Guarda-chuva nos fios afeta circulação na linha 12-Safira da CPTM nesta quarta (24)
Publicado em: 24 de outubro de 2024
Ato de vandalismo ocasionou um desarme na linha, que já foi normalizada
ADAMO BAZANI
Um guarda-chuva atrapalhou a vida de quem precisa da linha 12-Safira na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro de 2024.
É que, segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o objeto foi jogado e um viaduto na direção da linha, na região da Estação Itaim Paulista, na zona Leste da capital, e atingiu a fiação aérea.
Por causa do ato, houve um desarme no sistema de energia. Como consequência, os trens deixaram de circular por uma das plataformas na estação.
O problema durou dez minutos, entre 10h46 e 10h56, e a operação já foi normalizada.
A circulação de trens é normal na Linha 12-Safira da CPTM nesta quinta-feira (24/10). Entre 10h46 e 10h56, as composições não circularam em uma das plataformas da Estação Itaim Paulista por conta de um desarme temporário, causado por um objeto (guarda-chuva) jogado de um viaduto e atingindo a rede aérea.
A CPTM lembra que muitas falhas, que prejudicam milhares de passageiros, ocorrem por vandalismo ou furto de cabos e outros equipamentos fundamentais para a circulação dos trens pelos 196km de vias. A companhia tem adotado medidas para intensificar a segurança em sua extensão, coibindo estes tipos de crimes, como a inauguração da Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial, a aquisição de 160 bodycams, além da parceria com a Polícia Militar (desde 2019) para atuação da Dejem em trens e estações.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

