Linha 20-Rosa: área do antigo Pátio Ford, em São Bernardo do Campo, será desapropriada para obras do Metrô

Resolução da Secretaria de Parcerias em Investimentos autoriza desapropriações no bairro Paulicéia para implantação do pátio operacional da nova linha que ligará o ABC ao centro de São Paulo

ALEXANDRE PELEGI

O governo do Estado de São Paulo deu mais um passo na implantação da Linha 20-Rosa do Metrô, ao declarar de utilidade pública a área do antigo Pátio Ford, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para fins de desapropriação e implantação do pátio de manutenção e operação do futuro ramal metroviário.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, por meio da Resolução SPI nº 075, de 28 de outubro de 2025, assinada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

O ato autoriza a Companhia do Metrô a realizar desapropriações — por via amigável ou judicial — de imóveis localizados no bairro Paulicéia, abrangendo uma área total de 227.609 metros quadrados.

De acordo com o texto, os terrenos serão destinados à construção do Pátio Ford da Linha 20-Rosa, instalação estratégica para o traçado que conectará Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul ao centro da capital, com integração à Linha 2-Verde na região da Avenida Paulista.

A resolução também autoriza o Metrô a invocar o caráter de urgência nos processos judiciais de desapropriação, o que permitirá acelerar as obras e procedimentos administrativos.

O governador Tarcísio de Freitas já havia confirmado no final de agosto deste ano que parte do terreno da antiga fábrica da Ford, em São Bernardo, seria utilizada para a implantação do pátio de manobras da Linha 20-Rosa. A área, com cerca de 1 milhão de metros quadrados, foi adquirida por R$ 850 milhões por um fundo ligado à empresa Prologis.

Segundo o governador, entre 25% e 30% do terreno será destinado ao Metrô, enquanto o restante poderá ser conciliado com a instalação de um centro logístico da Prologis. O empreendimento privado deve gerar até 25 mil empregos diretos e indiretos, integrando o uso do solo à nova infraestrutura de transporte.

O governo estadual informou ainda que as obras da Linha 20 deverão começar pela região do Grande ABC. Paralelamente, segue o processo de desapropriação da área do Taboão, também em São Bernardo, e o planejamento para implantação de outro pátio operacional próximo à estação Santa Marina, na Lapa, zona oeste da capital.

De acordo com a resolução, os terrenos em Paulicéia serão destinados à construção do Pátio Ford da Linha 20-Rosa, instalação estratégica para o traçado que conectará Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul ao centro de São Paulo, com integração à Linha 2-Verde na região da Avenida Paulista.

A norma também autoriza o Metrô a invocar o caráter de urgência nos processos judiciais de desapropriação, conforme o Decreto-Lei Federal nº 3.365/1941, permitindo acelerar as obras e procedimentos administrativos.

O terreno escolhido, que por décadas abrigou o complexo industrial da Ford do Brasil, desativado em 2019, é um marco da história industrial do ABC. Sua transformação em base de apoio ao Metrô simboliza uma reconfiguração urbana e produtiva da região, associando mobilidade, inovação e retomada de empregos qualificados.

Segundo a resolução, as despesas correrão à conta das dotações orçamentárias da Companhia do Metrô, e as benfeitorias existentes nas áreas desapropriadas deverão ser demolidas para as obras.

A Linha 20-Rosa é um dos projetos mais ambiciosos do sistema metroviário paulista, com cerca de 31 quilômetros de extensão e 24 estações previstas, interligando a Lapa a Santo André. O Pátio Ford em São Bernardo será o centro operacional da linha, abrigando oficinas, pátios de estacionamento, setores administrativos e sistemas de controle da nova rede.

LINHA 20:

A linha 20-Rosa deve ter 31 km de extensão e 24 estações

Será a primeira ligação de metrô de fato prevista para a região do ABC. Havia o projeto da linha 18-Bronze, mas esta não seria um metrô e sim um monotrilho, que acabou substituído por um BRT – sistema de ônibus com maior capacidade e velocidade que corredores comuns.

O trajeto deve contemplar as centralidades da Lapa, Pinheiros, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Moema, Cursino, Rudge Ramos (São Bernardo do Campo) e Santo André.

A linha será interligada com sistemas de ônibus municipais, ônibus metropolitanos, Corredor de Ônibus e Trólebus ABD, linhas da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e outras linhas de Metrô.

  • 6-Laranja;
  • 10-Turquesa;
  • 1-Azul;
  • 5-Lilás;
  • 19-Celeste;
  • 22-Bordô;
  • 4-Amarela;
  • 2-Verde;
  • 7-Rubi, e
  • 8-Diamante.

Estes locais obrigatoriamente deverão prever estações de integração da Linha 20-Rosa com as linhas relacionadas.

Serão também atendidos diversos corredores viários por onde circula grande volume de linhas de ônibus, tais como:

  • Corredor de ônibus Pirituba/Lapa/Centro;
  • Rua Cerro-Corá;
  • Avenida Pedroso de Morais;
  • Binário formado pelas ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde;
  • Corredor de ônibus Campo Limpo/ Rebouças/ Centro;
  • Avenida Brigadeiro Faria Lima;
  • Corredor de ônibus Cidade Jardim/ Nove de Julho;
  • Corredor de ônibus Santo Amaro/ Nove de Julho/ Centro;
  • Corredor de ônibus José Diniz/ Ibirapuera/ Santa Cruz;
  • Avenida do Cursino;
  • Avenida Doutor Rudge Ramos;
  • Avenida Lauro Gomes;
  • Avenida Presidente Kennedy;
  • Avenida dos Estados;
  • Corredor ABD, e
  • Rodovias dos Imigrantes e Anchieta.

As estações da Linha 20-Rosa que estiverem próximas dos eixos de transporte acima deverão prever, em seus projetos, suficientes para a integração entre os modos, bem como as intervenções necessárias no viário (pedestres e leito carroçável) para o cumprimento das funcionalidades previstas para a linha. A Figura 3 apresenta os principais eixos de transporte a serem atendidos pela Linha 20-Rosa.

Diariamente, estima-se que a Linha 20-Rosa transportará cerca de 1 milhão de passageiros quando totalmente concluída. Por ser uma linha perimetral, de caráter distribuidor, nos horários de pico apresenta um carregamento máximo de cerca de 32 mil passageiros por hora no sentido mais carregado.

A conexão feita pela Linha 20 entre as linhas 10-Turquesa, 1-Azul, 5-Lilás, 4-Amarela e demais linhas oferecerá a população de sua área de influência novas opções de deslocamento, ampliando e melhorando sensivelmente as condições de mobilidade na região.

Fazem parte dos estudos sobre a Linha 20-Rosa, a previsão de locais para pátio de manutenção, teste e estacionamento de trens, bem como áreas para manobra e estacionamento de trens ao longo da linha e as possibilidades de faseamento de implantação.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

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Comentários

Comentários

  1. WESCLAY ALVES DE OLIVEIRA disse:

    Poderiam muito fazer um estudo para viabilizar o traçado até a cidade de Mauá, pois a demanda de usuários do sistema metropolitano na cidade é grande, ajudando a diminuír a baldeação de linhas.

  2. Luis Carlos Affonso Sassoli disse:

    Vai ser ótimo para a região do abc principalmente para o bairro Taboão em São Bernardo do Campo.

  3. Tarcísio Frascino Fonseca disse:

    O texto não fala em prazos.
    Quando ficará totalmente concluída?

  4. LIDIANE DE SOUZA COSTA disse:

    ESPERANDO DEITADA.. MAS ANSIOSISSIMA
    SÃO BERNARDO BERÇO METALÚRGICO e O BRAÇO + FORTE DO ABC PORÉM ANDAMOS DE CADEIRA DE RODAS DESDE QUANDO NASCEMOS.. MOBILIDADE É UM HORROR FAZENDO TER QUE SAIR 3HORAS ANTES DE QUALQUER COMPROMISSO DISTANTE DA REGIÃO AS VEZES ATÉ DENTRO TAMBÉM..

    OREMOS! BOA SORTE! AMÉM
    PALAVRAS POSITIVAS ENERGIA BOA PRA DERRETEE A D.BEATRIZ
    A DONA DE SÃO BERNARDO

  5. Sheila Carvalho disse:

    Será maravilhoso essa ligação do ABC com São Paulo, vai facilitar muito a vida dos moradores. Mas já tem data definida de quando iniciará as obras e prazo pra finalizar? Não vi essa informação.

  6. Andre disse:

    Ótimo para Paulicéia, Taboão, etc… Enquanto isso o restante da cidade fica nesse metra que eu levo duas horas pra ir do paço até a estação Brooklin. Os governantes têm a sensação de que quem está no corredor de ônibus é privilegiado. Ônibus é muito lento, tem semáforo e ponto a cada quarteirão, fica três minutos em cada ponto com o pessoal passando cartão um por um na catraca pra conseguir embarcar… Faz média abaixo 15 km/h. Vejo os aventureiros de bicicleta chegando antes que nós nos corredores. Se pelo menos tivesse emprego descente em São Bernardo… A cidade em massa precisando ir pra São Paulo sem opções aceitáveis de mobilidade. Até quem vai de carro precisa sair 5:30 pra não parar no trânsito.

  7. Magro disse:

    O centro de São Bernardo e a maioria dos seus bairros continuarão muito distantes do metrô.

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