“ÔNIBUS APRESENTADOS POR GOVERNADOR PODEM SER CONSIDERADOS NOVOS”

ÔNIBUS

Caio Millennim II, Scania K 270 UB. Veículo foi um dos mais recentes adquiridos pela concessionária Metra e estava entre os apresentados pela Governador Geraldo Alckmin. Foto Adamo Bazani


Ônibus entregues em Corredor ABD têm poucos meses de operação e podem ser considerados novos
Afirma é de empresário de ônibus sobre reportagem a respeito de cerimônia de apresentação de veículos já em operação com a presença do Governado Geraldo Alckmin

ADAMO BAZANI – CBN

O empresário João Antônio Setti Braga, um dos responsáveis pelo Grupo da Auto Viação ABC, que controla a Metra, Sistema Metropolitano de Transportes, conversou pessoalmente com a reportagem e explicou a apresentação dos 26 veículos realizada nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro de 2011, para o Corredor Metropolitano ABD.
Para comunicar sobre a cerimônia, a assessoria de imprensa da EMTU, disse que o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e outras autoridades mostrariam 26 veículos novos. Mas os ônibus novos já estavam em operação.
João Antônio Setti Braga não desmente o fato, mas faz questão de informar à população que os veículos podem ser sim considerados novos.
“Eles têm poucos meses de uso. Os mais velhos têm seis meses. Há ônibus que chegaram em novembro e só começaram a rodar no início deste ano” – disse João Setti Braga.
Segundo informou o empresário à reportagem, em junho começaram a operar seis veículos articulados novos. Em julho mais dois ônibus e assim sucessivamente até contemplar o número anunciado.
João Antônio Setti Braga ainda explicou que o grupo empresarial é cliente da marca de ar condicionado para veículos “Thermo King” especializada em equipamentos deste tipo para ônibus.
“A empresa é muito rigorosa na qualidade e acompanha a instalação na linha de montagem do veículo. Tudo fica muito original.”
Além disso, segundo explicou João Antônio Setti Braga, por serem veículos diferenciados e mais equipados, os ônibus utilizados na Metra, apesar de serem urbanos, são feitos na linha de montagem de ônibus rodoviários da Caio, fabricante de carrocerias que tem sede em Botucatu, no Interior Paulista,
Assim, os ônibus articulados foram entregues aos poucos desde junho do ano passado.
Os novos veículos de 15 metros, da série 54XX, começaram a sair da linha de produção desde novembro do ano passado.
Tanto os articulados como os de 15 metros (com três eixos) são de Carroceria Caio, modelo Millennium II, e apresentam alto nível tecnológico e de conforto.
Eles respeitam as normas da NBR 15570 e da Resolução 316 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito – sobre acessibilidade, conforto e segurança.
São dotados de ar condicionado, equipamentos para acessibilidade de pessoas que usam cadeiras de rodas ou possuem mobilidade reduzida, têm espaço para fixação das cadeiras e para acomodação de cão guia que acompanha portadores de limitações visuais. Para este passageiro, há balaústres em relevo próximos às portas. As funções e as operações dos ônibus são computadorizadas, o que otimiza e orienta o trabalho do gestor, motorista e pessoal da manutenção.
Na ocasião, o Secretário de Transportes, Jurandir Fernandes, disse à Rádio ABC, de Santo André (1570 AM), que a intenção é a colocação de novos trólebus no Corredor ABD que, em 33 quilômetros, liga São Mateus, na zona Leste de São Paulo, a Jabaquara, na Zona Sul da Capital Paulista, pelas cidades de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema.
“A família fundadora do Grupo da Auto Viação ABC atua há mais de 100 anos nos transportes da região e em todo este tempo se desenvolveu junto com esta região. E de forma transparente, como é nossa tradição, queremos continuar neste processo” – finalizou o empresário João Antônio Setti Braga.
Adamo Bazani, jornalista.

4 comentários em “ÔNIBUS APRESENTADOS POR GOVERNADOR PODEM SER CONSIDERADOS NOVOS”

  1. Amigo Adamo

    Esta transparência é que me faz ser fã de carteirinha da dona BEATRIZ E DO Sr. JOÃO ANTÔNIO, o grupo ABC em geral para mim é o grande exemplo a ser seguido, inclusive por algumas empresas da cidade de SÃO PAULO.
    Sabemos que estes ônibus são apenas coadjuvantes das grandes estrelas que virão muito em breve que são os trolebus. Estes ônibus sem dúvida não há nem de se comparar com os que rodam na cidade de São Paulo, são totalmente especiais, só o fato de serem construidos numa linha de montagem diferenciada, é porque a estrutura é diferenciada e que pode durar 20 anos, claro que com a manutenção exemplar da metra são ônibus que duram até 30 anos.

    Parabéns ao Sr. João Antônio pelos esclarecimentos.
    Parabéns ao Adamo Bazani pela reportagem.

    • Estranho que a eletrificação do corredor ABD está praticamente concluida e não se tem noticia concreta da compra de novos trolebus para subsitituir os poluentes veiculos a diesel que continuam a serem comprados pela Metra.

  2. RICARDO….
    posso com toda certeza te dizer que os carros a diesel que circulam no corredor ABD nunca sairão de lá, por N motivos, é claro que para Beatriz Setti o eletrico vale mais a pena, mas a empresa iria a falência, rodando só com o famosos trolebus, ”imagine uma queda de energia em plena quarta feira em horario de pico, e um corredor inteiro em pane” esse é um dos motivo e com certeza o mais relevante para essa pratica jamais existir. as sucatas em bom estado diga se de passagem dos trolebus que temos lá hj ainda dará conta do recado, pois o sistema será implantado aos poucos, e se vc reparar ja rodam, poucos mas rodam milleniun II elétrico no corredor…. trólebus e onibus irão co existir, sempre na metra. isso é fato.

  3. como a metra esta fazendo a obra (corredor sao mateus,jabaquara) que passara pelo terminal sonia maria era bom eles fazerem a eletrificaçao desse terminal tambem.O caminho ate o corredor é muito curto (saindo do terminal o trageto é uma rua curta que cai em uma avenida fazendo com que va para o corredor) e dava para fazer a eletrficaçao,é bom assim nao usa só a diesel que polui…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: