SPTrans adota novo padrão visual, troca vermelho por verde e reforça imagem dos ônibus elétricos

Letras ficaram mais arredondas. Troca nos coletivos, terminais e canais virtuais será gradativa

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

A gerenciadora do sistema de transportes da capital paulista, SPTrans (são Paulo Transporte), anunciou nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, que passa a adotar um novo padrão visual.

O já conhecido vermelho dá lugar ao verde e as letras ficam mais arredondas.

Segundo a gestora, este padrão não é apenas uma campanha e será adotado como oficial e fixo da cidade.

A troca nos coletivos, como nos adesivos internos, terminais, novos cartões do Bilhete Único, e canais virtuais será gradativa.

Em nota ao Diário do Transporte, a SPTrans destacou que um dos principais objetivos é ressaltar a sustentabilidade.

A nova tipologia remete a ações como a inclusão de ônibus elétricos na frota da cidade.

O Diário do Transporte já havia mostrado que o tradicional Jornal do Ônibus, que é afixado nos coletivos com informações de linhas e de campanhas da gerenciadora dos transportes da cidade de São Paulo (SPTrans  – São Paulo Transporte), está também com uma nova identidade visual com a cor verde.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2025/11/08/jornal-do-onibus-da-sptrans-agora-e-verde-em-referencia-a-onibus-eletricos/

Veja a nota na íntegra:

A SPTrans, que em 2025 completa 30 anos de atuação na gestão de um dos maiores sistemas de transporte público do mundo, anuncia a reformulação da marca da empresa. A nova identidade visual visa acompanhar o processo de modernização em curso e reforçar a aliança estratégica com a sustentabilidade e a inovação na mobilidade urbana.

A mudança da marca, desenvolvida pela Assessoria de Marketing da empresa, chega em um momento de expansão de novos serviços e tecnologias da SPTrans, como o Aquático-SP, o programa Domingão Tarifa Zero, a crescente adoção de ônibus movidos a energia limpa, além de projetos de gestão avançada como o novo Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional (SMGO) que está sendo implantado.

A SPTrans desenvolveu o novo logotipo com o objetivo de manter a trajetória e o reconhecimento da marca anterior, enquanto projeta uma imagem de fluidez, energia e modernidade para o futuro, elementos pensados para simbolizar o novo momento da empresa.

Compromisso Sustentável: o uso da cor verde é reforçado como um pilar central. Além de evocar bem-estar e equilíbrio, a cor consolida o compromisso da SPTrans com a sustentabilidade, refletindo o foco contínuo na redução de emissões de poluentes e o investimento em uma frota mais limpa.

Movimento na Cidade: O símbolo gráfico foi simplificado para ganhar maior presença. Seus cantos arredondados e a nova proporção conferem movimento e dinamismo, qualidades inerentes à mobilidade urbana.

Modernidade no Design: A tipografia utiliza letras minúsculas, uma escolha que adiciona personalidade e alinha a marca a conceitos de modernidade presentes em grandes marcas globais.

A substituição da marca será feita de maneira gradual em todos os canais, serviços e pontos de contato da empresa.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading