Retomada das obras de túnel que faz parte do prolongamento da Avenida Chucri Zaidan será autorizada nesta quinta (23), na zona Sul de São Paulo

Complexo de obras inclui ampliação e adequação do Corredor de Ônibus, calçadas mais amplas e ciclovias

ADAMO BAZANI

Nesta quinta-feira, 23 de maio de 2024, o prefeito Ricardo Nunes autoriza a retomada das obras do túnel sob a Avenida Cecília Lottenberg, que faz parte do prolongamento da Avenida Chucri Zaidan, na região de Santo Amaro, na zona Sul de São Paulo.

Nunes vai cumprir uma série de compromissos na região.

O túnel terá 910 metros de extensão, com duas faixas por sentido, passeios laterais e saídas de emergência.

Todo complexo de obras abrange intervenções como ampliação e implantação de corredor de ônibus na Chucri Zaidan, calçadas mais amplas e ciclovias.

Como mostrou o Diário do Transporte, em publicação no Diário Oficial de 15 de maio de 2024, a SPObras, empresa municipal, comunicou a homologação e adjudicação das obras ao Consórcio Corredor Chucri Zaidan, formado pelas empresas Jofege Pavimentação e Construção, Soebe Construção e Pavimentação, e Constran Internacional Construções.

O consórcio venceu o certame com oferta de R$ 376 milhões (R$ 376.050.151,62), data base agosto de 2023.

A licitação foi suspensa pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) no início de março de 2023, e liberada em junho daquele ano.

A liberação se deu após os ajustes determinados pelo tribunal, o que reduziu o valor estimado das obras em R$ 72 milhões. Com isso, o limite determinado pelo edital passou de mais de R$ 527 milhões para R$ 455 milhões.

O prolongamento da Chucri integra a Operação Urbana Consorciada Água Espraiada.

A finalização da implantação do empreendimento implicará a criação de uma nova ligação alternativa e de apoio à Marginal Pinheiros, aumentando a acessibilidade urbana da região sul do Município de São Paulo.

A obra ainda favorecerá os pedestres, com implantação de passeios amplos e acessíveis, e os ciclistas, com a implantação de ciclovias que farão a conexão da nova via aos sistemas cicloviários existentes na Marginal Pinheiro e no corredor Berrini.

De acordo com o termo de referência, o empreendimento, cuja obra foi licitada em 2008 pela EMURB, compreendia a execução do trecho da Rua João Dória à Avenida João Dias, numa extensão de 3,2 km, inclusive o túnel sob a Rua José Guerra, atual Rua Cecilia Lotemberg, implantação da Ponte Laguna e obras de adequação. A EMURB, antiga empresa municipal, se cindiu em 2010 nas empresas São Paulo Urbanismo – SP-Urbanismo e São Paulo Obras – SPObras.

“Devido a fatores supervenientes que consumiram mais recursos do que o previsto, mesmo com a redução do escopo, não foi possível concluir a obra do túnel, tendo sido executados apenas seus emboques, conforme alternativa em célula simples. O contrato de obras (Lote 5) foi encerrado após os devidos ajustes viários para operação do trânsito e transporte em condições provisórias”, relata o edital.

As obras pendentes abrangem:

= Trecho 1 – Urbanismo da Av. Chucri Zaidan

= Trecho 2 – Implantação do Corredor de Ônibus da Av. Chucri Zaidan e Passagem Subterrânea

= Trecho 3 – Adequação do Corredor de Ônibus da Av. Chucri Zaidan (Av. Joao Doria a R. Antonio de Oliveira)

= Rampas cicloviárias na Ponte Laguna

“Atualmente os moradores reivindicam a retomada das obras, pois sem a passagem subterrânea a mobilidade na região ficou prejudicada, o trânsito ficou sobrecarregado, além de ser uma área inutilizada”, diz o Edital.

RETOMADA EM 23 DE MAIO DE 2024:

A via sobre o túnel que faz parte do complexo de obras do prolongamento da Avenida Chrucri Zaidan, na zona Sul de São Paulo, vai receber um corredor de ônibus.

A promessa é da prefeitura em 23 de maio de 2024, quando foram retomadas as obras que ficaram cerca de um ano e meio paradas por problemas contratuais e restrições financeiras dos cofres públicos.

“Essas obras foram paralisadas por uma série de problemas contratuais, mas, muito especial, por falta de recurso. Todo o conjunto da obra teve um gasto muito maior do que era previsto naquele momento e não houve o recurso para concluir esse túnel.Agora, a gente fez todo o ajuste na saúde financeira da cidade e a equipe de engenharia da Prefeitura de São Paulo retoma a obra, inicia hoje e agora não tem como parar, pois, realmente, está tudo planejado de uma forma estruturada”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Segundo a administração municipal, o túnel sob a Avenida Cecília Lottenberg, entre a Praça Embaixador Cyro de Freitas e a Rua da Paz, contará com 910 metros de extensão, em célula dupla, contemplando duas faixas por sentido, passeios laterais e saídas de emergência.

O corredor de ônibus no viário sobre o túnel será central e ainda haverá uma faixa para veículos por sentido, calçada acessível, enterramento de redes de energia e de telecomunicações, retirada de postes de concreto e paisagismo.

As obras remanescentes do prolongamento da Avenida Doutor Chucri Zaidan, na Chácara Santo Antônio, Zona Sul da capital vão custar R$ 376 milhões e devem demorar três anos para ficarem prontas.

As intervenções também contemplam adequações viárias em diversos trechos já existentes na via, como detalha a administração municipal.

–  Entre a Rua Henry Dunant e a Avenida João Doria, serão implantados corredor de ônibus, passeios acessíveis, reforma dos pavimentos asfálticos e paisagismo.

– Da Rua Fernandes Moreira até a Rua Henry Dunant, está previsto o enterramento de redes de energia elétrica e telecomunicações, retirada de postes, além de melhoramentos viários.

– No trecho da Avenida João Doria até a Rua Antônio de Oliveira, haverá adequação da geometria viária existente para comportar 4 faixas por sentido, sendo a faixa da esquerda destinada para corredor de ônibus.

Também está prevista a implantação de rampas cicloviárias na Ponte Laguna, ligando-a à ciclovia existente na margem Leste do Rio Pinheiros.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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