Ícone do site Diário do Transporte

Detro-RJ promove primeira consulta pública sobre a licitação das linhas de ônibus Intermunicipais nesta quinta (15) 

Objetivo do encontro é a prestação de contas sobre as medidas e regras já definidas para o modelo do edital

YURI SENA

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realiza a primeira consulta pública sobre a modelagem do edital de licitação dos transportes intermunicipais por ônibus do estado.

A reunião ocorre nesta quinta-feira, 15 de agosto de 2024, às 14h30, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Detro-RJ no YouTube. 

Este será o primeiro de três encontros online, reunindo técnicos do Detro-RJ, representantes do consórcio de consultoria LOGIT / OFICINA / SINERGIA, integrantes do Ministério Público, acadêmicos e outras autoridades relevantes.

O objetivo principal da consulta pública é a prestação de contas sobre as medidas e regras já definidas para o modelo de licitação. Durante a transmissão, a população poderá interagir em tempo real, fazendo perguntas e oferecendo sugestões.

Os comentários do público, incluindo dúvidas e críticas, serão compilados e respondidos em uma ata oficial, que será publicada no site do Detro-RJ. As sugestões consideradas viáveis poderão ser incorporadas ao edital do processo de licitação.

As duas consultas públicas subsequentes estão agendadas para os dias 21 e 22 de agosto, seguindo o mesmo formato. Informações adicionais sobre esses encontros serão divulgadas nos dias que antecedem as reuniões.

Esta etapa é uma das últimas no processo de licitação das 1.100 linhas intermunicipais rodoviárias do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram-RJ), com a coordenação do Detro-RJ.

Com a nova licitação, os serviços de transporte deixarão de operar sob regime de permissão, passando a cumprir regras de qualidade mais rigorosas. Isso visa uma fiscalização mais eficaz e melhorias nos serviços prestados à população.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

Sair da versão mobile