Motiva abre mais de 300 vagas para trabalhar nas linhas 4, 5, 8 e 9 em São Paulo

Oportunidades incluem cargos de manutenção, atendimento, segurança e operação de trens; parte das funções não exige experiência

YURI SENA

A Motiva está com mais de 300 vagas de emprego abertas para atuação nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens, em São Paulo. As oportunidades abrangem funções de manutenção, atendimento, segurança e operação.

Entre os cargos disponíveis estão aprendiz, oficial de manutenção, técnico de manutenção, agente de atendimento e segurança (AAS) e operador de trem. Segundo a empresa, algumas das funções não exigem experiência profissional anterior.

As vagas são afirmativas para mulheres.

Funções sem experiência

Entre as oportunidades estão as vagas para agente de atendimento e segurança (AAS) e operador de trem, que não exigem experiência.

Para o cargo de AAS, é necessário ter ensino médio completo e ser aprovado no Teste de Aptidão Física (TAF). Os candidatos selecionados passam por formação técnica de vigilante antes de iniciar as atividades nas estações.

Quem já possui certificado de vigilante segue para as capacitações oferecidas pela própria empresa.

Para operador de trem, os requisitos informados são ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Os aprovados participam de formação realizada em parceria com o Senai.

A empresa prevê a contratação de 240 profissionais especificamente para as funções de agente de atendimento e segurança e operador de trem.

De acordo com a Motiva, a abertura das vagas está relacionada, entre outros fatores, ao aumento da demanda nas linhas administradas pela empresa.

Nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, o número de passageiros transportados no primeiro semestre de 2026 foi mais de 4% superior ao registrado no mesmo período de 2025, segundo dados apresentados pela concessionária.

Na Linha 5-Lilás, a média de passageiros em dias úteis passou de pouco mais de 450 mil em 2023 para cerca de 570 mil atualmente, conforme a empresa.

As vagas também abrangem outras funções de manutenção e formação profissional. Os requisitos e detalhes dos processos seletivos estão disponíveis nas páginas de inscrição divulgadas pela Motiva.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

Assine

Assine para receber as notícias do Diário do Transporte direto em seu e-mail.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Informe Publicitário
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo