Eletromobilidade

Com a chegada de mais ônibus elétricos, outra linha de São José dos Campos (SP) passa a contar com veículos não poluentes

Cidade alugou 400 coletivos com tecnologia Eletra que estão sendo entregues gradativamente pela fabricante de São Bernardo do Campo (SP)

ADAMO BAZANI

Outra linha do sistema municipal de São José dos Campos, no interior de São Paulo, passa a contar com todos ônibus elétricos.

Segundo a prefeitura, desde esta segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026, a linha 325 (Bosque dos Ipês / Jardim Satélite – Via Jd. Sul) passou a ser operada por modelos não poluentes.

O número de ligações com este tipo de coletivo tem sido ampliado gradativamente de acordo com a entrega dos ônibus pela fabricante.

Agora, as linhas que contam integralmente com ônibus elétricos são:

117 – Morumbi / Aquarius
135 – Alimentadora Vale Sul Shopping / Center Vale Shopping
225 – Galo Branco / Av. São José (Semiexpressa)
232 – Parque Novo Horizonte / Av. São José (Circular Centro)
318 – Terminal Central / Dom Pedro
325 – Bosque dos Ipês / Jardim Satélite (Via Jd. Sul)

Como mostrou o Diário do Transporte, o em 07 de março de 2025, a prefeitura de São José dos Campos assinou o contrato de 15 anos, no valor de R$ 2,71 bilhões, com a empresa Green Energy para aluguel de 400 ônibus elétricos. A assinatura ocorreu depois da apresentação da garantia legal de R$ 20,3 milhões (seguro garantia) por parte da companhia de São Paulo, com origem no ABC. Os cinco primeiros ônibus começaram a chegar em outubro de 2025.

Os veículos possuem tecnologia Eletra, de São Bernardo do Campo (SP), carrocerias Caio, baterias e motores WEG e chassis Mercedes-Benz.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2025/03/07/sao-jose-dos-campos-sp-assina-contrato-de-r-271-bilhoes-com-green-energy-para-aluguel-de-400-onibus-eletricos-nesta-sexta-07/

Há ônibus de tamanhos e capacidades diferentes, mas todos possuem em comum itens como ar-condicionado, tomadas USB para carregamento de celulares, wi-fi para acesso à internet, vidros com tratamento contra raios ultravioleta do sol, piso baixo com rampa para acessibilidade, luzes em led internas para melhor conforto visual e, por serem elétricos, não emitem poluentes durante a operação, vibram menos e são mais silenciosos.

Veja alguns dos principais itens:

  • Tecnologia e inteligência embarcada que monitora desempenho, horários, trajeto e reduz quilometragem
  • Câmeras internas para mais segurança
  • Ar condicionado
  • Piso baixo e acessível
  • Entradas USB para carregar celulares
  • Espaço para dois cadeirantes
  • Iluminação LED
  • Design exclusivo

O Diário do Transporte mostrou que a Eletra anunciou em outubro de 2025, em parceria com a WEG, uma nova geração de baterias que, inclusive, deve compor as próximas entregas para o sistema de transportes da cidade.

Com mais capacidade energética, as baterias possuem maiores autonomias que dos modelos atuais.

Já os novos motores e inversores permitem uma redução de peso de cerca de 350 kg e ampliação da capacidade total de transportes, dependendo da configuração de cada veículo.

TIPOS DE ÔNIBUS:

A frota de 400 ônibus será dividida da seguinte maneira:

144 ônibus básicos com portas à direita;

Capacidade mínima para 70 passageiros e piso baixo

Autonomia Mínima das Baterias: 220 km até os oito primeiros anos de uso (após 8 anos, a redução de autonomia não pode ser superior a 20%, tendo, no mínimo, de ser de 176 km)

020 ônibus básicos com portas à direita e à esquerda;

Capacidade mínima para 70 passageiros e piso baixo

Autonomia Mínima das Baterias: 220 km até os oito primeiros anos de uso (após 8 anos, a redução de autonomia não pode ser superior a 20%, tendo, no mínimo, de ser de 176 km)

212 ônibus padrons com portas à direita;

Capacidade mínima para 80 passageiros e piso baixo

Autonomia Mínima das Baterias: 210 km até os oito primeiros anos de uso (após 8 anos, a redução de autonomia não pode ser superior a 20%, tendo, no mínimo, de ser de 168 km)

024 ônibus articulados com portas à direita e à esquerda;

Capacidade mínima para 80 passageiros e piso baixo

Autonomia Mínima das Baterias: 200 km até os oito primeiros anos de uso (após 8 anos, a redução de autonomia não pode ser superior a 20%, tendo, no mínimo, de ser de 160 km)

OUTROS ÔNIBUS JÁ EM OPERAÇÃO:

Além dos ônibus com tecnologia brasileira Eletra que integram a frota total de 400 veículos locados pela Green Energy no contrato de 15 anos assinado em março de 2025 com as primeiras unidades sendo entregues a partir de outubro de 2025, o sistema de transportes municipais de São José dos Campos (SP) conta com 12 ônibus elétricos articulados com tecnologia da empresa chinesa BYD.

Chamados pela prefeitura de VLP (Veículos Leves sobre Pneus), os coletivos começaram a ser entregues em novembro de 2020 com conclusão do lote no fim de 2021.

Como mostrou o Diário do Transporte, na ocasião, com carrocerias da Marcopolo, os ônibus possuem 22 metros de comprimento, são do tipo articulado e foram comprados pela Prefeitura mesmo para operação nos corredores “Linha Verde” para maiores demandas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/08/10/brt-sao-jose-dos-campos-marcopolo-byd/

CARREGADORES:

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading