Lote é dividido entre 10 unidades do modelo Double Decker e 40 coletivos Invictus 1200
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A Gontijo adquiriu 50 novos ônibus para dar continuidade ao processo de renovação de sua frota. Os veículos são equipados com chassis Scania 6×2 e carrocerias da Comil.
Do total adquirido, 10 unidades são do tipo Double Decker (DD), com dois pisos, enquanto as outras 40 correspondem ao modelo Comil Invictus 1.200, configurado para o serviço executivo.
Todos os veículos contam com motores de 410 cavalos de potência e tecnologia Euro 6, padrão que estabelece limites para a emissão de poluentes por veículos a diesel.
Ônibus contam com sistemas de segurança e monitoramento
Os novos veículos são equipados com sistemas de telemetria e monitoramento, incluindo câmeras antifadiga para auxiliar no acompanhamento das condições de condução dos motoristas.
Além disso, os ônibus possuem freios ABS, sistema auxiliar de frenagem Retarder e cintos de segurança em todas as poltronas. Os equipamentos têm como objetivo ampliar a segurança durante os deslocamentos rodoviários.
Frota oferece recursos de conforto e acessibilidade
Entre os itens de conforto, os veículos contam com suspensão a ar com controle eletrônico, ar-condicionado, sanitário e poltronas com apoio para os pés.
Os ônibus também possuem elevador de acessibilidade, carregadores para celulares e conexão à internet por Wi-Fi.
Outro recurso é a transmissão automatizada com piloto automático, que reduz a necessidade de intervenções manuais do motorista durante a condução e pode contribuir para a eficiência operacional.
Configuração dos novos ônibus da Gontijo
As 10 unidades Double Decker têm capacidade para transportar 56 passageiros, distribuídos entre os dois pavimentos. O piso inferior conta com 12 poltronas leito, enquanto o superior oferece 44 poltronas executivas.
Já os 40 ônibus Comil Invictus 1.200 possuem configuração executiva, com 46 poltronas por veículo.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte
