Componentes do Tatuzão “Hebe Camargo” começam a chegar para expansão da Linha 2-Verde

Tuneladora será montada na futura estação Penha e escavará túneis rumo à Zona Leste

YURI SENA

Os primeiros componentes do Tatuzão “Hebe Camargo”, que será utilizado na expansão da Linha 2-Verde, começaram a chegar à São Paulo a partir de 11 de abril. O equipamento é a segunda tuneladora destinada às obras de ampliação do Metrô de São Paulo em direção à Zona Leste e à divisa com Guarulhos.

Após desembarcar no início de março no Porto de São Sebastião, os módulos estão sendo transportados por via terrestre até o canteiro da futura Estação Penha, onde ocorrerá a montagem da máquina.

Com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e cerca de 2.600 toneladas, a tuneladora é considerada a maior já utilizada em obras metroviárias no país. O equipamento é do tipo Dual Mode, permitindo a escavação em diferentes tipos de solo com maior segurança.

O Tatuzão será responsável pela escavação de aproximadamente sete quilômetros de túneis entre as futuras estações Penha e Estação Dutra, com capacidade de avanço de até 15 metros por dia, dependendo das condições do terreno.

O nome “Hebe Camargo” foi escolhido por votação popular, em homenagem à apresentadora Hebe Camargo, ícone da televisão brasileira e referência de pioneirismo feminino.

A montagem da tuneladora deve ocorrer nos próximos meses, com previsão de início das escavações no segundo semestre. A ampliação da Linha 2-Verde aumentará a capacidade de transporte e beneficiará milhares de passageiros diariamente.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading