LIBERDADE DE IMPRENSA: PARA CL4, SBT NÃO PODE FILMAR E ESTE BLOG É MALDITO !

Equipe do SBT é constrangida por fazer reportagem sobre a situação do Consórcio Leste 4
Produção foi advertida por pessoas ligadas às empresas que são processadas por má prestação de serviço e suspeitas de irregularidades na administração dos recursos oriundos dos bolsos dos passageiros

ADAMO BAZANI – CBN

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=4440&t=SP: Kassab podera ser processado por mas condicoes do transporte

Nossa reportagem há vários meses vem conseguindo informações e documentos exclusivos que corroboram com as investigações do Ministério Público Estadual sobre a situação precária a que são submetidos os passageiros que dependem das empresas que integram o Consórcio Leste 4: Himalaia Transportes S.A. e Empresa de Transportes Coletivos Novo Horizonte S.A. São problemas em relação às operações, com atrasos, sujeira, superlotação, quebra constante de ônibus e indícios de desvios de recursos que deveriam ser aplicados nos transportes e de falta de transparência com o dinheiro do usuário. Recursos da Novo Horizonte, que é uma empresa cujos motoristas e cobradores, como cooperados, são responsáveis pelos próprios ônibus, acabam parando, sem as explicações necessárias, na Conta da Cooperativa Nova Aliança e na Happy Play Tour Passagens, esta última que entrou na licitação fazendo parte do consórcio operador, mas que, apesar de receber quantias de R$ 357 mil por mês, não possui sequer um ônibus. O que mais chama a atenção do Ministério Público é a falta de clareza na definição das pessoas jurídicas. A Cooperativa Nova Aliança, a Empresa Novo Horizonte e a Happy Play pertencem ou têm como diretoria, as mesmas pessoas: Gerson Adolfo Sinzinger e Vilson Ferrari.
O problema é que, apesar de o Ministério Público comprovar os problemas de qualidade operacional do Consórcio, nítidos aos passageiros, que reclamam constantemente no Blog do ônibus, do promotor Saad Mazloum, alguns integrantes do Consórcio Leste 4 parecem não admitir as principais falhas dos serviços de responsabilidade deles e que rendem lucros mensais não desprezíveis para as empresas. E o pior: alguns destes integrantes têm tratado de maneira não muito cortês os jornalistas que, no seu estrito dever de noticiar e apurar o que pode estar errado, têm sido até repreendidos por pessoas que integram o Consórcio Leste 4.
A reportagem de Adamo Bazani não foi até responsabilizada pelos problemas de o Consórcio irem à tona. Em assembléia, esta blog que você lê agora, já foi chamado de maldito e acusado de ser ligado a interesses de empresários de ônibus da Capital Paulista.
O que é uma acusação falsa, pois os trabalhos de reportagens sobre transportes são realizados desde 2007 e sempre com isenção. Isenção a ponto de falar o que pe negativo, mas também o que é positivo no setor de transportes.
Não bastasse a equipe deste “maldito blog” ter sido citada como vilã dos transportes da Zona Leste, como se este repórter tivesse o poder de fazer escalas, cuidar da manutenção dos ônibus ou mesmo de passar uma vassoura nos veículo para deixá-los com a limpeza básica para a saúde e bem estar dos passageiros, desta vez a equipe de jornalismo do SBT Brasil foi hostilizada por integrantes do Consórcio.
O produtor da matéria estava, em local público, filmando alguns ônibus do Consórcio Leste 4, quando foi repreendido pelos funcionários, inclusive em tom ameaçador.
O diálogo de quem “aconselhou” a parada das filmagens e do cinegrafista foi reproduzido na matéria:

“- Melhor você parara de filmar. Escuta o que eu to te falando.

– Não to fazendo nada de errado. Tem alguma coisa errado?

– Escuta o que eu to te falando, escuta meu conselho.

– Para, para que é melhor…”

Gravar dentro de garagens e terminais pode sim ter alguma restrição ou necessidade de pedido de autorização, mas na rua, o ambiente é público, ainda mais com o objetivo jornalístico.
Será que há algo tão grave que não pode ser levado ao público em geral?
O prefeito Gilberto Kassab tem agora menos de 20 dias para dar uma solução concreta para a situação dos passageiros do Consórcio Leste 4, caso contrário, pode ser processado por omissão.
Fica um alerta para a segurança dos milhares de busólogos, pessoas que admitiam, pesquisam, gostam e estudam ônibus e gostam de tirar fotos dos veículos, sem nenhum cunho de denúncia ou investigação: pode haver riscos de fotografar os ônibus do Consórcio Leste 4. Muito cuidado com sua segurança.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes e bendito!

50 comentários em LIBERDADE DE IMPRENSA: PARA CL4, SBT NÃO PODE FILMAR E ESTE BLOG É MALDITO !

  1. Morador da Cidade Líder // 1 de abril de 2011 às 00:55 // Responder

    Mais uma vez parabéns Adamo.

    E agora finalmente (pelo menos por enquanto, esperamos que não) uma emissora de TV transmitiu este caos que vivem os moradores dependentes de transporte coletivo na área 4.
    E quanto a hostilização não era de se temer. Mas são eles que devem temer o que pode o poder do povo quando este povo é mal tratado, ou pouco tratado.
    Agora é de conhecimento nacional este problema que enfrentamos. Envie este link a vários destinatários fora da cidade de São Paulo, do estado de São Paulo e até do Brasil.
    Vamos expandir esta denúncia que ao menos o SBT teve coragem em divulgar, de forma sintética, mas de satisfatório tamanho.
    Chega de manipulação e maquiação no transporte coletivo.
    Esta área deveria ficar no vermelho apenas pela cor, mas atualmente é o passageiro que está no vermelho por tamanho maus tratos.
    Aproveitando o comentário do colega Rodrigo na matéria anterior, a Himalaia – acreditem – hoje cumpriu rigorosamente uma partida da linha 2296, linha esta que no blog do ônibus é tão criticada por um passageiro não só por descaso nas operações, mas na qualidade dos veículos disponibilizados para esta linha e região do Pq. Savoy City. Só falta agora colocarem veículos “0” para aparentar melhorias.

    Estamos de olho e não iremos nos calar.

    Abs.

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 1 de abril de 2011 às 02:13 // Responder

      Isso mesmo.
      Mesmo que tentem calar a nossa voz, até a pedras falarão!

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 1 de abril de 2011 às 02:44 // Responder

      Aqui na COHAB II as irregularidades continuam:
      Os veículos da 3759-10 agora além de fazerem o desvio de itinerário pela parte superior da Rua Cristóvão de Salamanca, deixando de atender a Rua Domingos Rubino, agora resolveram comer itinerário entrando depois da Rua Bartolomeu Ferrari na Rua Luciano Bazor e já saindo no início da Av. Nagib Farah Maluf.
      E os motoristas da linha 3124-10 resolveram aderir ao boicote e prejudicar o passageiro, além de rodarem carros em comboio, depois das 19 horas sentido bairro-centro, comem itinerário, seguindo direto pela Rua Jd. Tamoio sem atender 6 pontos da ferradura da chácara (ruas Domingos Rubino e Cristóvão de Salamanca).
      Na 3407-10 é fácil verem motoristas descendo direto pela Av. João Batista Conti e fazendo uma atalho enorme, saem na Av. Jacú-Pêssego, deixando de atenderem 5 pontos de alta concentração de passageiros da Av. Nagib farah Maluf, Rua Jd. Tamoio e Rua Sabbado D’ângelo.
      Na 4301-10 apenas uma partida a cada 1 hora e meia.
      Na 3124-31 os motoristas saem como 3124-31 mas fazem o itinerário da 3124-10 que é totalmente diferente do ramal.
      Nas linhas 3750-10 e 342A-10 depois das 21:00 sentido bairro-centro, depois da Av. Líder na altura da COHAB I, os motoristas deixam de embarcar passageiros nos pontos de ônibus até o TP (ponto inicial das linhas) e colocam os carros em RESERVADO com passageiros dentro, só os desembarcando, em plena operação de meia-viagem válida e com um sentimento de impunidade incrível.

      • Rodrigo de Freitas Andrade // 1 de abril de 2011 às 02:46 //

        Correção:
        Nas linhas 3750-10 e 342A-10 depois das 21:00 sentido centro-bairro, depois da Av. Líder na altura da COHAB I, os motoristas deixam de embarcar passageiros nos pontos de ônibus até o TP (ponto inicial das linhas) e colocam os carros em RESERVADO com passageiros dentro, só os desembarcando, em plena operação de meia-viagem válida e com um sentimento de impunidade incrível.

  2. VAGNER DA SILVA . // 1 de abril de 2011 às 01:17 // Responder

    PARABÉNS AO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO em especial ao DR Promotor SAAD , promotor deu 20 dias para o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab tomar as providências em relação ao CONSÓRCIO LESTE 4 , manda uma comissão para investigar tais denuncias em relação á venda de linhas+ônibus da Empresa Himalaia para Novo-Horizonte , sem autorização da SP-TRANS , explicar para os auditores a diferença da tarifa da NOVO-HORIZONTE de R$ 0,47 centavos pôr passageiros transportados quando a SP-TRANS repassa para o CONSÓRCIO R$ 2,05 e a Novo Horizonte paga para os Sócios donos de ÔNIBUS R$ 1,58 , esperemos que se faça JUSTIÇA com esta DIRETÓRIA que não présta conta das RECEITAS e DISPESAS !!!

    VEJA VIDEO SBT/Jornalismo
    ———————————-
    http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=4440&t=SP:+Kassab+podera+ser+processado+por+mas+condicoes+do+transporte

  3. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME ….
    SÓ ISSO QUE EU TENHO A DIZER !!!
    Se a imprensa começar a se amedrontar com ameaça de politicozinho de merda, empresário de merda, gentinha de merda … estamos fufu …
    Tem muito dinheiro rolando nessa parada , muita gente ganhando as custas do sofrimento do povo … se fosse no Japão, o empresário que faz coisas dessas se suicidaria em frente as cameras , depois de ter perdido perdão …
    Como estamos no Brasil, o país do jeitinho, vagabundo se acha no direito de calar a imprensa . CENSURA é a coisa mais nojenta que pode existir. Coisa de canalha, de gente que acha que tem ”poder”, mas vai morrer e apodrecer como todos nós .

    quanto mais conheço o ser humano , mais me dá nojo !!!

  4. Malditos são os senhores da Cooper Novo Horizonte, sabem que prestam um serviço de péssima qualidade à população e ainda querem ditar a ordem , agora sim ,mais do que nunca, merecem ser descredenciados por incompetencia, por agirem de má fé, só estão na ativa ainda porque a sptrans tá ganhando em cima da operação nojenta de vocês e agora que o caso se tornou público graças a excelentes profissionais como o Saad Mazloum ,o repórter Adamo Bazani desse conceituado blog ,e é isso ae, com fé em Deus alguém irá tomar providências e tirar essa laia do sistema, e poderiam tirar também o incompetente do Kassab junto, é tanto escândalo no transporte da área 4 e o maldito finge que não vê nada, e essa vai para o pessoal do SBT ,façam a reportagem junto da polícia militar ou federal , pois dessa forma acho que a reportagem sairá e todos os cidadãos irão ver como que é o jeito de operar dessa cooperativa meia boca..

  5. Hipólito Rodrigues // 1 de abril de 2011 às 03:54 // Responder

    Caros,

    Não podemos baixar a guarda, tampouco deixarmos ser intimidados por ameaças do CL4. A verdade está do nosso lado, e com luta e justiça, vamos atingir nosso objetivo. Nosso objetivo não é prejudicar as pessoas, mas sim lutar contra a maldade de um grupo mal-intencionado, que somente visa o lucro fácil e sem escrúpulos, acima de tudo. Nossa luta é por um DIREITO básico do cidadão, direito esse que está sendo cerceado por essas pessoas de índole duvidosa de um lado, e pessoas coniventes de outra. Estamos no caminho certo, pois o CL4, aos poucos, está sendo encurralado e acuado. Devemos seguir em frente e não deixar nos intimidar.

    Conte comigo!

  6. Andreia Carvalho // 1 de abril de 2011 às 10:53 // Responder

    Realmente as condições de transporte da 4 leste é uma vergonha na nossa região, moro na Ragueb Choff e os ônibus que vem da cidade tiradentes para o centro não para onde moro, pois o mesmo já vem cheio sem condições de pegar mais nenhum passageiro isso quando não para e quebra logo mais na frente. Isso é uma vergonha pois pagamos o que foi colocado de valor na condução e não temos um bom transporte para nos levar até o trabalho.
    Kassab nem dá as cara para falar sobre o problema, ainda dizem que a area leste é a que tem o melhor transporte, se realmente existe cadê??

  7. Grande Adamo! Parabéns pela coragem e empenho para que venha a tona o que se esconde por trás dos panos do tranporte público.

    Empresa que não deve, não teme reportagem que apenas deseja mostrar a verdade!

    Abraço e tudo de bom

  8. POR FAVOR , ADAMO AGRADECEMOS MUITOOOOOOOOOOOO, O SEU SERVIÇO , TAMBÉM A COOPERATIVA NOVA ALIANÇA OS DONOS NÃO CONSEGUEM RECEBER SEU DINHEIRO, PORQUE DIZEM QUE ESTÃO PAGANDO DESPESAS DA NOVO HORIZONTE É CERTO ISSO, POR FAVOR INVESTIGUE PROPRIETARIOS NA GARAGEM DA JACU PESSEGO. ESTAMOS COM CARNES DE ONIBUS NOVOS ATRASADAS E NÃO , RECEBEMOS NOSSO SUADO DINHEIRO, AS REMISSOES SÃO PAGAS COM MAIS DE 45 DIAS ATRASADAS POR FAVOR NOS AJUDE.

  9. HÁ SÓ UM DETALHE, FALTOU , A SPTRANS DEPOSITA NA NOSSA CONTA UMA PARTE E A OUTRA UM RESIDUO QUE FICA ELES DEMORAM MUITO PARA REPASSAR, CERTO, E NOS ESPERANDO COMO TROUCHAS O DINHEIRO VIR PARA PAGAR NOSSAS CONTAS, E OS JUROS FICA PRA NÓS MESMOS PAGARMOS EM ATRASO NÉ.

  10. Thiago dos Santos da Silva // 1 de abril de 2011 às 14:02 // Responder

    Parabéns Ádamo e ao SBT tb!!! Se eles não querem que filmem, é pq há algo de errado! Se temem, então devem!!!
    Tá na hora do Kassab para de ser omisso e tomar providências contra essa cooperativa disfarçada de empresa!!!

  11. Talves agora podemos ter esperanças de ve o fim definitivo do consórcio LOST 4 , e que esta região tão sofrida de transporte , possa ter novas empresas sérias e comprometidas em operar na area transportando os passageiros com serviços digno e com respeito, pois se me lembro bem não é de hoje, que há a população nesta região é prejudicada com transporte ineficiênte e precario e de valor elevado , o triste é ver que o poder publico maior culpado por isso tudo fechar os olhos para isso , talves essa seja uma das regiões mais importantes de SP , e carente em transporte que depende unicamente na maior parte de sua geografia o uso excluisvamente do tranposrte por ônibus, e que requer maior atenção para este quesito por parte do poder publico.
    Espero que as denuncias sejam apuradas , e os culpados pagem por seus atos ,seja eles quem forem desde os donos das empresas ,das cooperativas , a até atual prefeito até os seus atencessores ,e que a prefeitura de SP,faça valer o diretito dos moradores da ZL , para que haja empresas serias e não de fachadas operado e transportando as pessoas ,só espero que o final disso ai tudo não acabe com mais uma empresa fechada de transporte fachada em SP , com varios ônibus novos e semi novos recolhidos em patios , aguardando possiveis leilões para pagar inumeras dividas como vimos um passado recente.
    Parabens ao MALDITO BLOG E SEU REPORTER POR MAIS ESTA GRANDE MATERIA , é brincadeira viu Adamo , e também ao SBT por mostrarem a real situação do transporte em SP as vesperas da copa mundo .

  12. PARABENS, ADAMO, ESPERO QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA AGORA.
    QUE A SPTRANS, NÃO SEJA CONIVENTE COM ESSA SITUAÇAO, E O SECRETÁRIO DE TRANSPORTE FIQUE DE OLHO NESSE BLOG.

  13. Poxa, Adamo, você censurou meu comentário em que digo que o promotor é quem fez o trabalho duro mas você que leva os parabéns. Que feio isso rapaz. Vou escrever lá no blog do promotor isso o que ocorreu.

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 1 de abril de 2011 às 22:47 // Responder

      Caro amigo Adamo, deixa o senhor Adolfo postar lá no blog do ônibus, vai ser bom pra ele.
      No mínimo, ele vai tomar uma bela chamada do Exmo. Dr. Saad Mazloum por desrespeitar a opnião alheia.
      Agora imagino:
      Já pensou se o promotor não publicar a postagem dele?
      Será que este distinto senhor também será irônico com uma autoridade judicial?
      Me parece no mínimo diferente este distinto senhor implicar contigo caro Adamo depois destas reportagens bastante esclarecedoras e brilhantes.
      Outra questão que precisa ficar clara:
      Elogios ao excelente trabalho do Exmo. Promotor Dr. Saad Mazloum, devem ser feitas no blog que ele abriu, ou seja, o blog do ônibus, e os elgios ao excelente trabalho de reportagem do caríssimo Adamo Bazani devem serem feitas em seu blog, ou seja aqui.
      Simples assim.

  14. Que feio Adolfo, leia o Blog com mais atenção. Eu não censurei, publiquei e até te respondi. Vai lá na matéria que você postou sua opinião, que não é essa. Mas tá lá. Aprovei e publiquei faz tempo.

  15. Você publicou na Matéria Consórcio Leste 4 pode sofrer internvenção

    Adolfo Senna disse:
    abril 1, 2011 às 1:56 am (Editar)
    Ué, o promotor Saad trabalha duro e é o Adamo que leva o parabéns???
    Responder

    Só se certifique direitinho onde você posta os comentários para você não criar estes aborrecimentos tolos. Isso não é bonito

  16. Boa Noite aos amigos leitores : O blog do saad foi elaborado para averiguar o Transporte Coletivos de Passageiros de varios Lotos da cidade de São Paulo , um canal onde todos os usuarios retrata os ônibus que trabalham na cidade de São Paulo , objetivo promotor : avisar as empresas para que elas melhore seus serviços , o inquerito civel instaurado no CONSORCIO LESTE 4 já faz tempo que esta sendo fiscalizado pelo promotor Saad ele fala de todos os problemas dos mais variados , (740/2008) aplicou uma multa ao CONSÓRCIO DE R$ 30.000.000,00 , pôr mal serviços préstados , esperamos que com suas determinações o Prefeito de São Paulo GILBERTO KASSAB e SP-TRANS tome as devidas providências para apurar as contas da Empresa NOVO-HORIZONTE e saber de que forma o dinheiro dos passageiros que paga um preço muito alto para se locomover , e saber também porque o repasse da SP-TRANS para o consórcio é de R$ 2,05 e os diretóres da NOVO-HORIZONTE repassam apenas R$ 1,58 para seus sócios que tem ônibus e paga todas as dispesas como EMPRESA , essa diferença eles não dão explicações para onde vai ! . SP-TRANS apure logo , porque o comentário dentro da Empresa é que tem alguem ligado a SP-TRANS que recebe também parte desta diferênça , é melhor explicar direito essa diferença para não serem responsabilada também ,

    PARABÉNS PROMOTOR SAAD MAZLOUM E AO REPORTER BRILHANTE ADAMO BAZANI , vamos mostrar dudo o que está acontecendo no CONSÓRCIO LESTE 4 ( Novo-Horizonte + Himalaia )

  17. O que é isso agora? Zona Leste virou terra sem lei?

    A Prefeitura Municipal de São Paulo, precisa de mais o que, pra mandar esse lixo de consórcio para o raio que os parta (pra não dizer outra coisa pior que estou pensando)?

    E para essa gente que pinta e borda no transporte da região, vai uma frase que o saudoso Alborghetti, dizia:

    CADEIA NELES!!!

    Adamo, parabéns de novo pelas reportagens. Sempre uma melhor que a outra.

    Abraços!!!

  18. Morador da Cidade Líder // 2 de abril de 2011 às 00:38 // Responder

    Prezados blogueiros.

    Como um canal de televisão (SBT) demonstrou o descaso do transporte coletivo na área 4 presenciando a vida dos passageiros, apresento outro meio de comunicação que relatou queixas e infrações do Consórcio 4 Leste de outra forma:

    estadao.com.br, Atualizado: 31/3/2011 0:25
    Empresas levaram mais de 1 multa por hora em 2010
    Em média, o Consórcio Leste 4 levou 28 multas por dia da São Paulo Transporte (SPTrans), somente no ano passado. O balanço da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) aponta 10.189 autuações. A SMT informou ainda que acompanha de perto as reclamações de usuários em relação aos serviços prestados pelo Consórcio Leste 4 e ressaltou que a SPTrans reforçou a fiscalização, o que resultou no aumento das autuações.
    Atualmente, a frota programada do consórcio é composta por 946 veículos para operar em 86 linhas, transportando, em média, 560 mil pessoas por dia.

    Reparem, NÃO CITARAM A AÇÃO CIVIL PÚBLICA movida pelo Promotor Saad contra este consórcio, nem mesmo o prazo de 20 dias para que a SpTrans, SMT e o Prefeito Gilberto Kassab tomem alguma atitude para solucionar este descaso.
    Bem que procuramos e defendemos a liberdade de imprensa. E melhor seria se alguns componentes da impressa também nos prestassem informação de forma mais completa e transparente.

    Só para alertar, a Himalaia hoje não operou a linha 4208, deixando o Consórcio Plus prestar serviço em sistema PAESE. A linha 2296 deixou de operar a partir das 16:30, e nenhum fiscal da linha, empresa, consórcio, terminal ou mesmo da SPTrans interviu em deslocar outro veículo para esta linha.

  19. Rodrigo de Freitas Andrade // 2 de abril de 2011 às 04:06 // Responder

    Prezados,
    Continuo pedindo quase que diariamente que o SPTV veicule reportagens sobre o péssimo serviço que o Consórcio Leste 4 presta a população, já conversei com vários profissionais da apuração sobre o caso.
    Dessa última vez, como sempre, os joranlistas da apuração demonstram interesse sobre o caso, anotam os pormenores, porém desta última vez a jornalista que atendeu me falou algo que me chamou a atenção, ela me disse:
    “O senhor tem algum material inédito para me apresentar?”
    Confesso que fiquei profundamente desapontado com a atitude da jornalista, pessoa esta que sempre me atendeu muito bem, é muito educada e prestativa, porém, ela me deixou a entender, nas entrelinhas, que existe um sistema de disputa entre jornalistas, as vezes até do mesmo grupo de telecomunicações, por notícias exclusivas, sendo que questões importantes, de cunho de divulgação primordial ao cidadão, não deveriam serem vistos estes pormenores de exclusividade, todos os veículos, cada um a sua forma, deveriam veicular a notícia.
    Dizer que uma Ação Civil contra maus serviços prestados por uma operadora não dá audiência, seria tapar o sol com a peneira, quanto mais um ofício expedido pelo Ministério Público, solicitando atitudes do Prefeito de SP e secretário de transportes para resolução de problemas graves no transporte, dão mais audiência ainda.
    A questão a ser vista não seria nem a audiência e sim a informação a grande massa de cidadãos, que mesmo em dias de internet banda larga, ainda tem a TV e Jornais como maiores meios de se obter informação.
    Fiz uma crítica educada e construtiva a apuração do SPTV sobre a série de reportagens no transporte da Zona Leste, que a um desavisado ou uma pessoa desatenta, ou até mesmo uma pessoa reativa (a grande massa é reativa), podem dar a entender que estão a defender apenas o Consórcio Leste 4 e que não querem mostrar o lado dos passageiro que enfrenta superlotação, descumprimentos de partidas e itinerário, sujeira, máfias e boicotes as linhas nos quais as operadoras não querem operar corretamente.
    Coloquei a reporter da apuração que entendo a visão jornalística do SPTV, que entendo que a intenção não é fazer reportagem pra defender a situação política, pois assim eu estaria sendo reativo, e que eles devem receber diariamente milhões de sugestões e que o trabalho deles é árduo.
    Ao fim, a reporter anotou as sugestões, mas creio que se mais pessoas não ligarem na Globo, apuração do SPTV e não pedirem a reportagem, eles não farão.

    Amigos, com tudo isso que escrevi, tirei a conclusão que os donos de frota e as pessoas que estão por detrás do Consórcio Leste 4, estão sendo bem mais espertas que nós e estão pedindo que operadores, donos de frota, amigos e aqueles que por falta de esclarecimento ou por gostarem de ver o passageiro cidadão se dando mal, façam as sugestões aos jornais bem mais rápido e e maior número do que nós que queremos que seja desmascarado todos estes abusos do Consórcio Leste 4, que até agora, dão também a impressão de uma suposta conivencia dos altos escalões da SMT e SPTrans.
    Portanto, amigos, sugiro que os senhores liguem para a Globo/SP solicitem o ramal da APURAÇÃO SPTV (5509-5000) e façam também a sugestão que veiculem a Ação Civil aberta pelo Ministério Público e os ofícios enviados pelo MP ao Prefeito e ao Secretário de Transportes, que se não resolverem nada, podem ser processados por improbidade administrativa.

    Isso sim seria ESTAR DE OLHO.

  20. Rodrigo de Freitas Andrade // 2 de abril de 2011 às 04:36 // Responder

    Agora há pouco, o penúltimo carro e o “baita” (último carro de escala) da linha 3759-10 Jd. São Pedro – Tatuapé está comendo itinerário, as 01:08 (penúltimo) e 01:24 (baita) do dia 02/04/2011, sentido centro-bairro, deixando de atender 6 pontos da ferradura da chácara.
    A alteração de itinerário prevista feita todos os dias pelos operadores da linha 3759-10 a partir das 20:00 até por volta das 01:15 é esta:

    http://goo.gl/maps/X78Q .

    Sendo que o correto seria, de acordo com a OSO da linha, neste trecho do itinerário:

    http://goo.gl/maps/DmS0 .

    Nesta ferradura, existem centenas de moradias, entre estas, dezenas de condomínios de prédios da COHAB, cada condomínio destes com a média de 40 familias cada, e ainda com o agravante de que estão sendo construídas mas várias dezenas de condomínio da Caixa Econômica Federal, ao longo da Rua Domingos Rubino, em ritmo acelerado de construção, ou seja, são milhares e milhares de usuários que são desatendidos por causa dos descumprimentos de itinerário na linha 3759-10 nesta região.
    Refresco a memória dos prezados leitores que os operadoras e donos de ônibus da Nova Aliança/Novo Horizonte da extinta linha
    342X-10 Cj. José Bonifácio – Penha faziam este mesmo descumprimento de itinerário nesta região, além de descumprimentos de partidas, o que forçou a queda de demanda na linha e o planejamento leste da SPTrans foi e premiou os infratores com alterações absurdas de itinerário na linha até que a linha chegou a sua desativação, o que foi o maior prêmio a estes infratores; muitos destes donos de frota e operadores, hoje estão operando na lucrativa linha superlotada 3124-10 COHAB Fazenda do Carmo – Term. Pq. Dom Pedro II linha esta que no mesmo trecho, quase que os mesmos operadores e donos de frota da extinta 342X-10 depois das 20:00 sentido bairro-centro fazem o seguinte desvio de itinerário:

    http://goo.gl/maps/7PEx ,

    O itinerário certo é este:

    http://goo.gl/maps/KG5t .

    E porque o CL4 e suas operadoras fazem isto sendo que a região é populosa?
    Em retaliação a nossas constantes denuncias.

    Caros amigos, percebam que as alterações de itinerário previstas são na mesma região, perduram as irregularidades já há 4 anos pelas operadoras do Consórcio Leste 4 (pois a Himalaia fazia o mesmo quando operava estas linhas), eu já fiz inúmeras reuniões com gerentes e analistas da SPTrans e nunca esta situação foi resolvida definitivamente EM FAVOR DOS USUÁRIOS, a única providência que tomaram foi premiarem o CL4 com a desativação da linha 342X-10.

  21. QUE DECEPÇÃO... // 3 de abril de 2011 às 21:43 // Responder

    QUE DECEPÇÃO, SOUBEMOS QUE OS TRÊS PROPRIETÁRIOS QUE FORAM AFASTADOS PELA DIRETÓRIA, DA GARAGEM NOVO HORIZONTE, RETORNARAM AOS SEUS TRABALHOS, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO, SE RENDERÃO TALVES PELA NECESSIDADE, POR MEDO, NA REALIDADE NÃO SEI DIZER O MOTIVO, POIS FICARÃO APENAS 3 SEMANAS AFASTADOS ,REQUERENDO OS DIREITOS NOS QUAIS EU ADMIRAVA MUITO A FORMA COMO ELES FORÃO CORAJOSOS, POIS MINHA DECEPÇÃO E DE SABER QUE ELES VOLTARÃO SEM AO MENOS RECEBER OS DIAS PARADOS, E NEM MESMO LEMBRANDO DE UMA OUTRA PROPRIETÁRIA QUE FOI EXPULSA DA GARAGEM A 13 MESES ATRÁS, E A MESMA NÃO SE RENDEU AOS CAPRICHOS DESSES DIRETÓRES CANALHAS, QUE ROUBARAM O SEU DIREITO DE TRABALHAR.

  22. ATÉ VOCÊS ! ZÉ , DEJAIR, PEZÃO. // 3 de abril de 2011 às 21:55 // Responder

    DEPOIS DE TANTAS DENÚNCIAS , DE INDAS E VINDAS ATRÁS DO CONCEITUADO REPORTER DA CBN ADAMO BAZANI, ATÉ MESMO DOENTE ELE FAZIA AS REPORTÁGENS COM VOCÊS 3 , REQUERENDO OS DIREITOS NOS QUAIS , OS OUTROS COOPERADOS FORAM COVARDES, EM COBRAR ESSA DIFERENÇA, E VOCÊS, CORAJOSAMENTE FIZERAM ESSAS DENÚNCIAS, MAS DERREPENTE EM UMA REUNIÃO, COM PARTE DA QUADRILHA VOCÊS RESOLVERAM VOLTAR, SE ESQUECENDO DA PESSOA NA QUAL ESTEVE LADO A LADO COM VOCÊS, MAS TUDO BEM TALVES ESSA PESSOA SEJA TÃO FORTE QUANTO VOCÊS, NÃO SE DEIXANDO LEVAR PELA CONVERSA OU AMEAÇAS DE UMA DIRETÓRIA FRACASSADA.

    • Pois é né Zé , Dejair , e Pézão os homens chamarão pras conversa e vaõ pagar os dias do carros parado , só para parar as denunçias e vcs não darem mais entrevista enfiarão um osso na garganta de vcs

      • pois é ficou chato para eles , na garagem o comentário e geral que eles implorarão a volta e ficaram conhecido como os 3 patetas.

  23. ATÉ QUE ENFIM EM KASSAB? // 3 de abril de 2011 às 22:22 // Responder

    É PROXIMO AS ELEIÇÕES PARA PREFEITO, O KASSAB ESTAVA FAZENDO VISTAS GROSSAS, PARA A ROUBALHEIRA QUE ESTÁ OCORRENDO NO MEIO DO TRANSPORTE PÚBLICO, ONDE FOI FORMADA UMA QUADRILHA, UNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA DESVIAR DINHEIRO , DINHEIRO PÚBLICO E ASSIM SE TORNANDO MILIONÁRIOS. TEVE QUE O DR. SAAD , AS REPORTÁGENS MOSTRADAS PELA MÍDIA , PARA DESPERTAR NO PREFEITO OU MESMO ACORDA-LO , DO QUE ESTÁ ACONTECENDO, SERÁ QUE OS SEU SECRETÁRIO DE TRANSPORTE OU O DIRETÓR DA SP TRANS NÃO O AVISOU DOS ROUBOS QUE ESTÃO ACONTECENDO? POIS AGORA TALVES SEJA TARDE PARA O SR. PREFEITO TENTAR SE REELEGER, POIS NÓS ELEITORES CHEGAMOS ATÉ A PENSAR QUE O SR. ESTAVA FAZENDO PARTE DESSA QUADRILHA, MAS COMO O SR. PARECE QUE NÃO SABIA DE NADA , VAI TOMAR AS MEDIDAS CABÍVEIS, PARA ACABAR COM TUDO ISSO, DESTITUINDO SEU SECRETÁRIO DE TRANSPORTES ESSE DIRETÓR DA SPTRANS, É ATÉ MESMO PRENDENDO ESSES CANALHAS DA NOVO HORIZONTE,AINDA HÁ TEMPO DO SR. RECUPERAR O MEU VOTO.

  24. SR. ADAMO DEPOIS DE TANTAS DENÚNCIAS, ENVOLVENDO ESSA DIRETÓRIA ,ATRAVÉS DOS COOPERADOS QUE FORAM EXPULSOS DA GARAGEM, É AGORA ELES RETORNAM COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO, POIS GOSTARIA DE MAIS CLAREZA ATRAVÉS DO SEU BLOG, O QUE FOI DITO NA REUNIÃO, ENTRE ESSES COOPERADOS, E OS DIRETÓRES POIS PARA MIM TA MUITO OBSCURO, ESSA VOLTA POIS ACREDITO NA CREDIBILIDADE DA CBN E DO SR. ADAMO BAZANI, PRECISAMOS DE UMA EXPLICAÇÃO?

  25. Sr. Adamo tudo isso que estão falando é verdade?

  26. Na verdade, eu aprovo o comentário, até para discussões, aprofundamentos e para quem tiver mais informações dividor conosco. Por isso que não costumo bloquear comentários, a menos que sejam ofensivos pessoalmente. MAS A RESPONSABILDIADE DAS OPINIÕES, INFORMAÇÕES OU POSICIONAMENTO É DE QUEM ESCREVE NOS COMENTÁRIOS.
    Quanto a ser verdade ou não, eu não posso impedir o comentário. Quem tem condiçõis de possivelmente desmentir, pode ser manifestar. Tento deixar o espaço mais democrático possível. Todos podem opinar

  27. VAGNER DA SILVA. // 4 de abril de 2011 às 11:51 // Responder

    KASSAB , ve se apura logo tantas denuncias envolvendo esta Diretória da NOVO-HORIZONTE e SP-TRANS que leva dinheiro dos diretóres da N-H e não explicam cadê á DIFERENÇA de R$ 0,47 (quarenta e sete centavos de reais) pôr passageiros transpôrtados talvez seja porque os DIRETÓRES (Vilson+Gerson+Toninho+Edmar+Marquinhos) estajam milhonarios é só verificar hoje e a quatros anos atraz ? o que eles tinham e o que eles tem ! desta forma fica explicado esta DIFERENÇA !!! …

  28. Rodrigo de Freitas Andrade // 9 de abril de 2011 às 03:38 // Responder

    Flagrante: 4 4468 comendo itinerário e depois tentou corrigir.
    O Video:

    http://www.youtube.com/watch?v=p7Qnyg-AQvU

    Estive no cruzamento das ruas Cristóvão de Salamanca/Bartolomeu Ferrari no dia 08/04/2011 e flagrei o veículo 44468 alterando o itinerário previsto em meia viagem TP-TS (bairro-centro), sentido Metrô Tatuapé. O veículo ao vir da Rua Jd. Tamoio, entrou a direita na Rua Cristóvão de Salamanca e veio do número 1 ao 304 pela mão contrária a que deveria estar vindo.
    O motorista ao me ver filmando a irregularidade, parou, ficou me olhando e depois continuou seguindo em direção contrária ao do itinerário e depois fez um retorno fora do itinerário previsto para depois voltar a fazer o itinerário certo para poder burlar a acusação de desvio de itinerário pelo AVL/GPS do SIM (sistema integrado de monitoramento) da Prefeitura de São Paulo.
    A alteração de itinerário previsto irregular que este ônibus fez foi este:

    http://goo.gl/maps/h0xE ;

    Sendo que o certo deveria ter sido feito desta forma neste trecho, segundo a OSO da linha:

    http://goo.gl/maps/oA5F .

    Já há mais de 4 anos, os operadores desta linha vem comendo itinerário e descumprindo partidas nesta linha 3759-10.
    Se eu não estivesse filmando, certamente o veículo teria entrado a direita no número 304 da Rua Cristóvão de Salamanca e teria alcançado a Rua Bartolomeu Ferrari sem atender 6 pontos ao longo das ruas:
    R. JARDIM TAMOIO 889 – 1402
    R. DOMINGOS RUBINO 1 – 454
    R. CRISTOVAO SALAMANCA 875 – 305 .
    Por causa deste descumprimentos de itinerário, a linha 342X-10 Cj. José Bonifácio – Penha, foi injustamente desativada pela SPTrans porque os donos de frota da Novo Horizonte forçavam a queda de demanda da linha por não atenderem o itinerário e comer pontos de ônibus, ou seja porcausa de retaliações na linha por parte de operadores e donos de frota, a população focou sem uma linha importante de ônibus, agora, querem fazer o mesmo com a linha 3759-10 forjando a queda de demanda na linha pra que a mesma venha a ser desativada.

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 9 de abril de 2011 às 03:41 // Responder

      Ressalto que a minha voz de indignação no video não é contra o excelente trabalho do Promotor Saad Mazloum e sim com o abuso que filmei e flagrei e filmei e que há anos o Consórcio Leste 4 e a Nova Aliança/Novo Horizonte negam.
      O áudio está um pouco adiantado em relação ao video pois foi filmado em um celular.

  29. Rodrigo de Freitas Andrade // 9 de abril de 2011 às 04:59 // Responder

    Errata:
    Onde se lê:
    “focando”
    Leia-se
    ficando

  30. Rodrigo de Freitas Andrade // 9 de abril de 2011 às 19:09 // Responder

    Mais flagrantes em video: Carro 44495 tenta comer itinerario e quase bate em muro de Escola.

    Video:
    http://www.youtube.com/watch?v=T-fZgDnFX10 .

    Pessoal, eu estava buscando meus filhos na escola, quando no cruzamento da Rua Jardim Tamoio/Cristóvão de Salamanca, por volta da 17:50 o veículo 44495 quase bateu no muro da Escola Estadual Salim Farah Maluf.
    Este motorista ia comer itinerário seguindo direto pela Rua Jd. Tamoio sem atender 7 pontos ao longo das ruas Cristóvão de Salamanca e Domingos Rubino, quando ele me viu tirando o celular pra filmar o descumprimento de itinerário, teve de fazer uma curva bem aberta na contramão pra entrar na via certa pra não ser flagrado descumprindo itinerário.
    Muitos operadores desta linha 3124-10 COHAB Fazenda do Carmo – Term. Pq. Dom Pedro II, há muitos anos fazem este descumprimento de itinerário, veja no mapa:
    http://goo.gl/maps/ZwuO .
    O certo seria segundo a OSO:
    http://goo.gl/maps/HAxh
    Esta volta por esta ferradura nas ruas Cristóvão de Salamanca e Domingos Rubino, propicia o atendimento de transporte coletivo a dezenas de milhares de cidadãos nas centenas de moradias dessa região, entre condomínios com 40 famílias cada e casas da COHAB II.
    Um absurdo sem tamanho esta falta de consciência dos operadores desta linha e da falta de uma atitude mais enérgica por parte da Prefeitura de SP para coibir estes abusos.

  31. Adamo o que aconteceu , perdeu o interesse de defender os passageiros contra a Novo Horizonte, e os 3 proprietários que foram expulsos, o que aconteceu foram comprados a preço de banana? Porque de uma hora para outra todos se calaram o que está acontecendo , Adamo ja que começou a máteria , agora termina. queremos saber o que acontece e o que está acontecendo.

  32. Não perdi o interesse no assunto. Mas só posso noticiar o que tem fundamento e fatos novos.

    Só faço uma correção na sua observação. Não defendo passageiros CONTRA A NOVO HORIZONTE ou contra quem quer que seja.

    Noticio o que pode prejudicar os passageiros e o sistema de tramsportes como um todo e também noticio iniciativas benéficas.

    Quanto aos proprietários expulsos, realmente não sei o que ocorreu com eles. Afinal, não são eles os únicos contatos de apuração jornalística desse blog. Seria leviandade isso, ter uma fonte só.

    Mas havendo novidades concretas, não só sobre o Consórcio Leste 4, pois este blog é sobre transportes em geral, faremos o máximo esforço para noticiar.

    Ressalto, no entanto, que a única bandeira aqui levantada é pelo bom transporte e pela discussão de problemas e soluções da mobilidade, além de enfatizarmos a rica história do setor que pode explicar bem a história de uma cidade ou região pelo fato de os transportes estarem intimamente ligados ao cotidiano das pessoas. Conhecer a memória dos transportes é analisar sob um outro ângulo os fatos gerais do passado que podem explicar o presente e projetarem o futuro.

    Obrigado pela participação e continue a acompahar o Blog e suas atualizações.

    Um forte abraço,
    Adamo Bazani

  33. Caro Adamo
    Boas e importantes colocações. Nem confronto, nem busca de culpados devem ser objetivos principais.
    Mobilidade urbana – no caso a falta dela – chegou num ponto que faz os moradores da RMSP se mudarem de suas residências por não poder mais conviver com tempo perdido, compromissos não cumpridos, estresse, gastos excessivos para transporte da família. Altos investimentos sempre serão necessários numa região tão grande e tão densamente povoada, mas a impressaõ que dá é que, mais que dinheiro, falta planejamento competente. Ou a falta da execução dele – no que acredito mais. E sim, sem a menor dúvida, falta priorizar num sentido amplo o transporte coletivo. Sentido amplo, pra mim, inclui ensinar mobilidade urbana nas salas de aula desde o 1o. Grau e cobrar em provas.
    Um abraço.

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 10 de abril de 2011 às 18:51 // Responder

      Perfeita colocação.
      É o que vem acontecendo com os moradores dessa região onde flagrei as irregularidades nestes videos.
      Muitos moradores antigos dessa região já se mudaram porque não aguentavam suportar tanto descumprimento de itinerário e partida nas linhas 3759-10 e 342X-10 (esta até já foi desativada devido a tantas retaliações).
      Eu mesmo já por duas vezes tive de mudar dessa região da chácara da COHAB II pra não perder empregos, porque estava impossível chegar ao serviço.
      Mas como tenho raízes fortes nesta região, fui criado ali, sempre volto e procuro lutar pra melhorar o transporte que é oferecido ali.
      Mas o desgosto e a falta de atenção das autoridades com este povo que mora ali é muito grande, sempre ficamos legados a segundo, terceiro plano, principalmente se lugares como São Mateus e Cidade Tiradentes tiverem problemas, aí é que as autoridades dão prioridade pra estes bairros e nos esquecem COMPLETAMENTE.
      Por isso que o sentimento de impunidade dos operadores das linhas 3124-10, 3124-31 e 3759-10 é grande porque os donos de frota e operadores sabem que a SPTrans, SMT e prefeitura não estão nem aí pra esta região da COHAB II, que a imprensa também não está nem aí pra este povo que sofre tendo que andar como sardinha em lata em microônibus por falta de linhas estruturais , decentes, agora se alguém ligar pra uma emissora de TV e falar que o transporte em São Mateus está caótico, rapidinho uma equipe de reportagem CORRE pra cobrir o “furo” jornalístico.
      Ora amigos, somos todos cidadãos, iguais, seja em Cid. Tiradentes, São Mateus ou COHAB II, então porque este tratamento diferenciado pra uns bairros e pra outros não?
      Por que a SPTrans planeja primazias em partidas/hora nas linhas estruturais de CId. Tiradentes e São Matheus e DESATIVA linhas estruturais dos distritos de Vila Matilde, Vila Formosa, Itaquera e José Bonifácio?
      Se formos contar o número de moradores dos distritos de Vila Matilde, Itaquera, José Bonifácio e Vila Formosa, não ultrapassa o número de habitantes dos distritos de Cid. Tiradentes e São Mateus?
      Todos estes lugares não deveriam serem tratados com igualdade pela SMT, SPTrans e Consórcio Leste 4?
      Mas não são….
      Um problema grave no transporte estrutural de S. Mateus e Cid Tiradentes vira escândalo, agora a devastação nas linhas estruturais dos bairros do miolo da area 4 passa batido por todos….
      Quem que sai ganhando com isso?
      Não são os donos de frota das cooperativas do subsistema local?
      Estes mesmos donos de frota, muitos também não são donos de ônibus na Novo Horizonte?

  34. Rodrigo de Freitas Andrade // 11 de abril de 2011 às 18:12 // Responder

    Fiscal de TS da linha 4120-10 e 4120-42 ofende Promotor de Justiça no Term. Pq. Dom Pedro II

    O Video:
    http://www.youtube.com/watch?v=6utOp51n6OU

    Enquanto uma senhora estava na bancada do fiscal da linha 4120-42 no Term. Pq. Dom Pedro II perguntando sobre a falta de ônibus na linha 4120-42, ela comentou sobre o Promotor que investiga o transporte coletivo em São Paulo e aí o fiscal da linha ofende o Promotor de Justiça.
    Eu ao perceber que ele ia falar mal do Promotor, peguei o celular de forma que ele não percebesse e filmei.
    A imagem está deitada porque filmei de “bate-pronto”.

  35. Que palhaçada em prefeito!! o transporte na região leste esta uma calamidade. agora vc que barrar este recurso contra as empresas que estao sendo investigadas. porque isto?? pq tem varios candidatos politicos como: luiz moura, senival moura, valdevan 90, e delegados de policia, fora jogador de futebol!!! quem esta sofrendo calado são os moradores da cidade tiradentes, guaianazes, itaquera , são mateus, aricanduva.. nestes dias de greve da himalaia, depois do retorno da greve quando a novo horizonte assumiu as linhas pioraram mais ainda as linhas 3539/51 não operou por mais de uma semana, outra linha foi a 4120 tambem fico sem operar.. a zona sul da cidade tinha uma cooperativa que prestava um pessimo trabalho, a prefeitura naquela éboca descredenciou a cooperauthon, e agora não quer descredencia o consorcio leste 4 porque?????????? a população não pode fica nas maõs deste diretores e politicos.. prefeito faça valer o nosso direto de um transporte digno na zona leste de são paulo..
    parabenizo o promotor e companhia que estao movendo esta ação para melhorar o transporte da zona leste… prefeito de são paulo aja pelo lado da população se não a revolta se instarara, e paralização e protesto de moradores e trabalhadores do transporte iram fazer valer seu direito!!!!!!!. com a copa sendo realizada na zona leste este empresarios e cooperativas estao desesperados com medo de perde a licitação, pq esta area pode dobra os seus numeros de passageiros.. zona leste região populosa de são paulo. um grande abraço…. força que iremos vencer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  36. Ola amigos estamos vivendo uma onda de violencia em Sao paulo fala toda hora em desarticular o tal do pcc porque nao comesar pela 4 leste(novo Horizonte garagem Tiradentes e Jacu Pessego) garanto que vao achar muitas coisas por la mas ninguem tem peito falam falam mas nimguem faz nada fgts nao depositado,horas extra caixa dois e pago como hora normal ameaças a funcionarios so ministerio publico que nao ve ou finge que nao ve sindicato corrupto na cara dura

  37. A novo Horizonte conta com pagamentos a elementos perigosos .Quem denuncia ,quem fala de mais ou procura a lei é automaitcamente precionado por seus inumeros individuos bem preparado picicologicamente , Os denunciantes são levados a pareser que não são vitimas e sim os bandidos para que eles saia de bonsinhos perante as leis. Isto acontece ate mesmo com funcionarios que na maioria das vezes são mandado embora sem direitoto.O esquema é” ou se adere a mafia ou se arrebenta”.

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