Expresso Gardênia tem todos os 34 contratos em Minas Gerais suspensos por 90 dias e empresas são definidas para substituir
Publicado em: 27 de junho de 2024
Gontijo, SC Minas, Cambuí e Irmãos Faria foram definidas para operar as linhas
ADAMO BAZANI
A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) publicou, nesta quinta-feira, 27 de junho de 2024, a resolução que suspende a Viação Gardênia de operar todos os seus 34 contratos por 90 dias.
Diversas empresas foram definidas para substituir o atendimento por este período.
Gontijo, SC Minas, Cambuí e Irmãos Faria foram definidas para operar as linhas
Segundo o Governo do Estado, a medida é um desdobramento da Operação Ponto Final, que deflagrou ações de fiscalização em abril e maio para apurar irregularidades na prestação do serviço de transporte intermunicipal pela empresa.
Durante as abordagens, fiscais da Seinfra e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) retiraram de circulação 34 veículos em decorrência de problemas mecânicos, irregularidades em itens de segurança e documentação, além de descumprimento do quadro de horários.
A Seinfra diz que abriu processo administrativo para apurar as infrações, aplicar as sanções e garantir a ampla defesa da empresa, conforme Decreto 44.603/07, que regulamenta o serviço de transporte coletivo intermunicipal e metropolitano em Minas Gerais.
Coube à empresa sanar os problemas identificados na frota e reapresentar os veículos para nova vistoria. No entanto, a Expresso Gardênia não se manifestou dentro do prazo estabelecido.
A Seinfra ainda informou, em nota, que “diante da inércia da empresa, foi declarada a intervenção em todos os seus contratos, para a Expresso Gardênia solucione as irregularidades e comprove capacidade operacional e financeira. Durante o período da intervenção, outras empresas cumprirão os itinerários sendo remuneradas pela operação das linhas e comercialização das passagens”.
A ainda de acordo com a secretaria, caso as irregularidades não sejam sanadas neste período, e a Expresso Gardênia não obtenha êxito em comprovar a sua capacidade operacional e econômico-financeira, poderá ser aplicada penalidade de rescisão dos contratos.
Neste caso, será aberto um processo licitatório para contratação de nova empresa para operar as linhas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


Quanto a Gontijo está pagando o governo para fazer isto com certeza tem uma propina
Alguma coisa errada tem a Gontijo está cheia de ônibus velho
Cara entre onibus velho mas conservado e onibus sem manutenção eu prefiro a primeira opção!!!
Triste acontecer isso com a Expresso Gardênia. Já viajei umas duas ou três vezes pela empresa e na época não tive do que reclamar. Uma pena.
Demorou para se tomar uma atitude ! Estavam brincando com a vida das pessoas!
RIP Gardenia. Com a quantidade de dívidas que tem, fora o estado ruim de boa parte da frota, impossível sair da recuperação judicial sem dinheiro entrando.
Que maravilha, até quem fim, foi tomado uma atitude que já deveria ter acontecido,viajei uma vez com este lixo de Empresa para nunca mais!!!!
E a linha Pindamonhangaba x Itajuba ?
Colocar a gontijo pra substituir ela é verdadeira vergonha ponhe ela pra servir as linhas da gontijo no Nordeste que os nordestino agradecem diante da vergonha do serviço prestado pela Gontijo. O população deveria saber qual critério a gloriosa ANTT usa para escolher
Segurança e bom serviço não é.