Licitação dos terminais de ônibus do Bloco Leste mantém Parque Dom Pedro II; prefeito afirmou que equipamento seria retirado da PPP
Publicado em: 11 de abril de 2024
Em entrevista em 28 de março, Nunes disse que terminal seria inserido no projeto de revitalização da área onde está localizado
ALEXANDRE PELEGI
O processo de licitação para concessão dos terminais de ônibus do sistema de transporte coletivo da capital – Bloco Leste, manteve o Terminal Parque Dom Pedro II entre os equipamentos que serão repassados à gestão da administração privada por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).
O prefeito Ricardo Nunes, como mostrou o Diário do Transporte no dia 28 de março de 2024, afirmou que o Terminal Parque Dom Pedro II, na região central da capital paulista, seria retirado do Bloco Leste de concessão dos terminais de ônibus da cidade de São Paulo. Relembre:
O equipamento seria inserido no projeto de PPP (Parceria Público Privada) de revitalização da área onde está localizado, disse Nunes.
Republicado nessa quarta-feira (10), no entanto, o edital mantém todos os 12 terminais inicialmente anunciado para o certame, incluindo o Parque Dom Pedro II, além das estações do Expresso Tiradentes.
Veja a relação de todos os terminais que serão concedidos:
Os outros equipamentos são as estações do Expresso Tiradentes, a Passarela Luís Gama e o apoio operacional no Terminal São Mateus.
Em resposta ao Diário do Transporte, a prefeitura de São Paulo explicou a manutenção do Terminal Parque Dom Pedro II na PPP do Bloco Leste.
Leia a nota na íntegra:
O edital republicado deixa claro que nessa PPP que fará requalificação integral da região do Parque Dom Pedro II, serão propostas uma série de intervenções na região, podendo prever, ainda, a realocação do TERMINAL.
CONCESSÃO BLOCO LESTE
A PPP na modalidade concessão administrativa terá tempo de Contrato de 30 Anos (360 meses).
O valor estimado do contrato é de R$ 3,6 bilhões (R$ 3.634.560.000,00), com investimento de R$ 517 Milhões, com reinvestimento.
A prefeitura estima que os Benefícios Econômicos Totais serão de R$ 400 milhões.
A Data para Sessão Pública de recebimento e entrega dos envelopes será realizada no formato presencial no dia 05 de junho de 2024, das 10h às 11h.
O Edital pode ser obtido através do e-mail terminais@prefeitura.sp.gov.br, e da página eletrônica da Secretaria de Governo-Desestatização / Projetos, por meio do link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/desestatizacao_projetos/terminal/index.php?p=343598. (Link reduzido: https://tinyurl.com/yxbuykch)
Veja a composição dos Blocos de Terminais:
EM LICITAÇÃO – BLOCO LESTE: Terminais Antônio Estevão de Carvalho, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera II, Mercado, Parque Dom Pedro II, Penha, Sacomã, São Miguel, Sapopemba, Vila Carrão e Vila Prudente, bem como as Estações do Expresso Tiradentes. (vai ter licitação).
CONCEDIDO – BLOCO NOROESTE: correspondente aos Terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Pinheiros, Pirituba, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha, bem como as paradas Eldorado e Clínicas. (Concedido para a SPE SP Terminais Noroeste S/A, liderada pela Socicam, por R$ 1,8 bilhão)
CONCEDIDO – BLOCO SUL: correspondente aos Terminais Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha. (Concedido para a SPE São Paulo Sul S.A, liderada pela Egypt Engenharia, por R$ 2,2 bilhões).
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Bom dia!
Terminal pq d Pedro é o terminal das fraudes.
O pior terminal do sistema.