Obras na linha 8-Diamante causam alteração de plataformas na estação Palmeiras-Barra Funda a partir desta sexta (29)

Foto: Diário do Transporte

Mudanças visam ampliar possibilidades de estratégias operacionais da linha

GUILHERME STRABELLI

Nesta sexta-feira, 29 de março de 2024, a ViaMobilidade começa uma obra de melhoria na via na região da Estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 8-Diamante. As obras visam ampliar o leque de estratégias operacionais e aprimorar a prestação de serviço aos passageiros.

A obra será dividida em fases de implementação, quando concluída, poderá proporcionar menor intervalos  entre trens no trecho de maior carregamento de passageiros na linha, entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Itapevi.

A primeira fase do projeto tem previsão de ser finalizada em 50 dias, prevendo o início da instalação de um novo conjunto de aparelhos de mudança de via para manobra de trens, similar aos existentes na Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, sob administração da mesma concessionária.

Neste período, os passageiros que seguem pela Linha 8 no sentido Júlio Prestes, serão orientados a embarcar na plataforma 4, enquanto a plataforma 3 será utilizada para embarques no sentido Itapevi.

Nessa fase da obra, o trecho entre a estação Palmeiras-Barra Funda e Júlio Prestes, que possui demanda menor de passageiros, irá operar em looping com intervalos de 12 minutos. Já no sentido contrário, entre Palmeiras-Barra Funda e Itapevi, o intervalo será de 6 minutos.

Obras na região de Carapicuíba

Em 29 de março, além das alterações previstas entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Júlio Prestes, a linha 8 terá mudanças na região de Carapicuíba para realização de obras de um novo viaduto. Por questões de segurança, não haverá circulação de trens entre as estações Carapicuíba e General Miguel Costa. Os passageiros serão atendidos pelos ônibus gratuitos da operação PAESE.

Obras de acessibilidade na Lapa

No domingo, 31 de março, a Estação Lapa passará por nova etapa de obras de acessibilidade. Devido ao içamento da passarela, a operação de trens estará suspensa entre as estações Domingos de Moraes e Palmeiras-Barra Funda até 12h. No período, o PAESE irá atender os passageiros que circulam no trecho.

Guilherme Strabelli, para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading