Produção de motores a gás natural começa na fábrica da FPT Industrial, da Iveco Group, na Argentina

Nova linha em Córdoba atenderá mercados latino-americanos com foco em alternativas sustentáveis à propulsão tradicional

ARTHUR FERRARI

A FPT Industrial iniciou oficialmente a fabricação de motores movidos a gás natural em sua unidade localizada em Córdoba, na Argentina. Os modelos N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG passam a ser produzidos localmente, com comercialização prevista a partir de setembro de 2025 em toda a América Latina.

Esses motores atendem ao padrão PROCONVE P8/Euro VI, vigente no Brasil, e serão utilizados em veículos comerciais, máquinas agrícolas e equipamentos de geração de energia. O processo de fabricação integra os motores a gás à linha já existente de motores a diesel da planta argentina.

A nova etapa envolveu adaptações na estrutura fabril, como instalação de banco de testes, compressor de gás natural veicular (GNV), bancada para estanqueidade e sistema de usinagem específico para as tampas de cilindro dos novos modelos.

A tecnologia adotada se baseia no ciclo Otto e inclui o sistema de combustão estequiométrica com catalisador de três vias, registrado pela própria FPT Industrial. Segundo a empresa, os motores oferecem desempenho comparável aos equivalentes a diesel, mas com vantagens como redução de emissões, menor consumo de combustível e funcionamento mais silencioso, além de dispensar o uso de Arla 32.

As potências dos novos propulsores variam de 170 a 460 cavalos, com torque entre 540 e 2.000 Nm, conforme o modelo. As especificações são:

  • N60 NG: 170–210 cv e 540–750 Nm
  • N67 NG: 220–286 cv e 800–1250 Nm
  • Cursor 13 NG: 415–460 cv e 1900–2000 Nm

De acordo com a fabricante, o gás natural representa uma solução de transição viável e de alto potencial para os países latino-americanos. A empresa já atua com combustíveis alternativos em diversas frentes, incluindo projetos com biometano.

A planta de Córdoba é referência regional na produção de motores médios e pesados e, com o novo investimento, reforça a presença da FPT Industrial no mercado sul-americano, apostando em soluções energéticas alinhadas às metas de redução de carbono e à transição energética da região.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. Santiago disse:

    Estes motores, com biometano, são uma mão-na-roda para a descarbonização dos ônibus urbanos.
    Convenhamos, não é viável querer-se apostar tudo apenas nos elétricos a bateria (bem mais caros, e que requerem muita eletricidade “pronta” na tomada).
    As opções existem e estão aí, já disponíveis!

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