esses veículos sejam leiloadas. Trata-se de um disperdício de dinheiro público.

    Esse negócio da renovação de trólebus é muito gozado… Evidentemente a comissão na compra de novos veículos é um grande atrativo para que não se reforme os trólebus.

  6. Amigos Gustavo e Julio

    Sinceridade: A prefeitura está preocupada com o dinheiro dos contribuintes?????
    A Sptrans está preocupada com a saúde da população????
    A Himalaia tem interesse em renovação??
    Será que tudo temos que implorar ou reivindicar à prefeitura como se ela estivesse nos fazendo favor????
    Quando houver algo realmente efetivo, eu paro de criticar o PREFEITO E A SPTRANS, mas por enquanto tudo que vejo é muito blá, blá, blá…………..
    Nem no corredor Radial Leste que dizem que vai ser construido, não está previsto TROLEBUS.
    Sinceridade: Eu tenho vergonha de ser paulistano e brasileiro, ô país lindo, mas que só tem politico escroto e safado !!!!!!!!! Desculpem o desabafo pessoal.

  7. …Sinceridade… bem que eu gostaria de ter a oportunidade que o KASSAB está tendo. Se eu fosse prefeito, com certeza haveria uma grande implantação do sistema trolebus pelo menos em todos os corredores de São Paulo. O que o Prefeito Kassab está fazendo pelos trolebus é apenas 2% sendo que tem como fazer muito mais, afinal ele tem a caneta e as decisões, mas o que me leva a crer que o “PODER” subiu à sua cabeça, a tal forma que fundou um partidinho meguetrefe e sem vergonha, só para disputar o governo de São Paulo, que na minha humilde opinião, prefiro que o Alckmin continue ou o Serra volte a ser governador.

    • Galesi, lendo me vem à menteo corredor Berrini.
      Congestionamentos insuportáveis diários, inclusive sobre a ponte-monumento. Fiquei 20 minutos sobre ela poucos dias atrás no pico da tarde/noite. Nada mais ouvi sobre corredor, que seria perfeito para BRT de trólebus.
      Provando que o usuário se acomoda de qualquer jeito, pela manhã há muito mais ônibus fretados – novos e confortáveis – que ônibus de linha na Berrini. A prefeitura se preocupa em cobrar e limitar o estacionamento dos fretados, mas sequer oferece linha circular curta decente para bom acesso à CPTM local.

      • Marcos Galesi // 11 de junho de 2011 às 16:47 //

        Amigo Luiz

        O Pior de tudo é que nossa amada prefeitura nem se preocupou em implantar linhas de ônibus executivo, motivo na qual os fretados acabaram de preencher esta lacuna vazia, e agora para beneficiar meia dúzia de empresários, prejudicou linhas importes de fretamento.

        abs

  8. Boa noite à todos e a vcs. Galesi e Luiz !

    Galesi, não desanime. Torça para que mais e mais pessoas se indiguinem e manifestem sua indignação, assim como vc. o fez, pois apesar de uma gota no oceano, não nos esqueçamos que, o oceano é formado de milhões de gotas !

    Luiz, penso que, os fretados devem ser bem vistos, pois são uma alternativa, e, não vistos como um problema, como têm sido feito, pela Prefeitura de São Paulo. Como em outros posts, reafirmo aqui, precisamos integrar, melhorar e extrair o máximo de todos os modais, quer sejam, ônibus urbanos, suburbanos (intermunicipais), trens metropolitanos, metrô e porque não, os táxis também, como em outras cidades do mundo, afinal em Nova York, vemos pela mídia, o uso constante dos famosos táxis amarelos.

    O País é lindo e tem um ENORME potencial. Acreditemos nisso !!!

    Abraços.

  9. Amigo Gustavo Cunha, saudações,

    O problema dos brasileiros é o conformismo, se está ruim, está bom, pior não fica, então é por isso que em muitas questões eu fico muito indignado, muita gente fala do Maluf que ele é ladrão e tal, mas na administração dele havia grandes obras, (não sou malufista, sou janista) mas o que existe hoje na politica, são politicos piores do que o Maluf, prova disso é o PT que se dizia o partido mais íntegro, reintegrou em seus quadros o Delúbio e o pior de tudo, ver o Lula defendendo o Palocci que foi provado que havia irregularidades, então pergunto, qual é o político que tem moral suficiente para falar bem ou mal do Maluf ??? Quanto ao Prefeito Kassab, onde estão as grandes obras??? Veja o complexo Padre Adelino, um grande desperdicio de dinheiro, pois obra parada, estamos pagando dos nossos impostos as diárias das empreiteiras que não podem acabar as obras por conta de que a prefeitura tem um ótimo corpo jurídico (falando ironicamente) que deveria de ser mais eficiente na questão das desapropriações. Enfim, estamos quase entrando em 2012, a copa é em 2014, e não há uma grande obra contemplando a Zona Leste como por exemplo o Corredor Celso Garcia, nem ao menos um simples viaduto para transpor a Salim Farah Maluf na Celso Garcia motivo de grande trânsito e dor de cabeça para nós da Zona Leste.Enfim, quero sugerir ao amigo Adamo ou alguém que façam um blog que se chame “CUMULO DOS ABSURDOS”, tenho certeza que vão aparecer tantos absurdos que haverá recordes de postagens.
    Por isso que eu digo, os Suíços tem mais sorte com os politicos do que nós Brasileiros. De acordo com uma pesquiza dizem que os politicos menos corruptos do mundo são Suíços e os governos mais realizadores são os chineses, ver obra do metrô por exemplo, em 2 anos construiram uma linha inteira do metrô e entregaram, e inclusive os chineses mesmo com toda tecnologia, preservam o sistema trolebus.

  10. Ah sim, eu ia me esquecendo, não só os chineses, mas também os Japoneses, vocês viram que depois do Tsunami que praticamente arrazou o Japão, em semanas os japoneses restabeleceram algumas estradas e até o transporte ferroviário??? então creio que em dois ou três anos no máximo, vão reerguer aquela parte atingida do Japão, inclusive recomendo aos meus amigos do Rio de Janeiro e cidades litorâneas como Santos e outras cidades que beiram o oceano, REZEM porque se ocorrer um Tsunami no Brasil, em vez de semanas, levaremos ANOS E ANOS PARA SE RECUPERAR, se dependermos dos nossos politicos brasileiros. Aliás, como é que está o PAC do Lula??? Pergunto isso porque agora a Dilma lançou o seu PAC, sinceramente esta história do PAC está mais para EMPAC DO QUE PAC.

    Abraços.

    • Quanto a integração de todos os modais de transporte, estamos mais do que atrazados, isso já deveria ter sido feito, faz muuuuuuuuuuuuuito tempo.Para mim, deveriam de acabar com o bilhete único e o Bom e criarem o cartão METROPOLITANO para integrar todos os modais da região metropolitana, pois é inadmissivel andarmos com dois, três, quatro cartões de ônibus em nossos bolsos.Sem contar os custos. E por falar em custos, é possivel baixar o preço do ônibus, para que isso ocorra, é necessário CORREDORES DE ÔNIBUS EFICIENTES, e com relação à integração um AGENTE METROPOLITANO poderia fiscalizar e dividir a receita, e a grande pergunta é: Agencia metropolitana é mais um plano ou vai se tornar realidade??? Acho que esta pergunta nem Deus sabe responder.
      Abraços.

  11. Galesi, boa tarde.

    Você tem toda razão, mas o tempo não para
    e graças a ele “coisas” obsoletas são tiradas
    do sistema automaticamente.

    Lembra do taximetro analógico, pois é acabou,agora só
    na feirinha da Praça Benedito Calixto.

    Os peruieiros não ajudaram na retirada do banco de fibra?

    Sei que é dificil aguentar, mas na pior das hipóteses tem a “morte natural”
    que faz uma substituição automática.

    E tem outra, “eles” sabem de tudo isso, por isso só o tempo mesmo.

    Vamos falando sobre o BUZÃO, porque o resto só o tempo mesmo.

    Muito obrigado

    Paulo Gil

  12. Amigo Paulo Gil

    Concordo plenamente com você, mas ao mesmo tempo fico preocupado com o que virá, pois as vezes o que vem, pode ser pior do que o que já foi, até porque, eu não vejo tanta seriedade com os novos politicos, claro que não estou generalizando.

    Abraços
    Marcos Galesi

  13. Amigos, boa noite

    Alguma novidade nesta questão?

    Dá para salvar alguns Torinos ? ou não há mais volta.

    Quem sabe criaremos aqui em Sampa o “TRR” [ Troleibús Rapid Recicle ]

    Se alguém tiver notícias será bem vindo.

    Grato

    Paulo Gil

  14. Amigo Gil

    Uma boa parte destes trolebus o final, infelizmente será uma panela que poderá estar em sua casa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: