Rio de Janeiro (RJ) inicia mudanças na utilização da faixa seletiva da Avenida Brasil nesta terça (23)

Foto: Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro

Alterações incluem permissão para veículos de passeio circularem na faixa em horários específicos

GUILHERME STRABELLI

A prefeitura do Rio de Janeiro inicia as mudanças nas regras de utilização da faixa seletiva da Avenida Brasil nesta terça-feira, 23 de abril de 2024.

A principal mudança é o fim da faixa exclusiva para ônibus e táxis nos fins de semana e horários entrepico nos dias úteis, das 10h às 16h e das 20h às 5h. Com isso, veículos de passeio ficam autorizados a circular na faixa.

O limite de velocidade na faixa continuará em 60 km/h, caindo para 40 km/h em locais próximos às estações. Caminhões seguem proibidos de circular pela faixa seletiva em todos os horários, devendo usar apenas as faixas da direita da pista central da Via.

A faixa seletiva tem extensão de 14,45 quilômetros, entre o Trvo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e o Caju (Viaduto da Treliça). A calha à esquerda na pista central da Avenida Brasil segue exclusiva para os articulados do BRT em todos os horários.

Confira as regras de trânsito na pista central da Avenida Brasil:

Faixa à esquerda da calha:

  • Exclusiva para o BRT todos os dias, 24h.  Velocidade máxima de 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

Faixa à direita da calha:

  • Dias úteis, de 5h às 10h, e de 16h às 20h: Exclusiva para ônibus convencionais e rodoviários, táxis e veículos de serviço (quando em operação) – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.
  • Dias úteis, de 10h às 16h, e de 20h às 5h, fins de semana e feriados: Permitida a circulação de todos os veículos, exceto caminhões – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

Duas faixas à direita da pista central

  • Todos os dias, 24h: Permitida a circulação de todos os veículos – Velocidade máxima de 80 km/h.

Serviços

Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador)

  • Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite
  • Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.

Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador)

  • Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite
  • Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.

Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador)

  • Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite
  • Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.

Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão – sem paradas

  • Horário: todos os dias, das 6h à meia-noite

Guilherme Strabelli, para o Diário do Transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading