Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
ViaMobilidade faz manutenção noturna nas linhas 8 e 9 para reduzir impacto aos passageiros
Publicado em: 12 de novembro de 2025
Intervenções ocorrem fora dos horários de pico para manter a confiabilidade da operação e a segurança da via permanente
ALEXANDRE PELEGI
A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, divulgou o cronograma de manutenções preventivas programadas para esta semana. As intervenções ocorrem em horários de menor movimento, com o objetivo de reduzir impactos aos passageiros e garantir a melhoria contínua da infraestrutura ferroviária.
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Amador Bueno)
- De terça (12) a quinta-feira (14): entre 23h e 0h, trens circulam com intervalos de cerca de 20 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi, e haverá operação em via única entre Lapa-Senac e Imperatriz Leopoldina.
- Sábado (15): das 4h às 23h, intervalos de aproximadamente 10 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi, com via única entre Carapicuíba e Santa Terezinha. Das 23h à 0h, os intervalos sobem para 20 minutos, novamente com via única entre Lapa-Senac e Imperatriz Leopoldina.
- Domingo (16): das 4h à 0h, intervalos médios de 20 minutos, com via única entre Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda.
Linha 9-Esmeralda (Osasco – Varginha)
- Quinta e sexta (13 e 14): entre 22h e 0h, trens com intervalos de cerca de 15 minutos e operação em via única nos trechos
- Berrini – Casas Bahia e Vila Olímpia
- Jurubatuba – Varginha
- Sábado (15): das 22h à 0h, intervalos de 10 minutos entre Osasco e Varginha, com via única entre Jurubatuba e Varginha.
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é responsável pela operação e manutenção das linhas metropolitanas que ligam Júlio Prestes a Amador Bueno (Linha 8-Diamante, com 22 estações) e Varginha a Osasco (Linha 9-Esmeralda, com 21 estações).
A rede conta com integrações com as linhas 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 7-Rubi do Metrô e da CPTM, e futuramente também com a Linha 17-Ouro do monotrilho.
Comentários


