OUÇA: Tatuzões da linha 6-Laranja serão aproveitados pela linha 16-Violeta independentemente da empresa que ganhar leilão, diz Tarcísio
Publicado em: 1 de outubro de 2024
Equipamentos são utilizados pela Acciona, concessionária da linha 6. Governador disse ainda que publica no fim do ano de 2024 leilão das linhas 11,12 e 13 da CPTM, que quarta tuneladora vai funcionar no primeiro semestre de 2026 para a segunda fase da linha 2 e que linhas 19, 20 e 22 são prioritárias
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
OUÇA:
Em vistoria ao primeiro trem do monotrilho da linha 17-Ouro nesta terça-feira, 1º de outubro de 2024, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, informou que as tuneladoras (tatuzões) usadas pela Acciona para implantar a linha 6-Laranja de metrô (São Joaquim/Vila Brasilândia) devem ser aproveitadas para a construção da linha 16-Violeta, que ligará a região de Oscar Freire, na zona Oeste da capital paulista, até Abel Ferreira, na zona Leste, com planos de posterior expansão para a Cidade Tiradentes, no extremo leste.
A utilização, de acordo com Tarcísio, deve ocorrer independentemente da empresa que vencer o leilão de PPP (Parceria Público Privada) para a linha 16, mesmo não sendo a Acciona.
O governador disse que em breve vai ser lançado um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para definir qual o modelo da concessão da linha 16.
Tarcísio ainda falou sobre as escavações em 2026 da segunda fase da expansão da atual linha 2-Verde, da Penha, na zona Leste da capital, para a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Segundo o governador, no primeiro semestre de 2026, quatro tuneladoras estarão operando para expandir linhas metroferroviárias.
Tarcísio confirmou ainda que até o fim deste ano de 2024 publica o edital de concessão à iniciativa privada das linhas 11-Coral; 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que devem ser leiloadas no primeiro trimestre de 2025.
Ainda de acordo com o governador, são prioritárias ainda a construção das linhas 19-Cesleste (Bosque Maia-Guarulhos/Anhangabaú-Centro Capital), 20- Rosa (Santa Marina – zona Oeste da Capital/Santo André) e 22-Marrom (Cotia/Sumaré-zona Oeste da capital).
“Aproveitar as tuneladoras. Independente da empresa que ganha um leilão, porque iremos fazer um leilão para a Linha 16, vamos fazer um leilão de Parceria Público Privada. Já estamos com as tuneladoras aqui, então quem ganha o leilão terá facilidade de trazer as tuneladoras. Elas servem em várias obras de várias empresas. Avançamos na estruturação dos leilões das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, devemos ter o edital publicado agora no final desse para leilão no primeiro trimestre do ano que vem, e as demais estamos estudando a melhor forma de fazer. O que é nossa prioridade hoje, primeiro fazer a Linha 16, então teremos em pouco tempo o nosso modelo, nosso estudo, nossa PMI para isso. A ideia é de que logo depois de concluída a PMI a gente possa fazer a audiência pública e leilão de concessão. E vamos trabalhar na estruturação dos projetos daquelas linhas que são prioritárias para nós, a Linha 19, que vai ligar o Anhangabaú a Guarulhos, a Linha 20, que vai ligar Santa Marina a Santo André, então vamos chegar no ABC, e a Linha 22, que é pra atender a região Oeste, atender Osasco, atender Cotia, então isso que está na bola da vez. Fora a própria obra de expansão da Linha 2, que também chegará em Guarulhos, então já demos a ordem de serviço, de maneira que em 2026, no primeiro semestre, tenhamos uma nova tuneladora trabalhando aqui na cidade de São Paulo, serão quatro ao todo. Iremos fazer a escavação da Penha para chegar até a Dutra, isso que está planejado em termos de expansão das linhas nos próximos meses e anos.”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


Boa.
Pra mim a Acciona leva a Linha 16 Também.