TIC Trens forma primeiras turmas de maquinistas e controladores de CCO
Publicado em: 23 de agosto de 2025
Concessionária capacitou 92 profissionais em mais de 1.600 horas de atividades práticas e teóricas
ALEXANDRE PELEGI
A TIC Trens alcançou nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, um marco importante em sua preparação para assumir a operação da Linha 7-Rubi e implantar os serviços Trem Intercidades (TIC) e Trem Intermetropolitano (TIM). A empresa promoveu a formatura de 92 profissionais, entre maquinistas e controladores do Centro de Controle Operacional (CCO), após um intenso processo de capacitação iniciado em dezembro de 2024.
O grupo de 69 ferroviários da área de Tráfego e 23 do CCO passou por treinamentos que somaram mais de 1.600 horas, combinando teoria em sala de aula e atividades práticas em campo. Os futuros maquinistas receberam instruções sobre operação assistida, simuladores, normas de segurança e conhecimento técnico do trecho, acumulando mais de 700 horas de atividades. Já os controladores foram submetidos a mais de 800 horas de especialização em sinalização, via permanente, energia, sistemas de comunicação e segurança operacional.
Capacitação contínua
De acordo com a TIC Trens, os programas de formação não se restringiram ao domínio técnico, mas também buscaram integrar as equipes em um modelo de operação coordenado, que será essencial para a futura integração da Linha 7-Rubi com os novos serviços ferroviários.
“O trabalho conjunto entre maquinistas e controladores será decisivo para garantir conforto e segurança ao passageiro. Essa formatura é um passo concreto para a operação que entregaremos à população”, declarou José Luiz Bastos, diretor de Operação e Manutenção da TIC Trens.
Histórias pessoais
Entre os formandos, experiências familiares e de longa trajetória ferroviária chamaram a atenção. O inspetor de tráfego Vanderson Estevão da Silva, com quase três décadas dedicadas ao setor, lembrou que a ferrovia sempre foi uma escolha de vida, inspirando inclusive sua família. Já o jovem controlador Guilherme Firmino Cordeiro, de 26 anos, reforçou a tradição ferroviária herdada de mãe, padrasto, tio e irmãos, que também atuam em diferentes funções ligadas aos trens.
“Quando conheci um CCO pela primeira vez, percebi a grandeza da profissão e decidi que esse seria meu caminho. Quero crescer na ferrovia, degrau por degrau”, relatou.
TIC Trens e os novos serviços
A concessionária, formada pelo Grupo Comporte e pela fabricante chinesa CRRC, é responsável por um dos maiores projetos ferroviários do país. O Trem Intercidades Eixo Norte conectará São Paulo a Campinas em velocidade de até 140 km/h e com capacidade para 860 passageiros. O projeto inclui ainda o Trem Intermetropolitano, que fará o percurso Jundiaí–Campinas em 33 minutos, além da modernização e operação da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Boa noite , trabalho na Enel ( técnico em rede aérea) gostaria de uma oportunidade para trabalhar na TIC TRENS.
Boa noite eu sou ferroviário aposentado da CPTM foi um controlador do CCO no Braz.
Tenho 49 anos sou Operador de Máquinas de grande porte como faço pra me tornar Maquinista.
Ivan_pereiradacruz@yahoo.com.br.
Mario lima gracia aposentei com a função de supervisor de CCO ,eu amo a ferrovia eu adorava meu serviço isso tudo só na estação do Brás foi 28 anos com muita dedicação obgada pela oportunidade..mariogracia2507@gmail.com