Não vão mais se repetir os problemas com a Transwolff, na zona Sul de São Paulo, promete prefeito Ricardo Nunes ao lado de diretor da empresa (OUÇA)

Na última semana, passageiros se revoltaram e houve até quebra-quebra em terminal; Transwolff perdeu seis linhas para a MobiBrasil e Viação Grajaú; População ainda relata dificuldades

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

OUÇA:

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, prometeu que não vão mais se repetir os problemas que aconteceram com as linhas de ônibus municipais no extremo Sul da capital paulista, em especial com as operações da empresa Transwolff.

A promessa foi feita nesta quinta-feira, 28 de março de 2024, durante a entrega das obras de revitalização do Terminal Varginha.

Como mostrou o Diário do Transporte, foi exatamente no Terminal Varginha que na noite da quarta-feira da semana passada, 20 de março de 2024, houve uma revolta pela demora dos ônibus.

A bancada de fiscalização da empresa Transwolff, em uma das plataformas, foi destruída por ao menos dois homens.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2024/03/21/video-revoltados-com-demorae-lotacao-passageiros-no-terminal-varginha-fazem-protesto-bancada-de-fiscalizacao-da-transwolff-chegou-a-ser-destruida/

Nesta quinta-feira (28), ao lado de um dos diretores da Transwolff, Nunes disse que a frota de uma das linhas com maiores reclamações, a 6072/10 Jd. São Nicolau – Terminal Varginha, passou de 17 ônibus para 22, com intervalos de cinco minutos nos horários de pico em dias úteis.

“Nós estamos fazendo um diálogo muito próximo com as concessionárias, inclusive estou aqui fazendo a inauguração do terminal, a reforma do terminal varginha, mas está o diretor da Transwolff aqui acompanhando. Então todos eles estão conscientes e cientes de que nós temos uma parceria para atender a população. Problema que tivemos foi da linha São Nicolau, que eram 17 ônibus, hoje são 22, e está saindo agora com a partida de cinco em cinco minutos. Inclusive, fui lá de surpresa e perguntei para a fiscal “está funcionando?”, “está saindo de cinco em cinco minutos?”, com o diretor do lado e o presidente da SPTrans. Nós pedimos desculpa pelo problema ocorrido, realmente houve um problema, o intervalo da saída de ônibus não estava adequado. A empresa corrigiu e fizemos uma mudança no sistema com relação a essas linhas. Conversei com motoristas, conversei com a fiscal, conversei com passageiros, e está reestabelecido, e eu tenho aqui o compromisso. Pedimos desculpas, reconhecemos que teve o problema, corrigimos e temos o compromisso de que o problema não ocorra mais.” – disse o prefeito Ricardo Nunes.

Apesar das declarações, ainda é comum encontrar reclamações da população na região, com relatos de demora, superlotação e quantidade de ônibus insuficiente.

Há também relatos do uso de ônibus pequenos em linhas de grande demanda que teriam condições de tráfego para receber modelos maiores, com mais capacidade.

O Diário do Transporte mostrou também que no sábado passado, 23 de março de 2024, seis linhas que eram de responsabilidade da Transwolff foram transferidas para as empresas MobiBrasil e Viação Grajaú.

Mobibrasil:

695D/10 Jd. Sta. Bárbara- Metrô Jabaquara

6002/10 Cid. Dutra – Hosp. Pedreira

677V/10 Jd. Alpino – Est. Grajaú

6110/10 Conj. Hab. Palmares – Aeroporto

Viação Grajaú:

6026/10 Jd. Icaraí – Term. Sto. Amaro

637V/10 Pq. América – Term. Sto. Amaro

No primeiro dia de operação, de uma maneira geral, a população aprovou as outras empresas nas linhas da Transwolff, em especial pela regularidade de horários e pelo uso de modelos maiores, com piso baixo em vez de degraus nas portas da frente e do meio, motor traseiro e, alguns veículos, com ar-condicionado.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2024/03/23/substituicao-da-transwolff-por-mobibrasil-e-viacao-grajau-agrada-passageiros-na-zona-sul-de-sao-paulo/

VEJA A MATÉRIA DA TRANSFERÊNCIA DAS LINHAS:

Linhas da Transwolff são transferidas para a Viação Grajaú e Mobibrasil na zona Sul de São Paulo após confusão e protesto no Terminal Varginha – CONFIRA QUAIS a partir de sábado (23)

Informação foi trazida em Primeira Mão de forma oficial pelo Diário do Transporte; Prefeito Ricardo Nunes chegou a classificar a empresa como irresponsável e pediu desculpas aos passageiros

ADAMO BAZANI

Algumas linhas de ônibus da empresa Transwolff, que opera na zona Sul de São Paulo e tem sido alvo de reclamações de passageiros, vão ser transferidas para outras companhias do sistema municipal a partir deste sábado, 23 de março de 2024.

Seis já foram definidas. A prefeitura de São Paulo não descarta transferir outras.

Em primeira mão com informações oficiais da SPTrans (São Paulo Transporte), o Diário do Transporte noticiou nesta quinta-feira (21), que  a Viação Grajaú assume duas linhas e a empresa Mobibrasil assume quatro ligações.

Mobibrasil:

695D/10 Jd. Sta. Bárbara- Metrô Jabaquara

6002/10 Cid. Dutra – Hosp. Pedreira

677V/10 Jd. Alpino – Est. Grajaú

6110/10 Conj. Hab. Palmares – Aeroporto

Viação Grajaú:

6026/10 Jd. Icaraí – Term. Sto. Amaro

637V/10 Pq. América – Term. Sto. Amaro

A promessa é de que haja melhorias nos serviços, com cumprimento dos intervalos e uso de ônibus maiores, com mais capacidade de passageiros.

Além disso, os ônibus e motoristas que a Transwolff alocava nestes dois lotes com seis linhas devem ser remanejados para outras linhas aumentando a oferta nos serviços dos quais continua sendo responsável.

Os relatos dos passageiros da Transwollff são de frota insuficiente, má distribuição dos ônibus (com coletivos andando colados e depois havendo longas esperas), atrasos, superlotação, uso de modelos de veículos pequenos em itinerários que podem ser usados maiores, entre outros problemas.

Como mostrou o Diário do Transporte, na noite desta quarta-feira (20), no Terminal Varginha, extremo Sul da cidade, houve revolta pela demora dos ônibus.

A bancada de fiscalização da empresa Transwolff, em uma das plataformas, foi destruída por ao menos dois homens.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2024/03/21/video-revoltados-com-demorae-lotacao-passageiros-no-terminal-varginha-fazem-protesto-bancada-de-fiscalizacao-da-transwolff-chegou-a-ser-destruida/

Em nota ao Diário do Transporte, a SPTrans informou que a mudança foi determinada em reunião com as empresas que ocorreu nesta quinta-feira, 21 de março de 2024.

A SPTrans informa que foram realizadas reuniões nesta quinta-feira (21) com as concessionárias que atuam na região Sul da cidade, para aplicar uma nova dinâmica operacional, visando o reestabelecimento do nível de serviço exigido pela prefeitura, garantindo a melhoria continua no atendimento aos passageiros. A partir de sábado (23), serão transferidas seis linhas, que hoje são operadas pela Transwolff, para outras concessionárias. A operação também terá ônibus maiores, haverá a substituição de ônibus menores (Midônibus e Básicos) por modelos com maior capacidade (Padron).

Com a mudança, as linhas operadas pela Transwolff que atuam nas regiões dos Terminais Varginha, Parelheiros e Grajaú, terão uma nova programação operacional para garantir a boa qualidade do serviço, envolvendo rapidez, conforto, regularidade e segurança, conforme exigido pela SPTrans.

Na quinta-feira (21), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que os problemas com a Transwolff são recorrentes e a revolta de passageiros na noite de quarta-feira (20), no Terminal Varginha, no extremo Sul, se deu por ação irresponsável da empresa.

O prefeito ainda disse que podem ser aplicadas mais multas, adequação de linhas e até suspensão

Essa questão dos problemas com a empresa que atende essa linha tem acontecido de forma recorrente. Eu tenho falado com o presidente da SPTrans, o Levi [Oliveira], e a gente têm feito as autuações e multas. A gente saiu de um número, por exemplo, em 2019, de em torno de três mil multas. Passamos mais de 20 mil multas nos últimos dois anos nas empresas concessionárias que operam as linhas de ônibus. É absolutamente inaceitável o que fizeram com os usuários. Eu vi as imagens do terminal ontem. O Levi já convocou os responsáveis da empresa para poderem ir à SPTrans e apresentarem soluções para essa situação. Eu não vou aceitar isso em hipótese alguma. É inaceitável. Deixo aqui o meu pedido de desculpas àquelas pessoas que ficaram horas esperando ônibus por uma ação irresponsável de uma empresa que tem a concessão do transporte da cidade de São Paulo. Nós vamos tomar atitudes, seja de multa, de suspensão, de adequação de linha ou de algum problema da nossa parte operacional que a gente precisa resolver. O presidente da SPTrans tem o prazo para resolver isso até hoje. Não é aceitável que as pessoas que trabalham o dia inteiro vão pegar o ônibus para ir às suas casas e terem seus momentos de descanso e tenham que ficar além do tempo necessário esperando um ônibus que não sai e não tem sua partida. Queria reiterar: peço desculpas e garanto que não faltará, por parte da prefeitura, reconhecimento do problema e ações necessárias para corrigir o problema. Essa empresa vai ter que responder pelo que ela fez com os passageiros. – disse Ricardo Nunes.

O Diário do Transporte procurou a Transwolff que, por meio de nota, admitiu que operação está fora do padrão e promete melhorias

A empresa de ônibus classificou a manifestação como suspeita e registrou Boletim de Ocorrência

A Transwolff lamenta o ato de vandalismo no Terminal Varginha na noite desta quarta, dia 20, inclusive foi registrado Boletim de Ocorrência desta ação.

Essa manifestação de duas pessoas, e não da população, corrobora como suspeita.

Admitimos que a operação não está no padrão Transwolff, mas isso não justifica essa cena lamentável de destruição do patrimônio público. Pedimos desculpas para a população e vamos resolver estas questões muito em breve.

Já a SPTrans (São Paulo Transporte), órgão gestor da prefeitura de São Paulo, informou que notificou a Transwolff e que está realizando reuniões para resolver os problemas.

“A SPTrans notificou a concessionária responsável pela operação da linha 6072/10 Jd. São Nicolau – Term. Varginha e está realizando reuniões para que sejam tomadas as medidas necessárias para que o serviço dos coletivos esteja de acordo com o padrão exigido pela cidade de São Paulo. As autoridades policiais foram acionadas.

Todas as partidas são fiscalizadas pela SPTrans 24h por dia, eletronicamente, por meio dos equipamentos de GPS instalados em toda a frota de ônibus que opera no sistema de transporte coletivo público da cidade. Quando constatados descumprimentos das viagens, a concessionária responsável é multada.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Antonio disse:

    A Linha 7006-51 Jd.Horizonte/Capão redondo, Também precisa de muita atenção é uma linha que em horários de pico ao menos 24 minutos de espera de um carro para outro, ! A SPTRANS quando vai até lá naquele instante aparenta tudo estar normal, mas já teve casos de usuários agredirem a fiscal da linha verbalmente, isso não pode acontecer essa empresa Transwolff está com muitos descasos a região em específico o JD..Horizonte Azul a Fiscal de linha não tem culpa; pois a programação da linha é elaborada pela SPTRANS

  2. WIlliam Santos disse:

    Pessoal do Diário, venho aqui informar que NÃO!! Ao contrário do que o Prefeito Ricardo Nunes disse, AINDA NÃO está bom! Ainda há linhas com uma demora absurda, intervalos irregulares e ônibus incompatíveis com a demanda de passageiros. Exemplos disso são linhas como 6031, 6055, 6034, 6726, 6055, 6069, 6016, 6061 e várias outras! Não adianta nada melhorar o serviço de UMA linha e esquecer ou piorar as demais!

  3. Mauro Zilli disse:

    Não mudou nada, basta ver os comentários, no Parelheiros News, a respeito da reforma do Terminal Varginha, todos pedindo mais ônibus para os bairros, as pessoas estão cansadas de ficar esperando na fila por horas.

  4. Daniel Moises Moises disse:

    Essa empresa vem prestando serviço de péssima qualidade. Seus operadores estão insatisfeitos. Como prova disso, falta operadores. Eu faço uso da linha 7011. Jd. Dos reis. Intervalo de 40 minutos. Carros pequenos não atende a demanda.

  5. RENATO FERREIRA DE SOUZA disse:

    Nossa! Estou impressionado com esta fala do Nunes. Que o aumento de 5 ônibus na linha 6072 JF são Nicolau /terminal Varginha vai resolver o problema da demanda de transporte dos passageiros da linha. O problemas principal aí é a falta dr responsabilidade dos operadores da empresa responsável. E preciso fiscalização permante e discalizacao que seja também responsavel e comprometida com o bom servico prestado. Sou usuário dessa linha desde o início dela e sempre foi esta bagunça. Moro jo São Nicolau e trabalho na liberdade há 30 anos e sei o sofrimento que é depender desta linha de ônibus. Há problemas no desloca.ento para i e vir todos os dias de abomino a Domingo. O problema não é só no horário de pico e sim em todos os momentos.
    Via de regra de volta do trabalho chego no Terminal Varginha de 22 a 22:30 e a fila sempre passs de 50 pessoas e o tempo de espera e sempre superior a 15 minutos de modo que qdo chega a conducao nao tem como nao ser uma super lotação!
    Terminal varginha quando ocorre uma música na linha 6072 fica pelo menos uns 15 dias funcionando razoavelmente dentro do que é proposto. Para evitar problemas de atraso no meu trabalho há muito tempo cheguei a conclusão de preciso de 3horas de deslocamento pq é d fato uma caixinha de segredo. Os senhores não sabem o que ficar no ponto esperando 40min uma condução qdo é a única opção. Na verdade deveria criar mais uma linha e colocar uma rmpresa concorrente.

  6. Bruno disse:

    Pelo menos no tempo da CMTC, nem tinham tanto dessas “palhaçadas” !!! E SE uma empresa “folgasse” para cima dos passageiros, ela encampava e acabou !!! Apesar de sim haver problemas na época dela.

    A linha 5702-10 Metrô Jabaquara – Refúgio Santa Terezinha, vive superlotada também !!! No ponto final no Metrô Jabaquara, para ir semtado(a) tem que esperar pelo menos 6 veiculos para poder embarcar, no horário do pico (das 5:00h às 9:00h da manhã e das 15:00h até 23:00h) !!! Pois usam aquelas pinguelas (micro-ônibus) ou midi ônibus (aqueles curtos, do tamanho de um ovo nem cabe metade do povo). Deveriam por os super articulados (sanfonas).

    E a linha 5012-10 Metrô Jabaquara – Vila Guacuri também vive superlotada. É a linha mais reclamada da Cidade de São Paulo !!! Usam veículos pequenos demais para altissima demanda !!! Também os articulados deviam de usar nessa linha !!!

    Bem como as linhas da região que vivem superlotadas:
    5791-10 Metrô Vergueiro – Eldorado
    5757-51 Metrô Conceição – Pedreira
    5106-10 Largo São Francisco – Jardim Selma
    5106-21 Terminal Água Espraiada – Jardim Selma
    5106-31 Metrô Ana Rosa – Jardim Selma
    516N-10 Praça Dom Gastão – Jardim Miriam
    546T-10 Terminal Santo Amaro – Vila Guacuri
    5011-10 Santo Amaro – Eldorado
    607C-10 Itaim Bibi – Jardim Miriam

  7. Edson Carvalho da Silva Santos disse:

    Esse prefeito é o maior mentiroso de todos os tempos, região do Grajaú ( Lucélia,Ellus), e outras, todo dia tem reclamação, mas para disfarçar e fingir Que esta preocupado,fica falando que vai resolve, mentiroso está atrás de ganhar votos, sem contar o. Asfalto de péssima qualidade que está fazendo, só maquiagem.

  8. Silvio Anestor Ferreira disse:

    Leia-se, o serviço será a contento, até passar a eleição!

  9. Marlene disse:

    E quanto a linha Marsilac terminal Varginha? Ônibus pequeno no horário de pico, passam com atraso de até 40 minutos, as vezes deixando passageiros pra trás de tão lotado.L

  10. COSME PEREIRA DA SILVA disse:

    Prefeito tá mentindo nós estamos com problema em todas as linhas na linha Jardim apurá nós não temos ônibus os ônibus tão tudo velho sem ar condicionado a gente não sabe mais o que fazer

  11. COSME PEREIRA DA SILVA disse:

    No Jardim apurá nós não temos ônibus os ônibus estão tudo velho e só quebra não tem ar condicionado

  12. COSME PEREIRA DA SILVA disse:

    A linha Jardim apurá santo Amaro só vive lotada ônibus tudo velho sem ar condicionado não tem ônibus

  13. Julio Cesar Silva Moreno disse:

    Acho que está faltando é muita fiscalização, porque eu moro no parque residencial Cocaia e preciso de pegar o ônibus que vem do gaivotas, nos finais de semana o tempo de espera por um ônibus é de 30 a 40 minutos se não for mais do que isso, só tem um porém os ficais não trabalham de final de semana a SPTrans.

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