Projeto de Lei nacional quer pena de 30 anos de prisão para quem ataca ônibus

Segundo proposta, legislação penal brasileira trata esse tipo de crime de forma genérica, enquadrando-o como vandalismo, o que muitas vezes resulta em penas brandas ou medidas alternativas, e acaba estimulando os casos

ADAMO BAZANI

Diante da onda de ataques a pedradas a ônibus no Estado de São Paulo, que teve início em 12 de junho de 2025 e foi revelada pelo Diário do Transporte, totalizando mais de 700 casos até 12 de julho de 2025, uma proposta que passa a tramitar na Câmara Federal tenta mudar a lei e tornar mais severa a punição para quem comete este tipo de crime.

De autoria do deputado federal Maurício Neves (PP/SP) o Projeto de Lei 3308/2025 foi apresentado na última semana e entre as alterações no Código Penal, propõe a criação de um tipo penal específico para esses ataques, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão nos casos mais graves.

De acordo com o parlamentar, atualmente, a legislação penal brasileira trata esse tipo de crime de forma genérica, enquadrando-o como vandalismo, o que muitas vezes resulta em penas brandas ou medidas alternativas.

A nova tipificação envolveria, ainda de acordo com o projeto, atos de vandalismo, depredação, incêndio ou qualquer forma de ataque intencional contra ônibus e outros equipamentos públicos de transporte.

Não há definida ainda uma data para votação e a tramitação é longa, tendo de passar pela Câmara, Senado, podendo voltar à Câmara se no Senado tiver mudança do texto original e, só depois, para sanção ou veto presidencial.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Santiago disse:

    Agora o próximo obstáculo será por quanto tempo essa proposta vai mofar na fila para ser pautada no plenário.
    Todos sabemos quanto os nossos parlamentares detestam “cansarem as suas belezas” com assuntos que interessem à população.

  2. Rodrigo Zika disse:

    Quero ver aprovar rápido, pra favorecer bandido demoram anos pra aprovar.

  3. José disse:

    O atual Chefe do Executivo Federal, magnânimo com as pobres “VÍTIMAS DO SISTEMA” e “COITADINHOS E COITADINHAS” e tal iria vetar… E o seu antecessor, muito “DEMOCRÁTICO” e que sempre dizia ” … EU JOGO NAS ’04 LINHAS ‘ DA CONSTITUIÇÃO! …” Iria fazer o mesmo! Alguém duvida !??

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading