Licitação dos terminais de ônibus do Bloco Leste mantém Parque Dom Pedro II; prefeito afirmou que equipamento seria retirado da PPP

Terminal Parque Dom Pedro II mantido no processo de PPP

Em entrevista em 28 de março, Nunes disse que terminal seria inserido no projeto de revitalização da área onde está localizado

ALEXANDRE PELEGI

O processo de licitação para concessão dos terminais de ônibus do sistema de transporte coletivo da capital – Bloco Leste, manteve o Terminal Parque Dom Pedro II entre os equipamentos que serão repassados à gestão da administração privada por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).

O prefeito Ricardo Nunes, como mostrou o Diário do Transporte no dia 28 de março de 2024, afirmou que o Terminal Parque Dom Pedro II, na região central da capital paulista, seria retirado do Bloco Leste de concessão dos terminais de ônibus da cidade de São Paulo. Relembre:

Parque Dom Pedro II será tirado do projeto de concessão do Bloco Leste dos terminais de ônibus de São Paulo (OUÇA e VEJA VÍDEO)

O equipamento seria inserido no projeto de PPP (Parceria Público Privada) de revitalização da área onde está localizado, disse Nunes.

Republicado nessa quarta-feira (10), no entanto, o edital mantém todos os 12 terminais inicialmente anunciado para o certame, incluindo o Parque Dom Pedro II, além das estações do Expresso Tiradentes.

Veja a relação de todos os terminais que serão concedidos:

Os outros equipamentos são as estações do Expresso Tiradentes, a Passarela Luís Gama e o apoio operacional no Terminal São Mateus.

Em resposta ao Diário do Transporte, a prefeitura de São Paulo explicou a manutenção do Terminal Parque Dom Pedro II na PPP do Bloco Leste.

Leia a nota na íntegra:


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, informa que o novo edital da Parceria Público-Privada (PPP) dos Terminais Bloco Leste prevê a realização de intervenções urgentes e adaptações necessárias de acessibilidade no Terminal Parque Dom Pedro II. No entanto, a requalificação integral da região do Parque Dom Pedro II, incluindo o terminal, será realizada no âmbito da futura PPP de requalificação do Parque Dom Pedro II, já submetida à Consulta Pública no início do ano.
A concessionária que vencer a licitação dos Terminais Bloco Leste realizará a operação, administração e zeladoria deste e de todas as demais unidades que integram seu objeto. O Bloco Leste inclui ainda os Terminais A. E. Carvalho, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera II, Mercado, Penha, Sacomã, São Miguel, Sapopemba, Carrão e Vila Prudente, que serão requalificados. Além desses, o parceiro privado também será responsável pelas estações do Expresso Tiradentes, pela Passarela Luís Gama, e pelo apoio operacional nos Terminais São Mateus e Parque Dom Pedro II.


O edital republicado deixa claro que nessa PPP que fará requalificação integral da região do Parque Dom Pedro II, serão propostas uma série de intervenções na região, podendo prever, ainda, a realocação do TERMINAL.

CONCESSÃO BLOCO LESTE

A PPP na modalidade concessão administrativa terá tempo de Contrato de 30 Anos (360 meses).

O valor estimado do contrato é de R$ 3,6 bilhões (R$ 3.634.560.000,00), com investimento de R$ 517 Milhões, com reinvestimento.

A prefeitura estima que os Benefícios Econômicos Totais serão de R$ 400 milhões.

A Data para Sessão Pública de recebimento e entrega dos envelopes será realizada no formato presencial no dia 05 de junho de 2024, das 10h às 11h.

O Edital pode ser obtido através do e-mail terminais@prefeitura.sp.gov.br, e da página eletrônica da Secretaria de Governo-Desestatização / Projetos, por meio do link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/desestatizacao_projetos/terminal/index.php?p=343598. (Link reduzido: https://tinyurl.com/yxbuykch)

Veja a composição dos Blocos de Terminais:

EM LICITAÇÃO – BLOCO LESTE: Terminais Antônio Estevão de Carvalho, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera II, Mercado, Parque Dom Pedro II, Penha, Sacomã, São Miguel, Sapopemba, Vila Carrão e Vila Prudente, bem como as Estações do Expresso Tiradentes. (vai ter licitação).

CONCEDIDO – BLOCO NOROESTE: correspondente aos Terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Pinheiros, Pirituba, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha, bem como as paradas Eldorado e Clínicas. (Concedido para a SPE SP Terminais Noroeste S/A, liderada pela Socicam, por R$ 1,8 bilhão)

CONCEDIDO – BLOCO SUL: correspondente aos Terminais Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha. (Concedido para a SPE São Paulo Sul S.A, liderada pela Egypt Engenharia, por R$ 2,2 bilhões).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

Comentários

Comentários

  1. ED disse:

    Bom dia!
    Terminal pq d Pedro é o terminal das fraudes.
    O pior terminal do sistema.

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