Satélite Norte renuncia a três linhas interestaduais, incluindo a ligação entre Goiânia e Fortaleza (CE)
Publicado em: 10 de dezembro de 2025
ANTT homologa pedidos e determina datas de encerramento; companhia, fundada em 1996, já vinha abrindo mão de outras ligações interestaduais nas últimas semanas
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, novas decisões da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS) homologando três pedidos de renúncia apresentados pela Expresso Satélite Norte.
Entre as linhas renunciadas pela empresa, fundada em fevereiro de 1996 e sediada em Goiânia (GO), está um TAR relativo à ligação entre as capitais Goiânia (GO) –Fortaleza (CE).
Nos últimos dias, a ANTT já havia homologado desistências envolvendo rotas como Araguaína–Goiânia, Goiânia–Parauapebas, Imperatriz–Belém e Goiânia–Imperatriz, todas encerradas oficialmente após as respectivas decisões da SUPAS. Os atos recentes — como as Decisões nº 1.682, 1.728, 1.691 e 1.692/2025 — confirmam o recuo operacional da empresa em corredores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Segundo a ANTT, em todos os casos a Satélite Norte permanece obrigada a cumprir as garantias previstas na Resolução 6.033/2023, especialmente quanto ao reembolso ou remarcação de bilhetes adquiridos para viagens posteriores ao encerramento das atividades.
Veja os TAR renunciados pela empresa conforme publicado no D.O.U. desta quarta-feira:
Linha Fortaleza (CE) – Goiânia (GO)
TAR CEGO0066035 – Decisão SUPAS nº 1.878/2025
A renúncia da ligação Fortaleza–Goiânia, uma das mais longas da empresa, foi homologada com efeitos a partir de 30 de dezembro de 2025. O ato revoga a Decisão SUPAS nº 664/2024 e determina o cancelamento de todas as seções vinculadas ao TAR.
Linha Vila Rica (MT) – Palmas (TO)
TAR MTTO0066031 – Decisão SUPAS nº 1.879/2025
A ANTT também homologou a renúncia da linha Vila Rica–Palmas, com encerramento válido em 28 de dezembro de 2025. A empresa deverá atender a todos os passageiros com viagens marcadas após essa data.
Linha Goiânia (GO) – Barra do Garças (MT)
TAR GOMT0066043 – Decisão SUPAS nº 1.881/2025
A terceira renúncia homologada refere-se à ligação Goiânia–Barra do Garças, cuja extinção passa a valer em 15 de janeiro de 2026. A decisão revoga o ato anterior nº 2.919/2024.
Como mostrou o Diário do Transporte em novembro, a Satélite Norte protocolou outros pedidos de renúncia de linhas autorizadas, pedidos homologados pela ANTT:
- Decisão SUPAS nº 1.682/2025 – renúncia ao TAR da linha Araguaína/TO–Goiânia/GO;
- Decisão SUPAS nº 1.728/2025 – renúncia à ligação Goiânia/GO–Parauapebas/PA;
- Decisão SUPAS nº 1.691/2025 – renúncia da linha Imperatriz/MA–Belém/PA;
- Decisão SUPAS nº 1.692/2025 – renúncia da ligação Goiânia/GO–Imperatriz/MA.
- Decisão SUPA nº 1.667/2025 – renúncia da ligação Goiânia/GO-Gurupi/TO.
Com isso, a empresa passa a concentrar um volume menor de operações interestaduais, enquanto a ANTT reforça que a homologação extingue integralmente cada TAR e impede a continuidade de qualquer serviço associado.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

