Duque de Caxias (RJ) testa ônibus 100% elétrico da TEVX Higer em linha intermunicipal até a Barra da Tijuca nesta segunda-feira (23)
Publicado em: 22 de junho de 2025
Veículo de modelo AZURE A12BR é equipado com tecnologias como carregadores USB, Wi-Fi, painéis informativos em tempo real, além de total acessibilidade
YURI SENA
A Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, inicia nesta segunda-feira, 23 de junho de 2025, no ponto final de Xerém, os testes de operação de um ônibus 100% elétrico na linha intermunicipal 417T, que liga o distrito de Xerém à Barra da Tijuca, na capital fluminense.
O lançamento contou com a presença do prefeito Netinho Reis, do secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, do presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), Leonardo Matias, do CEO da TEVX, Cadu Souza, e de Aureo Ricardo Salles, do Centro de Negócios e Inovação RJ+.
O projeto piloto está sendo realizado em um ambiente real de operação e busca analisar todo o ecossistema envolvido no transporte por veículos elétricos, incluindo o abastecimento dos ônibus, a infraestrutura da concessionária de energia Light, a experiência dos passageiros, as condições de trabalho dos motoristas e a viabilidade para as empresas de transporte.
O modelo em teste é o AZURE A12BR, da fabricante TEVX Higer, equipado com tecnologias como carregadores USB, Wi-Fi, painéis informativos em tempo real, além de total acessibilidade. O veículo promete zero emissão de poluentes e significativa redução de ruídos, contribuindo com a sustentabilidade e o conforto urbano.
Durante o período de testes, serão avaliadas a autonomia do ônibus, a eficiência em trajetos intermunicipais longos e o custo-benefício do uso da tecnologia elétrica. A partir dos dados obtidos, o modelo poderá ser implementado em outras linhas que atendem a população de Duque de Caxias e região metropolitana.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


É isso aí, o que acontece aqui em duque de caxias, as coisas boas é só pra Xerém, os melhores ônibus, vai todo pra lá. A empresa união que faz a linha Xerém x duque de Caxias, os ônibus são melhores que muitos que vai até a central . Pois o prefeito, e o secretário de transporte são tio e sobrinho. Aí fica fácil lá todo ser melhor e fora o restante da família. Enquanto em outras localidades, se paga o mesmo valor da passagem e nem ar condicionado tem. E quanto eu pego ônibus da empresa união pra o trabalho, a maioria sucateado .
Todas as empresas de ônibus tem que aderir aos ônibus elétricos em todo o Rio de Janeiro e também na baixada fluminense! Mais economia para as empresas de ônibus e conforto para os passageiros e para os motoristas de ônibus!