Empresa de ônibus faz a diferença plantando mil árvores

 

Corredor que já é ambientalmente correto por ter parte servida por trólebus, que não emitem nada de poluição, recebe árvores e se torna mais verde

As cidades da Grande São Paulo estão cada vez mais cinzas. Prédios mais altos, vias que são alargadas dando prioridade aos transportes individuais e muita fumaça. Apesar do cenário cinzento predominante nas grandes cidades, o Corredor Metropolitano ABD, quer ser mais verde e ecologicamente correto.

No último domingo, dia 24 de outubro, no Dia de Fazer a Diferença, data mundial que reúne voluntários em prol de várias causas (Make a Difference Day) um grande número de pessoas se reuniu ao longo do Corredor e pôs a mão na massa, ou melhor, na terra, e plantou cerca de mil árvores no trajeto servido pelos ônibus e trólebus da Metra – Sistema Metropolitano de Transportes, empresa do Grupo da Auto Viação ABC, da família Setti Braga.

Outras empresas do Grupo também participaram do evento, além de organizações não governamentais, especialistas em meio ambiente ou pessoas que sem ligações com entidades nenhuma se preocupam com uma qualidade de vida melhor.

Foram plantadas mil mudas de Manacá, uma árvores que se adapta ao ambiente urbano, que cresce entre 8 e 15 metros de altura,m portanto não atrapalha a visibilidade no trânsito do corredor e que possui flores roxas e brancas que embelezam onde estão.

O Corredor liga São Mateus, na zona Leste da Capital Paulista, ao Jabaquara, na zona Sul, com 33 quilômetros de extensão, passando pelos municípios de Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema. Há também trecho entre Diadema – Morumbi (zona Sul de São Paulo) com 12 quilômetros de trajeto.

Entre São Mateus e São Bernardo do Campo (Piraporinha), há a operação de ônibus elétricos, mas até o final deste ano, os trólebus vão operar também entre Piraporinha e Jabaquara. O novo trecho entre Diadema e Morumbi deve receber ônibus elétricos só no ano que vem.

Só o funcionamento de veículos deste tipo, já garante benefícios econômicos, operacionais, em relação ao conforto do passageiro e principalmente ao meio ambiente.

Mas com o plantio das árvores, a Metra quer provar que atualmente transporte público e preservação ambiental não são coisas opostas.

De acordo com a empresa, o plantio destas árvores faz parte da terceira fase do projeto chamado de Corredor Verde, que desde 2008, contyemplou o plantio de 2.5000 mudas de árvore. A meta da operadora é plantar 5 mil mudas.

Antes dos voluntários irem à campo, eles participaram de palestras e apresentações educativas e de linguagem simples e direta sobre preservação ambiental e melhor uso e respeito dos recursos naturais do planeta.

Entre os especialistas que trocaram idéias e participam do Dia de Fazer a Diferença, estiveram, o Diretor da SOS Mata Atlântica, Sr Mario Mantovani; o ambientalista Sr. José Contreras; a Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Sra. Sonia Lima e o consultor em Sustentabilidade, Sr. Vitor Seravalli.

Reuso de água de lavagem de ônibus, destinação correta dos resíduos produzidos pela operação dos transportes e da garagem e até mesmo a implantação de copos reutilizáveis nas áreas administrativas são outros exemplos de ações em prol do meio ambiente desenvolvidas pela Metra.

Para se ter uma idéia, da importância do plantio de árvores, uma exemplar médio adulto pode absorver do solo até 250 litros de água por dia, o que contribuiu muito para evitar as enchentes. Em contrapartida, uma árvore do mesmo porte libera, em forma gasosa, 60 litros de água por dia, de acordo com o SOS Mata Atlântica. Isso já seria suficiente para ajudar a dissipar a poluição. Mas estudos vão além e mostram que uma árvore nova libera, por conta do seu crescimento, mais oxigênio no ar que as mais antigas. Bárbara Maher, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, as folhas são indicadoras da qualidade do ar nos quarteirões. “É o melhor medidor ambiental que existe”.

1 comentário em Empresa de ônibus faz a diferença plantando mil árvores

  1. PArabéns pelo blog e pela matéria! A empresa está de parabéns também. A mídia deveria divulgar mais a respeito dos benefícios deste tipo de transporte coletivo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: