OUÇA: Tatuzões da linha 6-Laranja serão aproveitados pela linha 16-Violeta independentemente da empresa que ganhar leilão, diz Tarcísio

Equipamentos são utilizados pela Acciona, concessionária da linha 6. Governador disse ainda que publica no fim do ano de 2024 leilão das linhas 11,12 e 13 da CPTM, que quarta tuneladora vai funcionar no primeiro semestre de 2026 para a segunda fase da linha 2 e que linhas 19, 20 e 22 são prioritárias

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

OUÇA:

Em vistoria ao primeiro trem do monotrilho da linha 17-Ouro nesta terça-feira, 1º de outubro de 2024, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, informou que as tuneladoras (tatuzões) usadas pela Acciona para implantar a linha 6-Laranja de metrô (São Joaquim/Vila Brasilândia) devem ser aproveitadas para a construção da linha 16-Violeta, que ligará a região de Oscar Freire, na zona Oeste da capital paulista, até Abel Ferreira, na zona Leste, com planos de posterior expansão para a Cidade Tiradentes, no extremo leste.

A utilização, de acordo com Tarcísio, deve ocorrer independentemente da empresa que vencer o leilão de PPP (Parceria Público Privada) para a linha 16, mesmo não sendo a Acciona.

O governador disse que em breve vai ser lançado um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para definir qual o modelo da concessão da linha 16.

Tarcísio ainda falou sobre as escavações em 2026 da segunda fase da expansão da atual linha 2-Verde, da Penha, na zona Leste da capital, para a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Segundo o governador, no primeiro semestre de 2026, quatro tuneladoras estarão operando para expandir linhas metroferroviárias.

Tarcísio confirmou ainda que até o fim deste ano de 2024 publica o edital de concessão à iniciativa privada das linhas 11-Coral; 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que devem ser leiloadas no primeiro trimestre de 2025.

Ainda de acordo com o governador, são prioritárias ainda a construção das linhas 19-Cesleste (Bosque Maia-Guarulhos/Anhangabaú-Centro Capital), 20- Rosa (Santa Marina – zona Oeste da Capital/Santo André) e 22-Marrom (Cotia/Sumaré-zona Oeste da capital).

“Aproveitar as tuneladoras. Independente da empresa que ganha um leilão, porque iremos fazer um leilão para a Linha 16, vamos fazer um leilão de Parceria Público Privada. Já estamos com as tuneladoras aqui, então quem ganha o leilão terá facilidade de trazer as tuneladoras. Elas servem em várias obras de várias empresas. Avançamos na estruturação dos leilões das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, devemos ter o edital publicado agora no final desse para leilão no primeiro trimestre do ano que vem, e as demais estamos estudando a melhor forma de fazer. O que é nossa prioridade hoje, primeiro fazer a Linha 16, então teremos em pouco tempo o nosso modelo, nosso estudo, nossa PMI para isso. A ideia é de que logo depois de concluída a PMI a gente possa fazer a audiência pública e leilão de concessão. E vamos trabalhar na estruturação dos projetos daquelas linhas que são prioritárias para nós, a Linha 19, que vai ligar o Anhangabaú a Guarulhos, a Linha 20, que vai ligar Santa Marina a Santo André, então vamos chegar no ABC, e a Linha 22, que é pra atender a região Oeste, atender Osasco, atender Cotia, então isso que está na bola da vez. Fora a própria obra de expansão da Linha 2, que também chegará em Guarulhos, então já demos a ordem de serviço, de maneira que em 2026, no primeiro semestre, tenhamos uma nova tuneladora trabalhando aqui na cidade de São Paulo, serão quatro ao todo. Iremos fazer a escavação da Penha para chegar até a Dutra, isso que está planejado em termos de expansão das linhas nos próximos meses e anos.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Rodrigo Zika disse:

    Boa.

  2. RONALD SOUZA DA SILVA disse:

    Pra mim a Acciona leva a Linha 16 Também.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading