Porto Velho (RO) implementa sistema de bilhetagem digital no transporte coletivo

Foto: Divulgação

Prazo para utilização do saldo atual no COM Card vai até 31 de maio de 2025; novo sistema permitirá pagamento por Pix e uso de cartão virtual no celular

YURI SENA

A Prefeitura de Porto Velho anunciou a substituição do atual sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo por uma versão digital mais moderna, com previsão de funcionamento a partir de 1º de junho de 2025.

A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e faz parte de um pacote de modernização implantado pela gestão do prefeito Léo Moraes.

Com a mudança, os usuários terão até o dia 31 de maio de 2025 para utilizar os créditos disponíveis nos cartões COM Card atuais, já que o saldo não será transferido para o novo sistema. Por isso, a orientação é para que os passageiros evitem recargas de altos valores nos cartões antigos.

De acordo com a diretora de Transportes da Semtran, Adriana Rosa de Souza, o cronograma de implantação tem duração de 90 dias e está sendo seguido à risca. Entre os principais avanços da nova bilhetagem digital — chamada de Sistema ABT — estão a possibilidade de fazer recargas online, pagar passagens com Pix, realizar cadastros de gratuidades e biometria facial pela internet, além da opção de usar um cartão virtual diretamente no celular.

“O recadastramento será feito totalmente online, com a possibilidade de escolher entre o cartão físico ou o virtual, que já pode ser usado imediatamente no celular”, explicou Adriana.

Entre as vantagens do novo sistema estão a maior segurança dos dados, que agora serão armazenados na nuvem, a facilidade de manutenção remota e a integração com outras tecnologias, além de reduzir riscos de fraudes.

O secretário da Semtran, Iremar Lima, destacou que a modernização do sistema também visa ampliar a acessibilidade e a eficiência no transporte público da capital rondoniense. “Queremos um transporte mais seguro, integrado e acessível para a população. A digitalização do sistema de bilhetagem é um passo fundamental nesse processo”, afirmou.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading