Ícone do site Diário do Transporte

Prefeitura de São Paulo atualiza regras que restringem circulação de veículos que transportam produtos perigosos

Divulgação

Nova portaria reduziu os horários que até então proibiam o tráfego desse tipo de cargas no Centro Expandido durante a manhã e o início da noite 

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta sexta-feira, 13 de dezembro de 2024, uma nova portaria que regulamenta o transporte de produtos perigosos na cidade.

A partir de agora, veículos que transportam esse tipo de carga estão proibidos de circular no Centro Expandido das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Essa restrição coincide com os horários de maior movimento na região, buscando minimizar os riscos à população.

Veículos que transportam produtos perigosos para consumo local podem circular dentro do Centro Expandido durante os horários de restrição, desde que não utilizem as vias do mini-anel viário.

A fiscalização será realizada pela CET e por equipamentos eletrônicos.

A portaria atualiza a legislação municipal de acordo com a Resolução nº 5.998/2022 da ANTT.

Casos de emergência com produtos perigosos devem ser comunicados à CET pelo telefone 156.

HORÁRIO DE PROIBIÇÃO FOI REDUZIDO

A norma anterior, que entrou em vigor em 2 de setembro de 2011, proibia a circulação de veículos que transportam produtos perigosos das 5h às 10h e das 16h às 21h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no minianel viário e no Centro Expandido, a mesma área onde vigora o rodízio municipal de veículos.

Isso significa que a Portaria que atualizou a anterior reduziu os horários de proibição:

Antes –  das 5h às 10h e das 16h às 21h

Agora – das 7h às 10h e das 17h às 20h

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile