Viação Joana D’Arc separa as operações de Colatina e Linhares, no Espírito Santo
Publicado em: 20 de setembro de 2025
A partir de outubro, Via Norte Ltda assume transporte em Linhares; Viação Joana D’Arc mantém atuação em Colatina e linhas intermunicipais
ALEXANDRE PELEGI
A Viação Joana D’Arc, responsável pelos serviços de transporte coletivo em Colatina e Linhares, no Espírito Santo, anunciou que fará a separação das operações. O processo de cisão está marcado para o dia 30 de setembro de 2025.
Com a mudança, a partir de 1º de outubro, o Sistema Municipal de Transporte Coletivo de Linhares, com 182 mil hyabitantes, passará a ser operado integralmente pela Via Norte, que assumirá a gestão local mantendo os compromissos de qualidade, pontualidade e segurança.
Já a Viação Joana D’Arc seguirá responsável pelo sistema de Colatina, cidade com 129 mil habitantes, e pela operação da linha intermunicipal Linhares–Sooretama, preservando parte de sua atuação no norte capixaba.
Passageiros não sentirão mudanças imediatas
De acordo com o diretor administrativo da Joana D’Arc, Antonio Luiz Comério, a cisão tem caráter administrativo e não afetará o dia a dia dos usuários.
“Os sócios continuam os mesmos. Trata-se de uma mudança interna e administrativa para agilizar alguns processos, já que tivemos um aumento na demanda dos serviços”, afirmou.
Segundo a empresa, a decisão busca oferecer mais autonomia administrativa e agilidade na operação em Linhares, diante do crescimento da demanda de passageiros.
Continuidade em Colatina
Enquanto Linhares passa a contar com a Via Norte, a Viação Joana D’Arc seguirá atendendo Colatina, reforçando que a separação não significa interrupção ou redução da oferta de serviços, mas apenas uma reorganização societária e operacional.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


Que cisão que nada,isso aí é só a criação de outro CNPJ para pagar menos impostos,pura e simplesmente isso!
Resumindo. A mesma coisa. O monopólio continua o mesmo. Mesmo dono, só mudou o nome kkkk