HIMALAIA PODE TER NOVOS DONOS

ônibus elétrico

Serviços da Himalaia são considerados um dos mais problemáticos na cidade, pela SPTrans, gerenciadoras do transportes municipais. Para evitar o retorcesso da empresa, venda ou entrada de novos sócios não é descartada.


Himalaia pode ser vendida ! Empresa paga R$ 100 mil de multas por mês devido a irregularidades
Possibilidade de venda foi discutida pelos próprios donos da Himalaia em reunião com o Sindicato dos trabalhadores

ADAMO BAZANI – CBN

A Himalaia Transportes S.A., empresa que presta serviços de ônibus e trólebus na região Leste de São Paulo, é multada mensalmente em cerca de R$ 100 mil por causa de diversas irregularidades, segundo a SPTrans.
É o que revela reportagem do Jornal Diário de São Paulo desta sexta-feira 04 de fevereiro de 2011.
A empresa é a que mais recebe autuações por parte dos fiscais e reclamações na SPTrans, pelos passageiros. A Himalaia também é a que mais apresenta queixas em relação a atrasos, de acordo com a mesma reportagem.
O jornal revela que os números de inspeções na empresa são impressionantes.
Numa vistoria feita em 268 ônibus, 168 foram considerados com condições de limpeza inaceitáveis.
Numa outra vistoria deste mesmo tipo, de 215 ônibus, 118 estavam também higiene inaceitável.
Nesta última semana, a paralisação dos funcionários da Himalaia, entre segunda—feira e quinta-feira prejudicou mais de 100 mil pessoas por dia, na Capital Paulista.
Os empregados da Himalaia temiam perder empregos em possíveis transferências de linhas, principalmente para a Viação Novo Horizonte, oriunda da Cooperativa Nova Aliança.
A Viação Novo Horizonte também opera a região Leste de São Paulo e é outra empresa que aparece entre as que mais recebem reclamações na Capital Paulista pela qualidade dos serviços.
Nesta sexta-feira, com exclusividade, o presidente do Consórcio 4 Leste, André Lisandri, falou à nossa reportagem. Ele disse que a Viação Novo Horizonte não é uma cooperativa disfarçada de empresa, que os funcionários não devem se preocupar e que a paralisação ocorreu por um pânico, sem motivo concreto.
Para Lisandri, o que ocorreu é que no final do ano passado, para organizar a região e evitar o que considera erros do passado, pelos quais as empresas concorriam entre si na mesma área, foi iniciado um replanejamento de linhas. A Novo Horizonte fez estudos de todas as linhas a diesel, inclusive as da Himalaia, e a Himalaia estudou reorganização das linhas dos trólebus. “Precisamos agir como Consórcio. As empresas têm de ser parceiras e não haver sobreposição de esforços para não ocorrer os erros do passado” – disse Lisandri que reconheceu que a região encontra-se num atoleiro. LEIA A ENTREVISTA NA ÍNTEGA ( http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2011/02/04/o-que-realmente-ocorre-nos-transportes-da-zona-leste-de-sao-paulo/#comments )
Lisandri classificou a greve como fruto de informações desencontradas.

VENDA DE EMPRESA e GREVE PROMOVIDA POR PATRÕES:

Incerteza! Essa pode ser considerada a causa principal da greve na Himalaia. Incerteza de empregados e de patrões.
Além do medo dos funcionários de serem transferidos para a Novo Horizonte, os próprios donos da Himalaia não têm uma previsão de futuro a longo prazo.
Não está descartada a venda da empresa ou a entrada de novos sócios.
Por conta disso, pessoas ligadas a SPTrans, não descartam a possibilidade de “locaute”, greve incentivada pelos donos da empresa. Tais fontes se baseiam no fato de, mesmo depois de ter havido garantias aos funcionários que se tranqüilizaram, ele não voltaram a trabalhar em seguida e a greve se prolongou. A Himalaia foi multada em R$ 100 mil pela paralisação.
O Sindicato dos Motoristas revela que a possibilidade da venda da Himalaia foi levantada pelos próprios representantes da empresa, no dia 1º de fevereiro, em reunião com o sindicato e a Viação Novo Horizonte. Entre as cláusulas acertadas, segundo o sindicato dos trabalhadores estavam:
“ Em razão de mudança societária, os trabalhadores insatisfeitos terão seus contratos rescindidos com o pagamento de verbas atinentes;
Serão realizadas reuniões periódicas (entre ambas as partes) de avaliações das mudanças na gestão, inclusive com a presença dos trabalhadores envolvidos.”
Adamo Bazani

16 comentários em HIMALAIA PODE TER NOVOS DONOS

  1. Nesse atual e eterno momento de incertezas, seria uma boa se algum grupo comprasse a Himalaia, mas já sabem que a “bucha” por aqui é muito grande.

    Pena que o Ruas não pode mais adquirir empresas por aqui (e nem deve querer a problemática área 4), mas com certeza cacife ele deve ter pra isso

  2. Amigo Adamo e Milton Jung

    Há muitas pessoas que torcem para que alguns bons empresários possam entrar na area 4.
    Eu particularmente confesso abertamente (NADA PESSOAL CONTRA A DIRETORIA E PRESIDÊNCIA DA HIMALAIA) mas sei que muitos compartilham da minha opinião pessoal. Gostaria muito que a Dona Beatriz e o Sr. João Antônio comprasse a Himalaia, isso é em primeiro lugar, caso não houvesse interesse deles, gostaria que fosse a FAMILIA ABREU e em terceiro lugar, Sr.Aroldo.
    Se bem que a Familia Saraiva também é muito competente. assim como Sr.Ruas.

    O que é dificil entender, a Familia Santos, na época da HIMALAIA METROPOLITANA operava muito bem os serviços da EMTU, tinham a integração com a comunidade (que é o que falta na Area 4, já que na Area 3 a Consórcio Plus tem uma integração com a comunidade há 15 anos, pois com esta integração muitos serviços tem sido melhorados significadamente).
    Poxa, eu confesso que fiquei muito decepcionado com a atuação da HIMALAIA aqui na Zona Leste, a ponto de não reconhecer esta HIMALAIA.
    Para mim, esta HIMALAIA não é a HIMALAIA que prestou tantos bons serviços ao povo de Osasco, Carapicuiba e região. Confesso que esperava muito mais.
    Mas eu desejo de todo coração BOA SORTE à Familia Santos em especial o Felipe que sempre foi uma pessoa inovadora, é uma pena aqui na area 4 não ter dado certo a atuação da HIMALAIA. É muito triste ver esta situação toda da HIMALAIA.

  3. Complementando o comentário do Fabiano Raw009, o Ruas, não pode adquirir a empresa em nome dele, porém ele pode comprar e colocar a mesma em nome de algum parente próximo, pois soube que a Via Sul, é administrada pela filha dele. A unica empresa que está em nome de José Ruas Vaz, é a Viação Campo Belo.

  4. Tenho para mim que a ida da Himalaia para a regão leste da capital foi de certo modo foi desastroso para o grupo Santos, pois na época da Himalaia Metropolitana a empresa como já disse o companheiro acima tinha uma operação muito boa, a região Leste 4 tornou-se problemática ainda na época da Viação Cidade Tiradentes sobretudo quando esta deixou de pertencer ao grupo Aurea (Constantinos), a região tem uma grande demanda de passageiros o que faz saltar os olhos de qualquer empresário, ma existem peculiaridades que dificultam muito as operações nela, como por exemplo sobreposição de linhas, ruas e avenidas mal conservadas, ausencia de corredores exclusivos e uma integração com as comunidades. Lembro-me quando a Himalaia começou operar os Scanias 15m, assim como lembro dos Articulado Volvo B10M/Ciferal GLS bus da VCT, tanto um como outro apareceram como ótimos ônibus para operar na região, porém da pena de ver os passageiros da 309T embarcando em OFs (1417/1418 e 1722) da Viação Novo Horizonte, os ônibus não são adequados para a demanda da linha e para piorar ainda temos a atuação pifia da SPtrans e prefeitura sobre isto, mas uma coisa é certa quando houver qualquer manifestação da população com certeza vão chamar a policia para reprimir.

  5. Rodrigo de Freitas Andrade // 7 de Fevereiro de 2011 às 14:17 // Responder

    Prezado Adamo,
    Percebe-se claramente que ninguém, nem os passageiros, nem os usuários gostam da operação da E.T.C Novo Horizonte, pois eles especulam muito na operação, a Novo horizonte opera no estrutural da area 4 ainda como se fosse uma cooperativa clandestina que buscasse legalização, é uma disputa horrível de ônibus nos pontos de ônibus; os tantos “sócios”, os chamados donos de frota, gerenciam a empresa como se fossem donos das linhas, estas que são propriedade da prefeitura e da SPTrans e impedem muitas vezes de forma intimidadora a ação das comunidades para a melhora dos serviços na area 4.
    Se não houver uma interferência da Justiça em cima desse Consórcio Leste 4, a fim de punir ambas as empresas, não só a Himalaia Transportes, estaremos regredindo drásticamente na qualidade dos transportes se esta cooperativa disfarçada de empresa chamada Novo Horizonte assumir todo o transporte estrutural a diesel da area 4.
    Ou questão que eu queria levantar é que tem muito “sócio” da Novo Horizonte que também é dono de carro na cooperativa Transcooper desde a epóca em que a Nova Aliança ainda tinha permissão em parceria com a Transcooper, por isso o interesse prejudicial à população deste sócios em desativar linhas estruturais importantes, com a expressão eufêmica que deram de “replanejamento”.
    A Solução pra area 4 seria a volta de uma empresa municipal de transportes que operasse todas estas linhasa abandonadas pelo Consórcio Leste 4, mas mais uma vez as cooperativas e empresa de ônibus impediram este avanço quando na gestão Marta Suplicy, tentaram reativar a CMTC durante a operação arco-íris.
    Existe um ótimo projeto do Vereador Eliseu Gabriel de criação de um Empresa Pública de transportes que operaria e garantiria a qualidade dos serviços de operação no transporte e até hoje a Câmara “enrola” e não faz nada nem pra discutir ou pra votar o projeto de lei.

  6. Rodrigo de Feitas Andrade // 8 de Fevereiro de 2011 às 06:31 // Responder

    caro Adamo, enquanto isso, a Himalaia está operando todas as suas linhas com falta de partidas, houve um plano de demissão em massa na empresa e a empresa está sem funcionários para operarem as linhas.
    A SPTrans ainda não regularizou o PAESE, está uma bagunça, são carros da Himalaia misturados com carros de várias outras areas, inclusive tem linhas como a 4301-10 que nem está operando.
    A SPTrans precisa organizar esta bagunça e determinar quem opera o quê nas linhas de Diesel da Himalaia Transportes.
    Dividir no PAESE as linhas entre as empresas dos outros consórcios, onde cada empresa operasse determinada linha seria melhor pra população se orientar.
    O planejamento leste da SPTrans responsável pelo PAESE na area 4 não está fazendo corretamente seu trabalho, nunca vi um PAESE tão desorganizado.

  7. temos que ver isto a população esta pagando o pato!!! se os funcionarios da himalaia não querem ir para novo horizonte alguma coisa tem!!! o ministerio publico tem que investigar!!!

  8. É uma vergonha o passageiro pagar 3,00 reais, pra andar em Onibus sujos e mal conservados, tanto da Himalaia quanto da NH. E ainda por cima, intervalos gigantescos, causando super-lotação e PAESE que ainda nao foi resolvido ateh hoje (22.02).
    Sou usuário diário da 309T e cada dia me decepciono mais de quão decadente está a linha que talvez seja uma das mais importantes da area 4 ou até mesmo da Zona Leste…

  9. Caro Adamo, eu lhe pergunto, com tudo que esta acontecendo na area 4, usuario pagando o pato, e outras cositas mais, onde estao a Sptrans, Secretaria de Transportes e o sr. prefeito Kassab que pelo visto esta fazendo vista grossa para o problema, que e visivel a todos os leigos, e o unico que nao quer enxergar e o nosso prefeito.

  10. essa nh é uma cooperativa correto
    é muito ruim nós da zona leste viver correndo risco de vida com essa disputa deles por passageiro
    estranho porque a himalaia não foi vendida para um grupo de grande porte
    a verdade é uma só esse felipe ta envolvido na nh meu vamos ter que tomar iniciativa nós mesmo vamos torcer pra que um via sul ou santa brigida assuma nosa area 4
    nos merecemos uma empresa não uma cooperativa tem que investigar por na midia

  11. ainda sou funcionario da himalaia. O que nos funcionarios vemos dentro da empressa e uma vergonha e uma falta total de segurança por parte desses novos donos que gegam de forma intimidatoria si dizendo menbros de uma facçao criminosa que atuam dentro dos prisidios,armados e ameaçando pessoas. Me pergunto onda anda o ministerio publico que nao investiga essa verdadeira açossiassao ao grime orgamizado.

  12. OLHA SOMOS ATENDIDOS PELA EMPRESA NA QUAL PERTENCIA A AREA 4 QUE NAO SEI O QUE OUVE ENTRE SPTRANS EO CONSORCIO QUE DESCREDENCIARAM A MESMA E FOI PASSADO PARA A AREA 8 E O NOME HIMALAIA PASSOU PARA A AREA 4 SAINDO DA EMTU E PASSANDO A SER ADMINISTRADO PELA SPTRANS E NO LUGAR HIMALAIA EMTU PASSOU A SER TUDO GRUPO OSASCO DO MESMO DONO SANTOS E FELIPE AGORA EU NAO SEI O QUE OUVE NA AREA ENTRE HIMALAIA E E A EMPRESA NOVO HORIZONTE QUE HIMALAIA ESTA REPASANDO SUAS LINHAS PARA ESSA EMPRESA QUE NA REALIDADE E UMA COOPERATIVA AGORA NAO SEI O QUE A POPULACAO VAI RESOLVER SE DEIXA A NOVA HORIZONTE COM AS LINHAS OU ………….

  13. AQUI NA AREA 8 MUITAS LINHAS NAO ESTA BOA MAIS NAO ESTA RUIM SO UMA COISA O RUIM E QUE MUITAS LINHAS NAO ESTA OPERANDO AOS DOMINGOS E A QUE OPERA ATE A METADE DA LINHA ISSO TUDO COM A CHEGADA DA INAUGURACAO DO METRO PINHEIROS E BUTANTAN E VAMOS VER O QUE ACONTECERA E ABRIGA POR LINHA COM O GRUPO RUAS FOI DADO OPORTUNIDADE ELA NAO APROVEITOU ENTAO ESTA DANDO NISSO SANTAO O RUAS QUER A LINHA 8700 PARA COLOCAR OS SEUS BIARTICULADO SE CUIDA O POVO SOFRE MUITO EM SUAS ADMINISTRACAO ENTAO E ESSE O RECADO QUE EU OUVI DE UM INSPETOR DA VIACAO CAMPO BELO QUE TRES VEZES POR SEMANA BATEMOS UM LEVE PAPO ESSA PESSOA E LIGADA DIRETAMENTE COM O SENHOR JOSE VAZ RUAS E ALGUNS SOCIOS DO MESMO VEM NOVIDADE POR AI SANTAO SE CUIDA QUE SUAS LINHAS PODE SER DA CAMPO BELO PRACA RAMOS AS DEMAIS TA AI O AVISO CUIDE QUE O POVO ESTA BRAVO E AMARGURADO NAO SO COM SANTAO , FELIPE ETC

  14. caro Adamo gostariamos de saber á quantas anda o processo do promotor contra a leste4, e no que deu á auditoria nas empresa do consorçio pois já se passarao meses e nem o secretario e nem a prefeitura se pronunçiou e á baderna na operaçao de onibus continua me descupe parece que abafarao o caso ,mais acredito muito no promotor e no seu bom trabalho por favor nos manteinha informado e não deixe esse caso cair no esqueçimento

  15. Palhaçada total queor ver se colocarem a santa brigida, sambaiba ou os setti braga na area 4 para ver se não dão um jeito nisso !

  16. a novo horinzonte pode perde licitaçao do lote 41

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