Projeto propõe reativação do Museu do Ônibus em Araraquara (SP) para preservar memória do transporte elétrico

Foto: Divulgação/ Câmara Araraquara

Coronel Prado (Novo) sugere que a Prefeitura restaure o Trólebus nº 1 e reabra o espaço histórico dedicado ao sistema de trólebus da cidade.

YURI SENA

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura de Araraquara propondo a reativação do Museu do Ônibus, que funcionava no interior do Trólebus nº 1 — o primeiro veículo elétrico desse tipo fabricado no Brasil.

Segundo o parlamentar, o veículo encontra-se atualmente no antigo pátio da Companhia Trólebus de Araraquara (CTA), em estado de abandono, aguardando restauração.

De acordo com Prado, o museu foi criado com o objetivo de preservar a memória do sistema de trólebus da cidade, reunindo painéis fotográficos, peças originais e equipamentos que fizeram parte da operação do transporte elétrico municipal. O Trólebus nº 1 foi restaurado e adaptado para abrigar o acervo histórico que simboliza uma das fases mais marcantes da mobilidade urbana araraquarense.

Implantado em 1959, o sistema de trólebus de Araraquara foi pioneiro no país, operando até o ano de 2000. “Araraquara foi, por décadas, o único município brasileiro com transporte urbano totalmente elétrico”, ressaltou o vereador, destacando o papel inovador da cidade no cenário nacional.

Na justificativa, Coronel Prado afirma que a reativação do museu permitiria às novas gerações conhecerem o legado histórico e tecnológico do transporte público local. O parlamentar sugere que o Poder Executivo promova a restauração do Trólebus nº 1 e a reabertura do espaço, tornando-o novamente acessível à população, estudantes e turistas.

Segundo ele, revitalizar o museu é também uma forma de valorizar a história da cidade e fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento dos araraquarenses.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. Santiago disse:

    É uma página fundamental na história dos nossos transportes, com pioneirismos que colocam Araraquara em um lugar de destaque nacional.
    Trata-se de um novo equipamento cultural-historico e também uma identidade a mais do Município, além de ser uma nova opção de passeio e lazer.
    Que vire realidade! A História merece!

  2. Luiz Carlos Coimbra disse:

    Parabéns nobre coronel Prado, fico feliz pelo projeto, meu saudoso pai, dirigiu muitas vezes o famoso do carro 1, também tenho fotos com meu menino de quando o museu funcionava, tenho uma coleção de miniaturas e tenho ele ,no meu acervo! Espero que tenha total apoio, e nosso digníssimo executivo o faça, já perdemos a locomotiva a vapor número 9,
    Que na minha infância eu amava ir em frente ao prédio da fepasa pra ver ela de bem perto, tomara não se perca o que sobrou da história da Cta, forte abraço, sucesso e Deus abençoe!

    1. Luis boa tarde.
      Sou Marco Brandemarte pesquisador dos sistemas de trólebus brasileiros.
      Esse projeto surgiu a partir do livro CTA A Era dos Trólebus. O livro foi escrito em conjunto com outros historiadores e trabalhadores da época da CTA. Não sei se tem conhecimento.
      Visite o site https://ctahistorias.wixsite.com/ctararaquara para mais informações.

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