Com uma estratégia de ampliação dos modelos e cregistrando crescimento acima do mercado em 2023, a Scania prepara um pacote de novidades na LatBus deste ano, como explica Gustavo Cecchetto, Gerente de Vendas de Soluções em Mobilidade.
Só de Brasil a tradicional marca global conta 67 anos história, produzindo veículos comerciais que se destacam no mercado nacional.
O Diário do Transporte conversou com o executivo da Scania sobre não só o momento da empresa, como seus preparativos para a Lat.Bus, maior e mais importante feira de transportes da América Latina.
Cecchetto destaca o bom momento do mercado de ônibus, que retoma bons indicadores após dois anos de pandemia. Nesse cenário, a Scania só tem a comemorar. No primeiro semestre de 2024 as vendas da empresa cresceram 160% em comparação com o mesmo primeiro semestre de 2023.
“A gente cresceu 160%, enquanto na média geral o crescimento foi de 60%”, destaca Cecchetto. Este percentual representou cerca de 11 pontos percentuais de ganho de participação de mercado.
“Saímos de 20% de participação de mercado no segmento rodoviário com motor traseiro, que é a fatia do mercado que participamos, para 31%”, relata o executivo.
Este crescimento considerável está escorado, principalmente, na performance da linha Euro6. “Quando a gente fala de performance a gente ressalta principalmente eficiência energética”, explica Cecchetto. “Nosso produto está entregando além da expectativa do mercado, além daquilo que a gente tinha prometido para nossos clientes”.
Além dos bons resultados com a linha Euro 6, some-se a atuação comercial mais protagonista. “Os laços com o cliente se devem à implementação de uma dinâmica comercial mais próxima a ele, mais focada em atender as necessidades do mercado, em discutir questões relacionadas a pós-vendas e serviços”, descreve Cecchetto.
“A gente vem trabalhando ao longo dos últimos 2 ou 3 anos para cada vez mais ampliar o nosso portfólio… quanto mais amplo for o nosso portfólio, maior será a gama de aplicações que a gente consegue atender”, ressalta o executivo.
As três principais configurações que são as protagonistas de vendas dentro do portfólio da Scania está o “best seller” da marca, o modelo K410 6×2, veículo que representa hoje de 50 a 60% de tudo o que a empresa vende no Brasil.
“Esse veículo é montado na nossa consagrada plataforma de motores de 13 litros, com 6 cilindros em linha”, explica.
“Logo atrás do K410 6×2 vem a nossa linha 8×2, com os modelos 450 ou 500 cavalos. Mas um veículo que está ganhando cada vez mais protagonismo é o nosso K320 4×2. Esse veículo já está em nossa plataforma de motores de 9 litros com 5 cilindros, e é indicado para as operações de fretamento. A gente já deve ter vendido aí em 2024 cerca de 130 a 150 unidades do 4×2, modelo 320 cavalos”, destaca Cecchetto.
O crescimento da preferência do mercado rodoviário pelos modelos DD explica a migração por parte dos clientes do chassis 8×2 para o 6×2 segundo o Gerente de Vendas da Scania. “O DD vem ganhando cada vez mais espaço no segmento rodoviário, tanto pra linhas regulares quanto para turismo, e a gente observa assim essa migração do 8×2 pro 6×2. Por isso que o nosso K410 6×2 é o nosso “best seller”, e todo ano representa de 50% a 60% das vendas”
Scania elétrico
A Scania exibiu na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, o primeiro ônibus elétrico da marca que será produzido no Brasil em junho de 2024. O chassi da unidade apresentada é sueco, mas a carroceria já é brasileira. Trata-se de um eMillennium, da Caio.
O Diário do Transporte andou no veículo que possui configuração da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema da capital paulista. Relembre:
Cecchetto afirma que a introdução do veículo elétrico é mais um passo importante da empresa, atrelado ao propósito de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável.
“É um produto ainda muito novo. Nós temos duas unidades, um deles com carroceria Caio, que a gente apresentou na fábrica no final do mês de junho. O outro é só o chassis, que vamos apresentar no nosso stand da Lat.Bus”.
Apesar de já estar no padrão SPTrans, Cecchetto diz que a Scania não iniciou o processo de homologação. “Ele foi encarroçado há poucos meses, e o pessoal da engenharia ainda está na fase final de ajuste do projeto. A gente imagina que no primeiro trimestre do ano que vem, aí sim a gente começa o processo de homologação e começa também o nosso plano de teste e demonstração”.
Sobre qual operadora será escolhida para testar e 100% elétrico da Scania, Cecchetto diz que ainda não se tem definição.
“O que a gente tem é uma definição das primeiras praças onde as demonstrações devem começar: São Paulo, Minas Gerais e Bahia, principalmente a cidade de Salvador. Rio Grande do Sul e Santa Catarina também estão dentro do nosso foco”, ele diz.
Além dessas praças, a Scania avalia ainda experiência com o modelo no Centro Oeste, talvez Goiânia ou Brasília. “Enfim, o road map dos testes está baseado nessas 5 praças, mas nada impede também de, num segundo momento, a gente colocar os nossos veículos em outras praças”.
Scania na Lat.Bus
A Scania apresentará na Lat.Bus seu modelo elétrico, que segundo Cecchetto será a “cereja do bolo”, a principal estrela do stand da empresa.
Mas além disso, ele conta que a fabricante preparou para apresentar na feira um pacote de novidades muito baseado no que ele chama de “venda de solução”.
Cecchetto explica o conceito: “Já há alguns anos nós trabalhamos com produtos, serviços e soluções financeiras, esse é o pacote que a gente oferece, que a gente entrega pros nossos clientes. A Scania segue investindo na melhoria dos seus produtos, dos motores a combustão, e esta será uma das principais novidades que levaremos pra Lat.Bus”.
Nesse pacote estão incluídos o controle de aceleração, um item de auxílio ao motorista, que não deixa que o pedal de aceleração jogue mais carga para o motor além daquilo que é necessário. Esse dispositivo entra como um item Standard na linha de produtos Scania.
“Essa é uma das principais novidades que a gente leva pra Lat.Bus. O controle de aceleração deve entregar pelo menos 3% de redução de consumo de combustível. Esses 3% agregados aos 8% que a nossa linha Euro6 já entrega, vão consolidar 11% de redução de consumo de combustível em comparação com a nossa antiga geração Euro5”
Para os próximos anos, a Scania enxerga o mercado brasileiro com uma expectativa muito positiva. “Quando a gente olha para essa retomada do segmento de mobilidade, a gente confia que 2025 o mercado continuará tracionando, crescendo. A gente ainda não tem ao certo como medir o volume desse crescimento esperado, mas o viés é sim de alta. Quando a gente fala do segmento rodoviário os clientes estão nesse momento de renovação de frota, de ampliação de algumas operações, começando pelo fretamento”.
Cecchetto relata que o fretamento foi uma das únicas aplicações que cresceu durante a pandemia e se mantem no movimento de estabilidade, “mas é uma estabilidade em alta”.
“Tudo leva a crer que 2025 será um ano de importantes volumes, não só para a Scania, mas para todo o mercado, e é por isso que a gente segue investindo, a gente segue apostando em melhorias nos nossos produtos e na implementação, também, de novas tecnologias aqui no mercado brasileiro”, finaliza Cecchetto.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
