Prefeitura de São José dos Campos (SP) lança linha de ônibus do VLP para conectar Aeroporto ao Terminal Intermunicipal

Foto: Divulgação

Linha estará em operação apenas nos dias de desembarque dos voos: às quartas, sextas e domingos, a partir das 23h

YURI SENA

A partir desta quarta-feira 27 de março de 2024, a Prefeitura de São José dos Campos implementará uma nova linha de ônibus do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) para conectar o Aeroporto Prof. Urbano Stumpf ao centro da cidade e à rede hoteleira. Esta medida visa proporcionar uma opção conveniente aos passageiros que desembarcam na cidade através de voos comerciais.

A rota da linha abrangerá as principais vias da cidade, com destino final no Terminal Rodoviário Intermunicipal Frederico Osanan, situado na região do Jardim Paulista. O objetivo é oferecer uma alternativa confortável, sustentável e acessível para os viajantes que chegam à cidade para compromissos profissionais ou para realizar conexões terrestres para outras localidades no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira ou Litoral Norte.

Os passageiros turísticos serão tarifados com o mesmo valor praticado no sistema de transporte público da cidade, estipulado em R$ 5, com pagamento exclusivo através de cartões de crédito, débito e carteiras digitais por aproximação, além do cartão do Bilhete Único utilizado localmente. A validação do cartão eletrônico ocorrerá nos dispositivos instalados nas portas de entrada do veículo.

Para os idosos, a passagem será gratuita a partir dos 60 anos mediante apresentação do cartão do idoso. A partir dos 65 anos, somente a apresentação do RG será necessária.

A linha 500 do transporte público operará nos dias de chegada de voos: quartas, sextas e domingos, com início às 23h, conforme previsto para o desembarque de passageiros provenientes do Rio de Janeiro.

Os ônibus do VLP, com 22 metros de comprimento e alimentados por energia elétrica, possuem capacidade para 168 passageiros, incluindo espaços dedicados a cadeirantes. Os veículos são equipados com poltronas estofadas, apoio de cabeça, conectividade USB, monitores de teto, sistema de som e rádio.

Além disso, os VLPs de São José dos Campos estão equipados com um sistema de desinfecção do ar através de luz UV-C, bem como acabamentos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e alças de segurança. A frota da cidade conta com doze veículos articulados, todos 100% elétricos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o conforto dos passageiros.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

 

Comentários

Comentários

  1. Paulo Silvano Cardoso disse:

    Transporte caríssimo para a cidade, com capacidade ociosa, servindo pouco ao principal usuário, os munícipes dos bairros periféricos.
    Caso característico do dinheiro público mal utilizado.

  2. Otavio salim disse:

    E o bairro do magestiq precisamos urgentemente é mudar o itinerário do ônibus, pois existem muitos passageiros a noite correondo muito perigo até jardim s José , Otavio Salim

  3. ROBERTO KIKKO disse:

    Quanto ao VLP, otima iniciativa, porem, o aviao pousando às 23 horas e o VLP levar os passageiros à rodoviaria apos as 23, creio q nao havera mais onibus disponiveis p as cidades da .nossa regiao metropolitana, deve ser um dos propositos desses voos. Servir os passageiros da regiao do vale, serra e do nosso litoral.

    1. Jeferson disse:

      Para as cidades que a Pássaro Marron conecta São José no Vale, bastaria um ajuste de horários ou fazer a partida para as cidades de destino no Aeroporto, antes de seguir para a Rodoviária Nova de São José. Talvez a necessidade de se abrir um último horário para Caraguatatuba.

      O problema, curiosamente, é Jacareí, já que a Pássaro Marron não opera nenhuma linha partindo ou chegando de Jacareí (a ARTESP se omite diante dessa questão, mesmo tendo demanda especialmente para Caraguatatuba e Caçapava/Taubaté) para o restante do Vale do Paraíba e quem mora em Jacareí não vai trocar o serviço expresso da Passaro Marron até Guarulhos ou Congonhas para viajar em um ônibus de linha normal da Viação Jacareí, principalmente por não ter bagageiro, para ir no Aeroporto de São José.

      Nesse caso a ARTESP deveria autorizar a Passaro Marron a operar entre São José e Jacareí ou a EMTU autorizar a Viação Jacareí a rodar com ônibus de fretamento entre o Aeroporto ou a Rodoviária Nova de São José com a Rodoviária Nova de Jacareí ou mesmo fazer o percurso normal de linha entre São José e Jacareí no trecho de Jacareí.

      Quanto houver expansão de rotas no Aeroporto de São José, deveria ser implantada uma linha exclusiva no VLP entre o Aeroporto e a Rodoviária Nova, tanto para ir quanto voltar do Aeroporto.

  4. RAQUEL DE PAULA disse:

    Excelente ter um aeroporto em funcionamento em São José, porém expandir a linha verde para atende-lo sem antena atende a população que mais precisa é um absurdo. Moro no Pq Interlagos e a precariedade de ônibus no bairro dificulta a vida dos moradores. Sem falar enquanto o prefeito embeleza a cidade para turista o estradao que liga o bairro ao centro está cada vez pior. Total descaso. Bom mesmo é ter um prefeito que pensa no pobres.

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